A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1150 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. Para isso, propôs-se a seguinte questão central: Qual a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo? Para investigar essa questão, definiu-se como objetivo geral: Analisar a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo. Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Discutir a ideia de formação humana; b) Examinar os fundamentos legais e estruturais da Educação Superior a Distância e suas implicações na formação humana; c) Apresentar a contribuição da Educação Superior a Distância com a construção da autonomia na formação humana. No que se refere aos pressupostos teórico- metodológicos, esta investigação se insere no âmbito da Filosofia da Educação, adotando-se a pesquisa bibliográfica com base nos fundamentos da abordagem qualitativa. Realizou-se a pesquisa em fontes bibliográficas e on-line, procedendo-se à análise, à interpretação, à síntese e à crítica tendo em vista a questão central e os objetivos propostos. Conclui-se que a Educação Superior a Distância contribui com a formação do homem autônomo ao compreender e trabalhar o sentido da presença nas suas múltiplas dimensões – cognitiva, afetiva, psíquicas, ética e estética (VALLE; BOHADANA, 2017). O espaço da sala de aula na Educação Superior a Distância se constitui e se realiza no pensamento, no trabalho intelectual que é realizado por professores e estudantes, não deixando esse trabalho intelectual se comprometer pelo que é útil, prático, pela busca de resultados imediatos. A formação superior é, por excelência, a formação autônoma. Em outras palavras, a formação do homem autônomo para além da qualificação profissional, aquela que deve formar, sobretudo, o ser humano, aquele que é livre, crítico, que interroga a si mesmo, a sociedade, a natureza; enfim, aquele que põe em questão o mundo em que se vive para elevar a cada dia a sua humanidade. |
id |
UEG-2_7f56e22aff33ae49479fc8958bfaf6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1150 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a DistânciaLa formación del hombre autónomo en la Educación Superior a DistanciaEnsino superior a distância - Formação - AutonomiaEducação a distância - Formação - AutonomiaEnsino superior - Educação a distância - AutonomiaEnseñanza superior - Formación - AutonomíaEducación a distancia - Formación - AutonomíaEnseñanza superior - Educación a distancia - AutonomíaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem como objeto de estudo a formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. Para isso, propôs-se a seguinte questão central: Qual a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo? Para investigar essa questão, definiu-se como objetivo geral: Analisar a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo. Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Discutir a ideia de formação humana; b) Examinar os fundamentos legais e estruturais da Educação Superior a Distância e suas implicações na formação humana; c) Apresentar a contribuição da Educação Superior a Distância com a construção da autonomia na formação humana. No que se refere aos pressupostos teórico- metodológicos, esta investigação se insere no âmbito da Filosofia da Educação, adotando-se a pesquisa bibliográfica com base nos fundamentos da abordagem qualitativa. Realizou-se a pesquisa em fontes bibliográficas e on-line, procedendo-se à análise, à interpretação, à síntese e à crítica tendo em vista a questão central e os objetivos propostos. Conclui-se que a Educação Superior a Distância contribui com a formação do homem autônomo ao compreender e trabalhar o sentido da presença nas suas múltiplas dimensões – cognitiva, afetiva, psíquicas, ética e estética (VALLE; BOHADANA, 2017). O espaço da sala de aula na Educação Superior a Distância se constitui e se realiza no pensamento, no trabalho intelectual que é realizado por professores e estudantes, não deixando esse trabalho intelectual se comprometer pelo que é útil, prático, pela busca de resultados imediatos. A formação superior é, por excelência, a formação autônoma. Em outras palavras, a formação do homem autônomo para além da qualificação profissional, aquela que deve formar, sobretudo, o ser humano, aquele que é livre, crítico, que interroga a si mesmo, a sociedade, a natureza; enfim, aquele que põe em questão o mundo em que se vive para elevar a cada dia a sua humanidade.Esta investigación tiene como objeto de estudio la formación del hombre autónomo en la Educación Superior a Distancia. Para eso, ha sido propuesto la siguiente pregunta central: ¿Cuál es la contribución que la Educación Superior a Distancia puede traer al proceso de formación del hombre autónomo? Investigar esta pregunta, se definió como objetivo general: Analizar el aporte que la Educación Superior a Distancia puede proporcionar al proceso de formación del hombre autónomo. Como metas específicas, se establecieron: a) Discutir la idea de formación humana; b) Examinar los fundamentos legales y estructurales de la Educación Superior a Distancia y sus implicaciones para el desarrollo humano; c) Presentar la contribución de la Educación Superior a Distancia con la construcción de la autonomía en la formación humana. En lo que se refiere a los presupuestos teórico-metodológicos, esta investigación se inscribe en el ámbito de la Filosofía de la Educación, adoptando una investigación bibliográfica pautada en los fundamentos de un abordaje cualitativo. La investigación se realizó en fuentes bibliográficas y on-line, procediendo al análisis, interpretación, síntesis y crítica, llevando en consideración la pregunta central y los objetivos propuestos. Se concluye que la