Entre a realidade e o imaginário : as representações de indígenas na sala de aula e nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Alves da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/974
Resumo: Nesta pesquisa, nos propomos a refletir sobre as características da apresentação da história e cultura indígena na sala de aula, dos anos finais do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas do Estado de Goiás, tomando como referência o modo como os indígenas são representados em diferentes temporalidades, através de imagens e textos dos livros didáticos de história, geografia e português. Para tanto, alguns documentos são tomados para análise, como os livros didáticos, claro, e as resenhas das coleções do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2008, 2011 e 2014. Com a lei no 11.645/08, as avaliações do PNLD para as coleções história, geografia e português do Ensino Básico devem levar em conta a inclusão, de forma satisfatória, da história e cultura indígena, considerando que a aprovação desta lei é percebida por pesquisadores da temática, e pelas próprias lideranças indígenas, como uma conquista do Movimento indígena dos anos 2000. Buscamos analisar também as representações formuladas por alunos sobre os indígenas, tomando como ponto de partida uma análise comparativa entre estudantes de escolas de Itapuranga, Morro Agudo de Goiás e Waldelândia, que estão localizadas em uma região conhecida como Vale São Patrício, onde vive uma das três etnias indígenas sobreviventes do estado de Goiás, os Tapuias do Carretão. Procuramos ainda verificar qual o diagnóstico em relação à temática indígena nas coleções de livros didáticos e as possibilidades de contornar possíveis problemas apontados pelas resenhas do PNLD; para, em seguida, refletir sobre quais livros didáticos têm sido usados em algumas escolas do Estado de Goiás; e pensar, não somente, em como os livros escolhidos articulam textos e imagens sobre indígenas, mas também produções de textos e literatura de autores indígenas; e, por fim, analisamos qual é a avaliação dos professores sobre estes livros e a temática em questão nos livros didáticos escolhidos. Este trabalho lança mão de algumas possibilidades e métodos de abordagem da história e cultura indígena em diferentes disciplinas, na pretensa aspiração de consolidar-se como um estudo, também, de caráter propositivo. Isso é feito, principalmente, a partir de sugestões do uso, em sala de aula, de textos e literatura de autoria indígena, que, apesar de estarem presentes em alguns livros didáticos, são trabalhados de forma pouco expressiva nos mesmos e, consequentemente, também na sala de aula.
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spelling Entre a realidade e o imaginário : as representações de indígenas na sala de aula e nos livros didáticosLivros didáticosRepresentaçõesIndígenasSala de aulaLibros de textoRepresentacionesIndígenaSalón de clasesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONesta pesquisa, nos propomos a refletir sobre as características da apresentação da história e cultura indígena na sala de aula, dos anos finais do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas do Estado de Goiás, tomando como referência o modo como os indígenas são representados em diferentes temporalidades, através de imagens e textos dos livros didáticos de história, geografia e português. Para tanto, alguns documentos são tomados para análise, como os livros didáticos, claro, e as resenhas das coleções do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2008, 2011 e 2014. Com a lei no 11.645/08, as avaliações do PNLD para as coleções história, geografia e português do Ensino Básico devem levar em conta a inclusão, de forma satisfatória, da história e cultura indígena, considerando que a aprovação desta lei é percebida por pesquisadores da temática, e pelas próprias lideranças indígenas, como uma conquista do Movimento indígena dos anos 2000. Buscamos analisar também as representações formuladas por alunos sobre os indígenas, tomando como ponto de partida uma análise comparativa entre estudantes de escolas de Itapuranga, Morro Agudo de Goiás e Waldelândia, que estão localizadas em uma região conhecida como Vale São Patrício, onde vive uma das três etnias indígenas sobreviventes do estado de Goiás, os Tapuias do Carretão. Procuramos ainda verificar qual o diagnóstico em relação à temática indígena nas coleções de livros didáticos e as possibilidades de contornar possíveis problemas apontados pelas resenhas do PNLD; para, em seguida, refletir sobre quais livros didáticos têm sido usados em algumas escolas do Estado de Goiás; e pensar, não somente, em como os livros escolhidos articulam textos e imagens sobre indígenas, mas também produções de textos e literatura de autores indígenas; e, por fim, analisamos qual é a avaliação dos professores sobre estes livros e a temática em questão nos livros didáticos escolhidos. Este trabalho lança mão de algumas possibilidades e métodos de abordagem da história e cultura indígena em diferentes disciplinas, na pretensa aspiração de consolidar-se como um estudo, também, de caráter propositivo. Isso é feito, principalmente, a partir de sugestões do uso, em sala de aula, de textos e literatura de autoria indígena, que, apesar de estarem presentes em alguns livros didáticos, são trabalhados de forma pouco expressiva nos mesmos e, consequentemente, também na sala de aula.En esta investigación, nos proponemos reflexionar sobre la presentación de las características de la historia y la cultura indígena en el clase aula, los últimos años de la escuela primaria de algunas escuelas públicas en el estado de Goiás, en referencia a la manera en que los pueblos indígenas están representados en distintos intervalos de tiempo a través de imágenes y manuales de historia, geografía y portugués. Por lo tanto, algunos documentos fueron analizados, tales como manuales, por supuesto, y las revisiones de las colecciones del Plano Nacional de Livros Didáticos (PNLD) 2008, 2011 y 2014. Con la Ley N ° 11.645 / 08, las puntuaciones PNLD para las colecciones de Historia, Geografía y Portugués de la educación básica deben tener en cuenta la inclusión, de manera satisfactoria, la historia y la cultura indígena, mientras que la adopción de esta ley es percibido por los investigadores del tema, y líderes indígenas distintivos, como un logro el movimiento indígena de la década de 2000. Analizamos también las representaciones hechas por los estudiantes de los indígenas, tomando como punto de partida un análisis comparativo entre los estudiantes de las escuelas de Itapuranga, Morro Agudo de Goiás y Waldelândia, que se encuentran en una región conocida como Vale San Patricio, donde vive uno de los tres grupos de supervivientes indígenas de Goiás, los Tapuias do Carretão. También tratamos de verificar el diagnóstico en relación con las cuestiones indígenas en las colecciones de manuales y las posibilidades de eludir causales problemas destacados por el Guia do PNLD; para luego reflexionar sobre lo que los manuales se han utilizado en algunas escuelas en el Estado de Goiás; y pensar, no sólo en la forma en que los libros elegidos articulan textos e imágenes sobre los indígenas, sino también la producción de textos y la literatura de autores indígenas; y, por último, se analiza cuál es la evaluación de los maestros acerca de estos libros y el tema que se trate en los manuales. Este trabajo hace uso de algunas posibilidades y métodos de enfoque de la historia y la cultura indígena en diferentes disciplinas, la supuesta aspiración de consolidarse como un estudio, también, el carácter de sugeridor. Esto se hace principalmente de las sugerencias de uso en las clases, textos y literatura de autoría indígena, que, a pesar de estar presente en algunos manuales se muestran de forma poco expresiva y, en consecuencia, es igualmente poco trabajada en las clases.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do CerradoBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)Bicalho, Poliene S.dos SantosBicalho, Poliene S. dos SantosOliveira, Eliezer Cardoso dePortela, Cristiane de AssisMachado, MárciaOliveira, Fernanda Alves da Silva2022-03-23T13:59:11Z2015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Fernanda Alves da Silva. Entre a realidade e o imaginário : as representações de indígenas na sala de aula e nos livros didáticos. 2015. 171 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-03-23T13:59:11Zoai:tede2:tede/974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-03-23T13:59:11Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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