Ensino de história: implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jades Daniel Nogalha de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1349
Resumo: Esta dissertação tem como intuito principal a compreensão do ensino de História associado a abordagem dada ao multiletramento (NEW LONDON GROUP, 1996) como uma proposta pedagógica que visa ampliar as formas de ensinar e aprender a partir da diversidade de culturas, linguagens e tecnologias que caracterizam a sociedade contemporânea. A delimitação do tema se dá quanto ao uso dos multiletramentos por professores da disciplina de História nas escolas públicas, da região de Santa Maria-DF, a partir do ano de 2023. Diversos motivos de cunho pessoal, social e acadêmico justificam pesquisar o uso do multiletramento no ensino de História entre os docentes. O problema da pesquisa debruça-se em responder “Quais as implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia?” O objetivo geral busca compreender as implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia. Os objetivos específicos pretendem: (i) Mapear a temática pelo estado da arte; (ii) Historicizar o ensino de história no Brasil, apresentando a concepção tradicional e crítica de ensino de História; (iii) Discutir sobre as diferentes concepções teóricas do multiletramento e (iv) Analisar a concepção dos professores de História da rede pública da região de Santa Maria-DF. Caracteriza-se como pesquisa aplicada, qualitativa, documental, analítica, teórica e empírica, sendo bibliográfica com realização do estado da arte. Para o estudo, traçou-se um caminho metodológico inspirado no materialismo histórico-dialético, considerando as categorias da contradição, totalidade e mediação tomadas como referências teóricas e epistemológicas na compreensão do objeto, com pesquisa de abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica, para estabelecimento dos conceitos teóricos e metodológicos, e a pesquisa empírica, que analisou sua aplicação no ambiente escolar e de que forma esses conceitos são abordados na prática pedagógica docente. O embasamento teórico, no que se refere ao letramento, recorreu aos autores Soares (2012), Kleiman (1995, 2005) e Freire (1970, 2007). No que se refere aos multiletramentos The New London Group (1996), analisou-se os conceitos de diferentes autores dessa linhagem, dentre eles: Cope e Kalantzis(2022), Rojo (2012) e Street (1984; 2007). Para a articulação entre multiletramento e ensino de História centrou-se o debate nas concepções sobre o conceito de consciência histórica de Rüsen (2001), associado à literacia histórica ou letramento histórico, analisando-se o aspecto de diversos autores como Lee (2006), Barca (2006), Rocha (2021) e Gago (2016), como base para este estudo, procurando defender o ensino de História amplo, sustentado em diferentes eixos e dimensões, apoiado ao movimento historiográfico francês da Escola dos Annales e suas gerações, sobretudo mais próxima da Teoria, Pedagogia e da Didática da História em uma visão crítico-social em Burke (1997) e demais autores desse período. A posteriori, os multiletramentos coadunam-se com as implicações da formação e do trabalho docente. Nesta perspectiva, os autores como Nóvoa (1992, 1995, 2017), Cerri (2010, 2013, 2021), Caimi (2015), Schmidt (2009, 2012, 2019), Bittencourt (2008), Curado Silva (2011, 2017), Nikitiuk (2012), Guimarães (2012), Pinsky (1992) e Saviani (2011) definem e organizam os conceitos referentes à educação e ao ensino de História, bem como a historicidade da educação brasileira. Optou-se pelo estado da arte na CAPES em teses e dissertações usando-se o descritor “multiletramento em História”, nos últimos 10 anos, em mestrado e doutorado acadêmicos, em Ciências Humanas e Educação. A fase empírica foi aplicada por meio de questionário misto para os professores de História dos anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, da rede pública de Santa Maria-DF, em exercício no primeiro semestre de 2023. Conforme os resultados alcançados constatamos que as concepções dos professores estão em diferentes níveis de conhecimento e compreensão sobre o conceito de multiletramento no ensino de história.