Educación Superior a Distancia contribuye a la formación del hombre autónomo al comprender y trabajar el sentido de presencia en sus múltiples dimensiones: cognitiva, afectiva, psíquica, ética y estética (VALLE; BOHADANA, 2017). El espacio del aula en la Educación Superior a Distancia se constituye y se realiza en el pensamiento, en el trabajo intelectual que realizan los docentes y los estudiantes, no dejando que ese trabajo intelectual se vea comprometido por lo útil, práctico, en la búsqueda de resultados inmediatos. La educación superior es, por excelencia, la educación autónoma. En otras palabras, la formación del hombre autónomo más allá de la cualificación profesional, la que debe formar, ante todo, al ser humano, el que es libre, crítico, que se cuestiona a sí mismo, a la sociedad, a la naturaleza; finalmente, aquellos que cuestionan el mundo en el que viven para elevar cada día su humanidad.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Guimarães, Gedhttp://lattes.cnpq.br/0095963058716874Guimarães, Gedhttp://lattes.cnpq.br/0095963058716874Valle, Lílian de Aragão Bastos doSilva, Yara Fonseca de Oliveira eJesus, Leandro Ferreira de2023-03-21T21:24:07Z2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, L. F. A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. 2022. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-03-21T21:24:07Zoai:tede2:tede/1150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-03-21T21:24:07Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância La formación del hombre autónomo en la Educación Superior a Distancia |
title |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância |
spellingShingle |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância Jesus, Leandro Ferreira de Ensino superior a distância - Formação - Autonomia Educação a distância - Formação - Autonomia Ensino superior - Educação a distância - Autonomia Enseñanza superior - Formación - Autonomía Educación a distancia - Formación - Autonomía Enseñanza superior - Educación a distancia - Autonomía CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância |
title_full |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância |
title_fullStr |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância |
title_full_unstemmed |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância |
title_sort |
A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância |
author |
Jesus, Leandro Ferreira de |
author_facet |
Jesus, Leandro Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Ged http://lattes.cnpq.br/0095963058716874 Guimarães, Ged http://lattes.cnpq.br/0095963058716874 Valle, Lílian de Aragão Bastos do Silva, Yara Fonseca de Oliveira e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Leandro Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior a distância - Formação - Autonomia Educação a distância - Formação - Autonomia Ensino superior - Educação a distância - Autonomia Enseñanza superior - Formación - Autonomía Educación a distancia - Formación - Autonomía Enseñanza superior - Educación a distancia - Autonomía CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino superior a distância - Formação - Autonomia Educação a distância - Formação - Autonomia Ensino superior - Educação a distância - Autonomia Enseñanza superior - Formación - Autonomía Educación a distancia - Formación - Autonomía Enseñanza superior - Educación a distancia - Autonomía CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. Para isso, propôs-se a seguinte questão central: Qual a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo? Para investigar essa questão, definiu-se como objetivo geral: Analisar a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo. Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Discutir a ideia de formação humana; b) Examinar os fundamentos legais e estruturais da Educação Superior a Distância e suas implicações na formação humana; c) Apresentar a contribuição da Educação Superior a Distância com a construção da autonomia na formação humana. No que se refere aos pressupostos teórico- metodológicos, esta investigação se insere no âmbito da Filosofia da Educação, adotando-se a pesquisa bibliográfica com base nos fundamentos da abordagem qualitativa. Realizou-se a pesquisa em fontes bibliográficas e on-line, procedendo-se à análise, à interpretação, à síntese e à crítica tendo em vista a questão central e os objetivos propostos. Conclui-se que a Educação Superior a Distância contribui com a formação do homem autônomo ao compreender e trabalhar o sentido da presença nas suas múltiplas dimensões – cognitiva, afetiva, psíquicas, ética e estética (VALLE; BOHADANA, 2017). O espaço da sala de aula na Educação Superior a Distância se constitui e se realiza no pensamento, no trabalho intelectual que é realizado por professores e estudantes, não deixando esse trabalho intelectual se comprometer pelo que é útil, prático, pela busca de resultados imediatos. A formação superior é, por excelência, a formação autônoma. Em outras palavras, a formação do homem autônomo para além da qualificação profissional, aquela que deve formar, sobretudo, o ser humano, aquele que é livre, crítico, que interroga a si mesmo, a sociedade, a natureza; enfim, aquele que põe em questão o mundo em que se vive para elevar a cada dia a sua humanidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 2023-03-21T21:24:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, L. F. A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. 2022. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1150 |
identifier_str_mv |
JESUS, L. F. A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. 2022. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093980855468032 |