Interculturalidade crítica : uma análise do livro didático novas palavras de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Sandra de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1124
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de P s-Graduaç o em Educaç o, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goi s PPG-IELT). Primeiramente, partimos das teorias acerca dos estudos culturais e, sobretudo, à construção das identidades como cruciais para entender o papel do livro didático de Português nas escolas brasileiras. Emergindo, dessa maneira, a seguinte interrogativa: qual foi a perspectiva de construção identitária de sujeito abordada pelos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio ao estruturar a coleção Novas Palavras? Objetivamos, de modo geral, compreender como o compêndio, destinado à última etapa da Educação Básica, publicado em 2016, foi organizado tanto no que tange à questão da identidade cultural quanto ao movimento de discussão acerca da interculturalidade crítica. Para tanto, os objetivos específicos dessa pesquisa foram apontar o livro didático enquanto objeto exclusivo da cultura escolar, analisar como os autores da coleção veem o sujeito- receptor da referida obra didática, além de ampliar a discussão sobre cultura, cultura escolar e cultura de escola e como essa última aliada à interculturalidade crítica podem fomentar sujeitos socialmente emancipados e preparados para o exercício da cidadania. Como percurso metodológico a perspectiva se aproximou do método fenomenológico, com uma pesquisa de caráter exploratório, com procedimentos de revisão bibliográfica e análise qualitativa-interpretativa, evidenciando as unidades de sentido cultura, cultura escolar e cultura de escola partindo das reflexões de João Barroso (2012); análise do sujeito na pós-modernidade, em conformidade com as reflexões de Stuart Hall (2011) e Homi Bhabha (2019) aliada à interculturalidade crítica na perspectiva de Vera Candau (2012a). Enquanto os primeiros, de uma forma geral, têm como foco a crise das identidades culturais ocorridas, sobretudo, no último quartel do século XX, a última aborda a interculturalidade crítica como o caminho para promover, efetivamente, o exercício pleno da cidadania dentro do espaço escolar. Nesse sentido, pode-se concatenar uma certa consonância entre as ideias dos pesquisadores: a fragmentação das identidades e os entre-lugares das culturas deveriam ser considerados como premissas para as relações sociais, com destaque para as educacionais. Observa-se que, apesar de proporem um livro didático que prime pela valorização das identidades culturais, em Novas Palavras há elementos que demonstram uma perspectiva pouco favorável a essa pluralidade, defendendo, mesmo que tacitamente, uma homogeneização. A simplificação dos estudos acerca da(s) identidade(s) cultural(is), que se consolidam nos mais diversos espaços sociais, e dentre eles, na escola, acabam por limitar discussões tanto no que se refere à reflexão da língua materna quanto às diversidades culturais, ao multiculturalismo e à interculturalidade crítica.
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Emergindo, dessa maneira, a seguinte interrogativa: qual foi a perspectiva de construção identitária de sujeito abordada pelos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio ao estruturar a coleção Novas Palavras? Objetivamos, de modo geral, compreender como o compêndio, destinado à última etapa da Educação Básica, publicado em 2016, foi organizado tanto no que tange à questão da identidade cultural quanto ao movimento de discussão acerca da interculturalidade crítica. Para tanto, os objetivos específicos dessa pesquisa foram apontar o livro didático enquanto objeto exclusivo da cultura escolar, analisar como os autores da coleção veem o sujeito- receptor da referida obra didática, além de ampliar a discussão sobre cultura, cultura escolar e cultura de escola e como essa última aliada à interculturalidade crítica podem fomentar sujeitos socialmente emancipados e preparados para o exercício da cidadania. Como percurso metodológico a perspectiva se aproximou do método fenomenológico, com uma pesquisa de caráter exploratório, com procedimentos de revisão bibliográfica e análise qualitativa-interpretativa, evidenciando as unidades de sentido cultura, cultura escolar e cultura de escola partindo das reflexões de João Barroso (2012); análise do sujeito na pós-modernidade, em conformidade com as reflexões de Stuart Hall (2011) e Homi Bhabha (2019) aliada à interculturalidade crítica na perspectiva de Vera Candau (2012a). Enquanto os primeiros, de uma forma geral, têm como foco a crise das identidades culturais ocorridas, sobretudo, no último quartel do século XX, a última aborda a