Uma análise crítica discursiva dos projetos de lei estaduais e distrital sobre linguagem neutra no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marcus Vinícius Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1548
Resumo: Esta pesquisa busca analisar criticamente os discursos que fundamentam os Projetos de Lei a nível estadual e distrital no Brasil em referência à linguagem neutra. Por acreditarmos que esses discursos refletem ideologias de uma sociedade historicamente colonizada, torna-se importante problematizá-los, usando a transdisciplinaridade da Linguística Aplicada com noções provenientes da análise crítica do discurso, uma vez que tais documentos legislativos envolvendo a linguagem neutra vão além de questões puramente linguísticas, produzindo efeitos de sentidos e performances sociais. Sendo assim, uma abordagem discursiva crítica a partir desses textos torna-se essencial para abordar questões relativas à exclusão, inclusão, ações afirmativas, entre outras, além de considerar as evidências culturais e ideológicas como contraponto à argumentação que se quer fazer sobre a prática da linguagem neutra em diferentes estados do Brasil a partir de determinadas proposituras. Para embasar essas considerações em correlação com as diferentes perspectivas presentes nos Projetos de Lei, nos recorremos ao aporte teórico de Fairclough (1989, 1992, 1995, 2000, 2001, 2003, 2006, 2016), Van Dijk (1995, 1999, 2005, 2015), Butler (1993, 1997, 2003, 2008), Habermas (1997, 2001, 2003), Lau (2016, 2017), Souza (2011), Barbosa Filho; Othero (2022) e Foucault (2008, 2009, 2011), tendo por ideia central o fato de que a linguagem é profundamente sóciopolítica. Metodologicamente, buscamos de modo quantitativo e, principalmente, qualitativo questionar os discursos extraídos da materialidade textual de 54 Projetos de Lei estaduais e distrital que fazem referência ao tema da linguagem neutra. De diferentes autorias e de filiação partidária, esses textos conservam a noção da binaridade de gênero para legislar em desfavor da linguagem não binária. Entre discursos proibitivos, religiosos e conservadores, é possível observar uma vontade de verdade sobre a manutenção da norma culta em espaços escolares e sociais, com vistas à preservação da língua pátria e dos seus usuários geralmente endereçada ao perigo da ideologia de gênero, entre outras discursividades que pesam na argumentação dessas propostas.
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spelling Uma análise crítica discursiva dos projetos de lei estaduais e distrital sobre linguagem neutra no BrasilA critical discursive analysis of state and district bills on neutral language in BrazilLinguagem neutraProjetos de leiACDNorma cultaNeutral languageDraft lawsCultured normLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEsta pesquisa busca analisar criticamente os discursos que fundamentam os Projetos de Lei a nível estadual e distrital no Brasil em referência à linguagem neutra. Por acreditarmos que esses discursos refletem ideologias de uma sociedade historicamente colonizada, torna-se importante problematizá-los, usando a transdisciplinaridade da Linguística Aplicada com noções provenientes da análise crítica do discurso, uma vez que tais documentos legislativos envolvendo a linguagem neutra vão além de questões puramente linguísticas, produzindo efeitos de sentidos e performances sociais. Sendo assim, uma abordagem discursiva crítica a partir desses textos torna-se essencial para abordar questões relativas à exclusão, inclusão, ações afirmativas, entre outras, além de considerar as evidências culturais e ideológicas como contraponto à argumentação que se quer fazer sobre a prática da linguagem neutra em diferentes estados do Brasil a partir de determinadas proposituras. Para embasar essas considerações em correlação com as diferentes perspectivas presentes nos Projetos de Lei, nos recorremos ao aporte teórico de Fairclough (1989, 1992, 1995, 2000, 2001, 2003, 2006, 2016), Van Dijk (1995, 1999, 2005, 2015), Butler (1993, 1997, 2003, 2008), Habermas (1997, 2001, 2003), Lau (2016, 2017), Souza (2011), Barbosa Filho; Othero (2022) e Foucault (2008, 2009, 2011), tendo por ideia central o fato de que a linguagem é profundamente sóciopolítica. Metodologicamente, buscamos de modo quantitativo e, principalmente, qualitativo questionar os discursos extraídos da materialidade textual de 54 Projetos de Lei estaduais e distrital que fazem referência ao tema da linguagem neutra. De diferentes autorias e de filiação partidária, esses textos conservam a noção da binaridade de gênero para legislar em desfavor da linguagem não binária. Entre discursos proibitivos, religiosos e conservadores, é possível observar uma vontade de verdade sobre a manutenção da norma culta em espaços escolares e sociais, com vistas à preservação da língua pátria e dos seus usuários geralmente endereçada ao perigo da ideologia de gênero, entre outras discursividades que pesam na argumentação dessas propostas.This research seeks to critically analyze the discourses that underpin state and district bills in Brazil in relation to neutral language. As we believe that these discourses reflect the ideologies of a historically colonized society, it is important to problematize them, using the transdisciplinarity of applied linguistics with notions from critical discourse analysis, since these legislative documents involving neutral language go beyond purely linguistic issues, producing effects of meaning and social performances. Therefore, a critical discursive approach based on these texts is essential in order to address issues relating to exclusion, inclusion, affirmative action, among others, as well as considering cultural and ideological evidence as a counterpoint to the argument that is to be made about the practice of neutral language in different states of Brazil based on certain propositions. To support these considerations in correlation with the different perspectives present in the Bills, we draw on the theoretical contribution of Fairclough (1989, 1992, 1995, 2000, 2001, 2003, 2006, 2016), Van Dijk (1995, 1999, 2005, 2015), Butler (1993, 1997, 2003, 2008), Habermas (1997, 2001, 2003), Lau (2016, 2017), Souza (2011), Barbosa Filho; Othero (2022) and Foucault (2008, 2009, 2011), with the central idea being that language is profoundly socio-political. Methodologically, we sought to quantitatively and, above all, qualitatively question the discourses extracted from the textual materiality of 54 state and district bills that refer to the issue of neutral language. With different authors and party affiliations, these texts preserve the notion of gender binarity in order to legislate against non-binary language. Among prohibitive, religious and conservative discourses, it is possible to observe a desire for truth about the maintenance of the cultured norm in school and social spaces, with a view to preserving the national language and its users, generally addressed to the perceived danger of gender ideology, among other discourses that weigh on the argumentation of these proposals.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Oliveira, Hélvio Frank dehttps://orcid.org/0000-0002-0553-8075http://lattes.cnpq.br/1659880507093036Oliveira, Hélvio Frank dehttps://orcid.org/0000-0002-0553-8075http://lattes.cnpq.br/1659880507093036Viana, Karina Mendes Nuneshttps://orcid.org/0000-0002-8808-2818http://lattes.cnpq.br/5916197290758135Luterman, Luana Alveshttp://lattes.cnpq.br/5424036056231106Coelho, Marcus Vinícius Silva2024-07-29T17:27:11Z2024-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Marcus Vinícius Silva. 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