Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marília Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/798
Resumo: O ensino de Ciências precisa ser cada vez mais voltado para a busca de soluções de problemas, em que o estudante atue como protagonista das investigações, além de conhecer a aplicabilidade da Ciência no cotidiano e desenvolver uma consciência crítica para promover o conhecimento científico. Portanto, o ensino de Ciências precisa ir além da memorização de conceitos, questões com respostas prontas ou experiências para comprovação de uma teoria, mas um ensino direcionado para novas possibilidades com base na resolução de problemas e levantamento de hipóteses, o que possibilita a criatividade e o protagonismo dos alunos. Desta forma, este trabalho busca responder a seguinte questão: como a abordagem do Ensino por Investigação, com tema “Bioma Cerrado” pode auxiliar no Letramento Científico dos estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de Anápolis-GO? Para tanto, usamos a abordagem do Ensino por Investigação, com aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) e análise de Indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron; Carvalho, 2008) e (Del Corso, 2015), com o intuito de auxiliar o processo de Letramento Científico. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação respaldada nos documentos oficiais da educação brasileira, em especial a BNCC e DC-GO Ampliado, nos aportes teóricos sobre Alfabetização Científica, Letramento Científico, Ensino por Investigação e nas concepções do construtivismo. Os dados da investigação, de acordo com os desdobramentos da SEI, perpassam pelas seis etapas conforme proposto por Carvalho (2013). Os dados foram analisados a partir dos conhecimentos prévios até avaliação final, fundamentada na Análise de Bardin (2016). Para avaliação, numa perspectiva processual, foram utilizados diversos instrumentos como a aplicação de questionários, atividades desenvolvidas em grupo e individualmente, em ambiente formal e não formal. As discussões ancoradas nos resultados da aplicação da SEI, sob alguns aspectos do construtivismo, baseadas em Piaget e Vygotsky e também atendendo as habilidades propostas na BNCC e no DC-GO Ampliado. De acordo com os resultados observados através das análises dos dados após a aplicação da SEI, com a utilização de estratégias didáticas em uma abordagem investigativa, contribuíram significativamente para a realização de aulas mais dinâmicas, estudantes participativos exercendo o protagonismo com a mediação da professora-pesquisadora, fomentando assim, uma atmosfera propícia para efetivar o Letramento Científico.
id UEG-2_89769a561cc84201d826a4b50f4bbbd3
oai_identifier_str oai:tede2:tede/798
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científicoInvestigative teaching sequence about the Cerrado biome : a proposal for scientific literacyBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado)Ensino de CiênciasIndicadores de Alfabetização CientíficaAlfabetização científicaLetramento científicoBNCCExtended DC-GOScience TeachingIndicators of Scientific LiteracyScientific literacyEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMOUTROS::CIENCIASO ensino de Ciências precisa ser cada vez mais voltado para a busca de soluções de problemas, em que o estudante atue como protagonista das investigações, além de conhecer a aplicabilidade da Ciência no cotidiano e desenvolver uma consciência crítica para promover o conhecimento científico. Portanto, o ensino de Ciências precisa ir além da memorização de conceitos, questões com respostas prontas ou experiências para comprovação de uma teoria, mas um ensino direcionado para novas possibilidades com base na resolução de problemas e levantamento de hipóteses, o que possibilita a criatividade e o protagonismo dos alunos. Desta forma, este trabalho busca responder a seguinte questão: como a abordagem do Ensino por Investigação, com tema “Bioma Cerrado” pode auxiliar no Letramento Científico dos estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de Anápolis-GO? Para tanto, usamos a abordagem do Ensino por Investigação, com aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) e análise de Indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron; Carvalho, 2008) e (Del Corso, 2015), com o intuito de auxiliar o processo de Letramento Científico. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação respaldada nos documentos oficiais da educação brasileira, em especial a BNCC e DC-GO Ampliado, nos aportes teóricos sobre Alfabetização Científica, Letramento Científico, Ensino por Investigação e nas concepções do construtivismo. Os dados da investigação, de acordo com os desdobramentos da SEI, perpassam pelas seis etapas conforme proposto por Carvalho (2013). Os dados foram analisados a partir dos conhecimentos prévios até avaliação final, fundamentada na Análise de Bardin (2016). Para avaliação, numa perspectiva processual, foram utilizados diversos instrumentos como a aplicação de questionários, atividades desenvolvidas em grupo e individualmente, em ambiente formal e não formal. As discussões ancoradas nos resultados da aplicação da SEI, sob alguns aspectos do construtivismo, baseadas em Piaget e Vygotsky e também atendendo as habilidades propostas na BNCC e no DC-GO Ampliado. De acordo com os resultados observados através das análises dos dados após a aplicação da SEI, com a utilização de estratégias didáticas em uma abordagem investigativa, contribuíram significativamente para a realização de aulas mais dinâmicas, estudantes participativos exercendo o protagonismo com a mediação da professora-pesquisadora, fomentando assim, uma atmosfera propícia para efetivar o Letramento Científico.The teaching of science needs to be increasingly focused on finding solutions to problems, in which students act as protagonists of investigations, in addition to knowing the applicability of science in everyday life and develop a critical consciousness to promote scientific knowledge. Therefore, science teaching needs to go beyond the memorization of concepts, questions with ready answers or experiments to prove a theory, but a teaching directed towards new possibilities based on problem solving and hypothesis raising, which enables creativity and protagonism in students. Thus, this paper seeks to answer the following question: how the approach of Teaching by Research, with the theme "Cerrado Biome" can help in the Scientific Literacy of students in the sixth grade of elementary school in a state school in Anápolis-GO? For this, we used the approach of Teaching by Investigation, with the application of an Investigative Teaching Sequence (ISE) in the light of the Common National Curricular Base (BNCC) and the Curricular Document for Extended