A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/975 |
Resumo: | A aprovação da Lei 11.654/2008 foi, sem sombras de dúvidas, um avanço para o ensino de história, não somente no sentido de ampliar o conhecimento acerca da história dos povos indígenas, mas também no sentido de educar para o reconhecimento da diversidade. Entretanto, as obras didáticas de História ainda tratam o indígena como uma figura histórica do passado, o que na prática tem reforçado a visão estereotipada a respeito destes povos. A intenção desse artigo é analisar a apreensão que alunos obtêm do ensino de História Indígena. Para tal, basear-nos-emos na análise de questionários aplicados em estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e na análise de obras didáticas de História. |
id |
UERN-5_a01cb9355b9ff4866d3daf70269835ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/975 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula Ensino de Históriahistória IndígenaSala de aulaA aprovação da Lei 11.654/2008 foi, sem sombras de dúvidas, um avanço para o ensino de história, não somente no sentido de ampliar o conhecimento acerca da história dos povos indígenas, mas também no sentido de educar para o reconhecimento da diversidade. Entretanto, as obras didáticas de História ainda tratam o indígena como uma figura histórica do passado, o que na prática tem reforçado a visão estereotipada a respeito destes povos. A intenção desse artigo é analisar a apreensão que alunos obtêm do ensino de História Indígena. Para tal, basear-nos-emos na análise de questionários aplicados em estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e na análise de obras didáticas de História.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/975Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/975/894Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFernando Gaudereto Lamas2020-10-29T12:55:23Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/975Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:23Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula |
title |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula |
spellingShingle |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula Fernando Gaudereto Lamas Ensino de História história Indígena Sala de aula |
title_short |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula |
title_full |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula |
title_fullStr |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula |
title_sort |
A LUTA CONTRA O SENSO COMUM: considerações sobre a apreensão da história indígena em sala de aula |
author |
Fernando Gaudereto Lamas |
author_facet |
Fernando Gaudereto Lamas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernando Gaudereto Lamas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História história Indígena Sala de aula |
topic |
Ensino de História história Indígena Sala de aula |
description |
A aprovação da Lei 11.654/2008 foi, sem sombras de dúvidas, um avanço para o ensino de história, não somente no sentido de ampliar o conhecimento acerca da história dos povos indígenas, mas também no sentido de educar para o reconhecimento da diversidade. Entretanto, as obras didáticas de História ainda tratam o indígena como uma figura histórica do passado, o que na prática tem reforçado a visão estereotipada a respeito destes povos. A intenção desse artigo é analisar a apreensão que alunos obtêm do ensino de História Indígena. Para tal, basear-nos-emos na análise de questionários aplicados em estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e na análise de obras didáticas de História. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/975 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/975/894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124586430464 |