interculturalidade crítica como o caminho para promover, efetivamente, o exercício pleno da cidadania dentro do espaço escolar. Nesse sentido, pode-se concatenar uma certa consonância entre as ideias dos pesquisadores: a fragmentação das identidades e os entre-lugares das culturas deveriam ser considerados como premissas para as relações sociais, com destaque para as educacionais. Observa-se que, apesar de proporem um livro didático que prime pela valorização das identidades culturais, em Novas Palavras há elementos que demonstram uma perspectiva pouco favorável a essa pluralidade, defendendo, mesmo que tacitamente, uma homogeneização. A simplificação dos estudos acerca da(s) identidade(s) cultural(is), que se consolidam nos mais diversos espaços sociais, e dentre eles, na escola, acabam por limitar discussões tanto no que se refere à reflexão da língua materna quanto às diversidades culturais, ao multiculturalismo e à interculturalidade crítica.Este trabajo es el resultado de una investigación desarrollada con el Programa de Posgrado en Educación, Lenguaje y Tecnologías de la Universidad Estatal de Goiás (PPG-IELT). Primero, partimos de las teorías sobre los estudios culturales y, sobre todo, la construcción de identidades como cruciales para comprender el papel del libro de texto Portugués en las escuelas brasileñas. Surge entonces la siguiente pregunta: ¿cuál fue la perspectiva de construcción de la identidad del sujeto abordada por los autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite y Severino Antônio al estructurar la colección Novas Palavras? Pretendemos, en general, comprender cómo se organizó el compendio, destinado a la última etapa de la Educación Básica brasileña, publicado en 2016, tanto en lo que se refiere a la cuestión de la identidad cultural como al movimiento de discusión sobre la interculturalidad crítica. Por lo tanto, los objetivos específicos de esta investigación fueron señalar el libro de texto como objeto exclusivo de la cultura escolar, analizar cómo los autores de la colección ven al sujeto-receptor de esa obra didáctica, además de ampliar la discusión sobre cultura, escuela la cultura y la cultura escolar, y cómo esta última aliada a la interculturalidad crítica puede propiciar sujetos socialmente emancipados y preparados para el ejercicio de la ciudadanía. Como abordaje metodológico, la perspectiva abordó el método fenomenológico con una investigación exploratoria, con procedimientos de revisión bibliográfica y análisis cualitativo-interpretativo, destacando las unidades de sentido cultural, cultura escolar y cultura escolar a partir de las reflexiones de João Barroso (2012); análisis del sujeto en la posmodernidad, de acuerdo con las reflexiones de Stuart Hall (2011) y Homi Bhabha (2019) combinado con la interculturalidad crítica en la perspectiva de Vera Candau (2012a). Mientras que los primeros, en general, se centran en la crisis de las identidades culturales acaecida, especialmente, en el último cuarto del siglo XX, los segundos abordan la interculturalidad crítica como la forma de promover efectivamente el ejercicio pleno de la ciudadanía dentro del espacio escolar. En este sentido, es posible concatenar una cierta consonancia entre las ideas de los investigadores: la fragmentación de las identidades y los lugares intermedios de las culturas deben ser considerados como premisas de las relaciones sociales, especialmente educativas. Se observa que, a pesar de proponer un libro de texto que enfatiza la valorización de las identidades culturales, en Novas Palavras hay elementos que demuestran una perspectiva que no es favorable a esa pluralidad, defendiendo, aunque sea tácitamente, una homogeneización. La simplificación de los estudios sobre la(s) identidad(es) cultural(es), que se consolidan en los más diversos espacios sociales, y entre ellos, en la escuela, terminan limitando las discusiones tanto en torno a la reflexión de la lengua materna como a las diversidades culturales, la multiculturalidad y la interculturalidad crítica.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Castro, Raimundo Márcio Mota dehttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168Castro, Raimundo Márcio Mota dehttp://lattes.cnpq.br/2170550645400168Reis, Marlene Barbosa de FreitasSuanno, Marilza Wanessa RosaMesquita, Sandra de2022-12-16T18:49:42Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Sandra de. Interculturalidade crítica : uma análise do livro didático novas palavras de língua portuguesa. 2022. 107f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-12-16T18:49:42Zoai:tede2:tede/1124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-12-16T18:49:42Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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