“O desafio é lidar com a situação’’: percepção de estudantes do ensino médio de Campestre de Goiás sobre o período de ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Laís K. C. S.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1541
Resumo: Uma pandemia para a qual o mundo não estava preparado gerou uma forte crise econômica e sanitária. Pensando em conter o contágio da COVID-19, o Estado recorreu ao fechamento das escolas e a adoção de um Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, a conectividade passou a ser considerada como fundamental, inclusive na educação, visto que a imersão na cultura digital foi acelerada pelo processo pandêmico vivido. Frente a tal conjuntura, esta pesquisa visa compreender a percepção dos estudantes da 3a série do Ensino Médio na cidade de Campestre de Goiás sobre o ERE. Deste modo a pesquisa se justifica por promulgar o debate a respeito da educação pública e, assim, analisar o alcance de políticas públicas que garantam o direito de acesso e permanência na escola, assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal (CF), visando as próximas gerações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso com entrevistas semiestruturadas. A cidade apresenta uma diversidade demográfica, abrangendo tanto a zona urbana quanto a rural. Para coletar dados significativos sobre as vivências dos estudantes, foram utilizados formulários e narrativas. Esses instrumentos permitem uma compreensão mais profunda dos impactos do ensino remoto emergencial e proporcionam uma visão detalhada das desigualdades sociais e digitais enfrentadas pelos estudantes. Para a análise foi utilizada uma fundamentação teórica com autores que se ocupam de tal temática, tais como Prodanov e Freitas (2013); Gil (2017); Sacavino e Candau (2020). Ao compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e suas famílias, foi possível perceber o desgaste socioemocional dos estudantes com o período, levando a uma dificuldade no ensino, com resquícios na sua formação.
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Frente a tal conjuntura, esta pesquisa visa compreender a percepção dos estudantes da 3a série do Ensino Médio na cidade de Campestre de Goiás sobre o ERE. Deste modo a pesquisa se justifica por promulgar o debate a respeito da educação pública e, assim, analisar o alcance de políticas públicas que garantam o direito de acesso e permanência na escola, assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal (CF), visando as próximas gerações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso com entrevistas semiestruturadas. A cidade apresenta uma diversidade demográfica, abrangendo tanto a zona urbana quanto a rural. Para coletar dados significativos sobre as vivências dos estudantes, foram utilizados formulários e narrativas. Esses instrumentos permitem uma compreensão mais profunda dos impactos do ensino remoto emergencial e proporcionam uma visão detalhada das desigualdades sociais e digitais enfrentadas pelos estudantes. Para a análise foi utilizada uma fundamentação teórica com autores que se ocupam de tal temática, tais como Prodanov e Freitas (2013); Gil (2017); Sacavino e Candau (2020). Ao compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e suas famílias, foi possível perceber o desgaste socioemocional dos estudantes com o período, levando a uma dificuldade no ensino, com resquícios na sua formação.A pandemic for which the world was not prepared generated a strong economic and health crisis. Thinking about containing the spread of Covid-19, the State resorted to closing schools and adopting an ERE. To this end, connectivity began to be considered fundamental, including in education, as immersion in digital culture was accelerated by the pandemic process experienced. Given this context, this research aims to understand the perception of 12th-grade students in Campestre de Goiás regarding Emergency Remote Education (ERE). Thus, the research is justified by fostering debate about public education and, consequently, analyzing the scope of public policies that ensure the right to access and continuity in school, guaranteed by the Child and Adolescent Statute (ECA) and the Federal Constitution (CF), aiming towards future generations. This is a qualitative study conducted through a case study with semi-structured interviews. The city has a diverse demographic, encompassing both urban and rural areas. To gather significant data about students' experiences, forms and narratives were utilized. These instruments allow for a deeper understanding of the impacts of emergency remote teaching and provide a detailed view of the social and digital inequalities faced by students. The analysis was supported by theoretical foundations from authors who address this theme, such as Prodanov and Freitas (2013); Gil (2017); Sacavino and Candau (2020). By comprehending the challenges faced by students and their families, it was possible to observe the socioemotional strain on students during this period, leading to difficulties in learning, which may have lasting effects on their education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoFreitas, Carla Conti deID Lattes: 5357556016311932ORCID: 0000-0002-7217-1664http://lattes.cnpq.br/5357556016311932Freitas, Carla Conti deID Lattes: 5357556016311932ORCID: 0000-0002-7217-1664http://lattes.cnpq.br/5357556016311932Carvalho, Renata Ramos da SilvaID Lattes: 9139962889438722http://lattes.cnpq.br/9139962889438722Lima, Daniela da Costa Britto PereiraID Lattes: 2278807353455371ORCID: 0000-0002-1075-2113http://lattes.cnpq.br/2278807353455371Almeida, Laís K. C. 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