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spelling Ensino de história: implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literaciaHistory teaching: implications of multiliteracy in historical conceptions of education and literacyEnsino de HistóriaMultiletramentosEducação HistóricaLiteracia HistóricaHistorical LiteracyHistory TeachingMultiliteraciesHistorical EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação tem como intuito principal a compreensão do ensino de História associado a abordagem dada ao multiletramento (NEW LONDON GROUP, 1996) como uma proposta pedagógica que visa ampliar as formas de ensinar e aprender a partir da diversidade de culturas, linguagens e tecnologias que caracterizam a sociedade contemporânea. A delimitação do tema se dá quanto ao uso dos multiletramentos por professores da disciplina de História nas escolas públicas, da região de Santa Maria-DF, a partir do ano de 2023. Diversos motivos de cunho pessoal, social e acadêmico justificam pesquisar o uso do multiletramento no ensino de História entre os docentes. O problema da pesquisa debruça-se em responder “Quais as implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia?” O objetivo geral busca compreender as implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia. Os objetivos específicos pretendem: (i) Mapear a temática pelo estado da arte; (ii) Historicizar o ensino de história no Brasil, apresentando a concepção tradicional e crítica de ensino de História; (iii) Discutir sobre as diferentes concepções teóricas do multiletramento e (iv) Analisar a concepção dos professores de História da rede pública da região de Santa Maria-DF. Caracteriza-se como pesquisa aplicada, qualitativa, documental, analítica, teórica e empírica, sendo bibliográfica com realização do estado da arte. Para o estudo, traçou-se um caminho metodológico inspirado no materialismo histórico-dialético, considerando as categorias da contradição, totalidade e mediação tomadas como referências teóricas e epistemológicas na compreensão do objeto, com pesquisa de abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica, para estabelecimento dos conceitos teóricos e metodológicos, e a pesquisa empírica, que analisou sua aplicação no ambiente escolar e de que forma esses conceitos são abordados na prática pedagógica docente. O embasamento teórico, no que se refere ao letramento, recorreu aos autores Soares (2012), Kleiman (1995, 2005) e Freire (1970, 2007). No que se refere aos multiletramentos The New London Group (1996), analisou-se os conceitos de diferentes autores dessa linhagem, dentre eles: Cope e Kalantzis(2022), Rojo (2012) e Street (1984; 2007). Para a articulação entre multiletramento e ensino de História centrou-se o debate nas concepções sobre o conceito de consciência histórica de Rüsen (2001), associado à literacia histórica ou letramento histórico, analisando-se o aspecto de diversos autores como Lee (2006), Barca (2006), Rocha (2021) e Gago (2016), como base para este estudo, procurando defender o ensino de História amplo, sustentado em diferentes eixos e dimensões, apoiado ao movimento historiográfico francês da Escola dos Annales e suas gerações, sobretudo mais próxima da Teoria, Pedagogia e da Didática da História em uma visão crítico-social em Burke (1997) e demais autores desse período. A posteriori, os multiletramentos coadunam-se com as implicações da formação e do trabalho docente. Nesta perspectiva, os autores como Nóvoa (1992, 1995, 2017), Cerri (2010, 2013, 2021), Caimi (2015), Schmidt (2009, 2012, 2019), Bittencourt (2008), Curado Silva (2011, 2017), Nikitiuk (2012), Guimarães (2012), Pinsky (1992) e Saviani (2011) definem e organizam os conceitos referentes à educação e ao ensino de História, bem como a historicidade da educação brasileira. Optou-se pelo estado da arte na CAPES em teses e dissertações usando-se o descritor “multiletramento em História”, nos últimos 10 anos, em mestrado e doutorado acadêmicos, em Ciências Humanas e Educação. A fase empírica foi aplicada por meio de questionário misto para os professores de História dos anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, da rede pública de Santa Maria-DF, em exercício no primeiro semestre de 2023. Conforme os resultados alcançados constatamos que as concepções dos professores estão em diferentes níveis de conhecimento e compreensão sobre o conceito de multiletramento no ensino de história.This dissertation has as its main purpose the understanding of the teaching of History associated with the approach given to multiliteracy (NEW LONDON GROUP, 1996) as a pedagogical