Goiás (Extended DC-GO) and analysis of Scientific Literacy Indicators (Sasseron; Carvalho, 2008) and (Del Corso, 2015), in order to assist the Scientific Literacy process. The methodology adopted was an action research supported by the official documents of Brazilian education, especially the BNCC and Extended DC-GO, in the theoretical contributions on Scientific Literacy, Scientific Literacy, Teaching by Investigation and constructivism conceptions. The research data, according to the unfoldings of the SEI, go through the six stages as proposed by Carvalho (2013). The data were analyzed from prior knowledge to final evaluation, based on Bardin's Analysis (2016). For evaluation, from a procedural perspective, several instruments were used, such as questionnaires, activities developed in groups and individually, in formal and non-formal environments. The discussions anchored on the results of the application of the SEI, under some aspects of constructivism, based on Piaget and Vygotsky and also meeting the skills proposed in the BNCC and the Extended DC-GO. According to the results observed through data analysis after the application of the SEI, with the use of didactic strategies in an investigative approach, contributed significantly to the achievement of more dynamic classes, participatory students exercising the protagonism with the mediation of the teacher-researcher, thus fostering an atmosphere conducive to effective Scientific Literacy.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, Juliana Simiãohttp://lattes.cnpq.br/4911313788857496Ferreira, Juliana SimiãoFialho, Wanessa Cristiane GonçalvesSantos, Mirley Luciene dosPereira, Marília Soares2021-09-06T12:21:49Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, M. S. Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-09-06T12:21:49Zoai:tede2:tede/798Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-09-06T12:21:49Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
Investigative teaching sequence about the Cerrado biome : a proposal for scientific literacy
title Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
spellingShingle Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
Pereira, Marília Soares
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado)
Ensino de Ciências
Indicadores de Alfabetização Científica
Alfabetização científica
Letramento científico
BNCC
Extended DC-GO
Science Teaching
Indicators of Scientific Literacy
Scientific literacy
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
OUTROS::CIENCIAS
title_short Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
title_full Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
title_fullStr Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
title_full_unstemmed Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
title_sort Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico
author Pereira, Marília Soares
author_facet Pereira, Marília Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Juliana Simião
http://lattes.cnpq.br/4911313788857496
Ferreira, Juliana Simião
Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalves
Santos, Mirley Luciene dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marília Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado)
Ensino de Ciências
Indicadores de Alfabetização Científica
Alfabetização científica
Letramento científico
BNCC
Extended DC-GO
Science Teaching
Indicators of Scientific Literacy
Scientific literacy
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
OUTROS::CIENCIAS
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado)
Ensino de Ciências
Indicadores de Alfabetização Científica
Alfabetização científica
Letramento científico
BNCC
Extended DC-GO
Science Teaching
Indicators of Scientific Literacy
Scientific literacy
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
OUTROS::CIENCIAS
description O ensino de Ciências precisa ser cada vez mais voltado para a busca de soluções de problemas, em que o estudante atue como protagonista das investigações, além de conhecer a aplicabilidade da Ciência no cotidiano e desenvolver uma consciência crítica para promover o conhecimento científico. Portanto, o ensino de Ciências precisa ir além da memorização de conceitos, questões com respostas prontas ou experiências para comprovação de uma teoria, mas um ensino direcionado para novas possibilidades com base na resolução de problemas e levantamento de hipóteses, o que possibilita a criatividade e o protagonismo dos alunos. Desta forma, este trabalho busca responder a seguinte questão: como a abordagem do Ensino por Investigação, com tema “Bioma Cerrado” pode auxiliar no Letramento Científico dos estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de Anápolis-GO? Para tanto, usamos a abordagem do Ensino por Investigação, com aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) e análise de Indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron; Carvalho, 2008) e (Del Corso, 2015), com o intuito de auxiliar o processo de Letramento Científico. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação respaldada nos documentos oficiais da educação brasileira, em especial a BNCC e DC-GO Ampliado, nos aportes teóricos sobre Alfabetização Científica, Letramento Científico, Ensino por Investigação e nas concepções do construtivismo. Os dados da investigação, de acordo com os desdobramentos da SEI, perpassam pelas seis etapas conforme proposto por Carvalho (2013). Os dados foram analisados a partir dos conhecimentos prévios até avaliação final, fundamentada na Análise de Bardin (2016). Para avaliação, numa perspectiva processual, foram utilizados diversos instrumentos como a aplicação de questionários, atividades desenvolvidas em grupo e individualmente, em ambiente formal e não formal. As discussões ancoradas nos resultados da aplicação da SEI, sob alguns aspectos do construtivismo, baseadas em Piaget e Vygotsky e também atendendo as habilidades propostas na BNCC e no DC-GO Ampliado. De acordo com os resultados observados através das análises dos dados após a aplicação da SEI, com a utilização de estratégias didáticas em uma abordagem investigativa, contribuíram significativamente para a realização de aulas mais dinâmicas, estudantes participativos exercendo o protagonismo com a mediação da professora-pesquisadora, fomentando assim, uma atmosfera propícia para efetivar o Letramento Científico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06T12:21:49Z
2021-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, M. S. Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/798
identifier_str_mv PEREIRA, M. S. Sequência de ensino investigativa sobre o bioma Cerrado : uma proposta para o letramento científico. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093990490832896