Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Anderson Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/679
Resumo: A metanálise possui o objetivo de correlacionar os polimorfismos de R72P de TP53 com o câncer colorretal, analisando os dados produzidos pelos pesquisadores no mundo. Esta metanálise comparou dados mundiais de 3 continentes América, Europa e Ásia, sendo que os resultados foram comparados mundialmente, e também divididos por continentes. O trabalho contou com um total de 4338 casos de CCR genotipados para o códon R72P. Com estudos de todas as partes do mundo e após uma criteriosa revisão sistemática da literatura sobre trabalhos da via p53 na tumorigênese e a análise estatística realizada, conclui-se que os alelos polimórficos que produzem o homozigoto arginina ou o heterozigoto arginina/prolina são considerados os fatores de predisposição para o surgimento de CCR.
id UEG-2_9223ccb06b60cffd4d916fa80814cdd2
oai_identifier_str oai:tede2:tede/679
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanáliseCâncer colorretalCódon R72PPolimorfismo e TP53Colorectal cancerCodon R72PPolymorphism and TP53CIENCIAS BIOLOGICASQUIMICA::QUIMICA ORGANICAA metanálise possui o objetivo de correlacionar os polimorfismos de R72P de TP53 com o câncer colorretal, analisando os dados produzidos pelos pesquisadores no mundo. Esta metanálise comparou dados mundiais de 3 continentes América, Europa e Ásia, sendo que os resultados foram comparados mundialmente, e também divididos por continentes. O trabalho contou com um total de 4338 casos de CCR genotipados para o códon R72P. Com estudos de todas as partes do mundo e após uma criteriosa revisão sistemática da literatura sobre trabalhos da via p53 na tumorigênese e a análise estatística realizada, conclui-se que os alelos polimórficos que produzem o homozigoto arginina ou o heterozigoto arginina/prolina são considerados os fatores de predisposição para o surgimento de CCR.The meta-analysis has the objective to correlate the TP53 R72P polymorphism with colorectal cancer analyzing the data produced by researchers in the world. This meta-analysis comparing global data 3 continents America, Europe and Asia, and the results were compared globally, and also divided by continents. The project included a total of 4338 cases of CRC genotyped for codon R72P. Studies from all over the world and after a thorough systematic review of the literature on the track work p53 in tumorigenesis and the statistical analysis, it is concluded that the polymorphic alleles that produce homozygous arginine or arginine heterozygous / proline are considered the predisposing factors for the emergence of CCR.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Ciências MolecularesBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências MolecularesAyres, Flávio Monteirohttp://lattes.cnpq.br/1264753154131795Ayres, Flávio MonteiroCamargo, Ademir JoãoRodrigues , Flávia MeloCoelho, Anderson Lopes2021-06-14T19:41:36Z2014-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, A. L. Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Moleculares) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-06-14T19:41:36Zoai:tede2:tede/679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-06-14T19:41:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
title Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
spellingShingle Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
Coelho, Anderson Lopes
Câncer colorretal
Códon R72P
Polimorfismo e TP53
Colorectal cancer
Codon R72P
Polymorphism and TP53
CIENCIAS BIOLOGICAS
QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
title_short Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
title_full Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
title_fullStr Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
title_full_unstemmed Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
title_sort Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise
author Coelho, Anderson Lopes
author_facet Coelho, Anderson Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayres, Flávio Monteiro
http://lattes.cnpq.br/1264753154131795
Ayres, Flávio Monteiro
Camargo, Ademir João
Rodrigues , Flávia Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Anderson Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer colorretal
Códon R72P
Polimorfismo e TP53
Colorectal cancer
Codon R72P
Polymorphism and TP53
CIENCIAS BIOLOGICAS
QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
topic Câncer colorretal
Códon R72P
Polimorfismo e TP53
Colorectal cancer
Codon R72P
Polymorphism and TP53
CIENCIAS BIOLOGICAS
QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
description A metanálise possui o objetivo de correlacionar os polimorfismos de R72P de TP53 com o câncer colorretal, analisando os dados produzidos pelos pesquisadores no mundo. Esta metanálise comparou dados mundiais de 3 continentes América, Europa e Ásia, sendo que os resultados foram comparados mundialmente, e também divididos por continentes. O trabalho contou com um total de 4338 casos de CCR genotipados para o códon R72P. Com estudos de todas as partes do mundo e após uma criteriosa revisão sistemática da literatura sobre trabalhos da via p53 na tumorigênese e a análise estatística realizada, conclui-se que os alelos polimórficos que produzem o homozigoto arginina ou o heterozigoto arginina/prolina são considerados os fatores de predisposição para o surgimento de CCR.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
2021-06-14T19:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, A. L. Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Moleculares) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/679
identifier_str_mv COELHO, A. L. Polimorfismo R72P do gene TP53 no câncer colorretal : metanálise. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Moleculares) - Câmpus Central - Sede: Anápolis – CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Ciências Moleculares
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências Moleculares
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Ciências Moleculares
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências Moleculares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093989153898496