proposal that aims to expand the ways of teaching and learning from the diversity of cultures, languages and technologies that characterize contemporary society. The delimitation of the theme is related to the use of multiliteracies by teachers of the discipline of History in public schools, in the region of Santa Maria-DF, from the year 2023. Several personal, social and academic reasons justify researching the use of the multiliteracy in history teaching among teachers. The research problem focuses on answering “What are the implications of multiliteracy in the historical conceptions of education and literacy?” The general objective seeks to understand the implications of multiliteracy in the historical conceptions of education and literacy. The specific objectives intend to: (i) Map the theme through the state of the art; (ii) Historicize the teaching of history in Brazil, presenting the traditional and critical conception of teaching history; (iii) Discuss the different theoretical conceptions of multiliteracy and (iv) Analyze the conception of history teachers in public schools in the region of Santa Maria-DF. It is characterized as applied, qualitative, documental, analytical, theoretical and empirical research, being bibliographic with state-of-the-art realization. For the study, a methodological path inspired by historical-dialectical materialism was traced, considering the categories of contradiction, totality and mediation taken as theoretical and epistemological references in the understanding of the object, with a qualitative research approach. Bibliographical research was used as procedures to establish theoretical and methodological concepts, and empirical research, which analyzed its application in the school environment and how these concepts are addressed in teaching pedagogical practice. For the theoretical basis, with regard to literacy, authors such as Soares (2012), Kleiman (1995, 2005) and Freire (1970, 2007) will be used. With regard to multiliteracies The New London Group (1996), analyzing the concepts of different authors of this lineage, among them: Cope and Kalantzis (2022), Rojo (2012) and Street (1984; 2007). For the articulation between multiliteracy and History teaching, the debate centered on the conceptions of the concept of historical consciousness by Rüsen (2001), associated with historical literacy or historical literacy, analyzing the aspect of several authors such as Lee (2006), Barca (2006), Rocha (2021) and Gago (2016), as a basis for this study, seeking to defend the broad teaching of History, sustained in different axes and dimensions, supported by the French historiographical movement of the Annales School and its generations, especially closer to Theory, Pedagogy and Didactics of History in a social- critical view in Burke (1997) and other authors of that period. A posteriori, the multiliteracies are consistent with the implications of training and teaching work. In this perspective, authors such as Nóvoa (1992, 1995, 2017), Cerri (2010, 2013, 2021), Caimi (2015), Schmidt (2009, 2012, 2019), Bittencourt (2008), Curado Silva (2011, 2017) , Nikitiuk (2012), Guimarães (2012), Pinsky (1992) and Saviani (2011) define and organize the concepts related to education and teaching of History, as well as the historicity of Brazilian education. The state of the art at CAPES was chosen in theses and dissertations using the descriptor “multiliteracy in History”, in the last 10 years, in academic masters and doctorates, in Human Sciences and Education. The empirical phase was applied through a mixed questionnaire to History teachers in the final years of Elementary and High School, from the public network of Santa Maria-DF, in office in the first semester of 2023. According to the results achieved, we found that the Teachers' conceptions are at different levels of knowledge and understanding about the concept of multiliteracy in teaching history.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e TecnologiasBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e TecnologiasKochhann, Andréahttp://lattes.cnpq.br/9974100649588217Lima, Jades Daniel Nogalha de2023-11-23T01:03:22Z2023-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Jades Daniel Nogalha de. Ensino de história: implicações do multiletramento nas concepções históricas de educação e literacia. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-11-23T01:03:22Zoai:tede2:tede/1349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-11-23T01:03:22Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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