Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucimara Cristina Borges da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1092
Resumo: Essa pesquisa inserida na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do PPGIELT, surge em um cenário de mudança na Educação no Brasil com a implantação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta como justificativa, poder contribuir com as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores que trabalham em salas de alfabetização. Com o cunho qualitativo, a coleta de dados necessitou ser ajustada à situação de aulas remotas pelas escolas de todo o país devido a pandemia da Covid-19. Assim foi feita análise dos documentos norteadores para a prática pedagógica na escola campo e entrevista com os professores que atuam nas salas de alfabetização. Novos olhares e reflexões estão sempre permeando a prática pedagógica dos professores no que cerne ao desejo de uma prática inovadora e que possa contemplar os sujeitos aprendentes em sua integridade. Nessa perspectiva, a transdisciplinaridade e a ecoformação permitem que o professor possa buscar subsídios para ampliar a formação de seus alunos. O desejo pelo estudo sobre práticas pedagógicas que possibilitem transpor a própria realidade como docente e a realidade das crianças com as quais se trabalha, tornou-se mais evidente ao conhecer as palavras transdisciplinaridade e ecoformação. Através do contato com as obras de Nicolescu, Morin, Moraes e Torre, Moraes, Suanno que fazem parte do aporte teórico apresentado nessa pesquisa Desta maneira foi proporcionado um maior esclarecimento sobre transdisciplinaridade e ecoformação na prática pedagógica. O objetivo geral foi analisar se os professores das salas de alfabetização da Escola Municipal Afonsina Mendes do Carmo em Anápolis-GO desenvolvem práticas pedagógicas sob as abordagens transdisciplinar e ecoformativa. Como conclusão transitória compreende-se que são possíveis práticas transdisciplinares e ecoformativas em salas de alfabetização. Nesse sentido a pesquisa visa contribuir para as reflexões sobre o tema e oferecer inquietações com vistas ao paradigma emergente e suas contribuições para a formação humana.
id UEG-2_a45f69e88d0c99114ff8146069828854
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1092
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformaçãoA view to literacy through transdisciplinarity and ecoformationAlfabetizaçãoPrática pedagógicaTransdisciplinaridadeEcoformaçãoLiteracyPedagogical practiceTransdisciplinarityEcoformationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEssa pesquisa inserida na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do PPGIELT, surge em um cenário de mudança na Educação no Brasil com a implantação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta como justificativa, poder contribuir com as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores que trabalham em salas de alfabetização. Com o cunho qualitativo, a coleta de dados necessitou ser ajustada à situação de aulas remotas pelas escolas de todo o país devido a pandemia da Covid-19. Assim foi feita análise dos documentos norteadores para a prática pedagógica na escola campo e entrevista com os professores que atuam nas salas de alfabetização. Novos olhares e reflexões estão sempre permeando a prática pedagógica dos professores no que cerne ao desejo de uma prática inovadora e que possa contemplar os sujeitos aprendentes em sua integridade. Nessa perspectiva, a transdisciplinaridade e a ecoformação permitem que o professor possa buscar subsídios para ampliar a formação de seus alunos. O desejo pelo estudo sobre práticas pedagógicas que possibilitem transpor a própria realidade como docente e a realidade das crianças com as quais se trabalha, tornou-se mais evidente ao conhecer as palavras transdisciplinaridade e ecoformação. Através do contato com as obras de Nicolescu, Morin, Moraes e Torre, Moraes, Suanno que fazem parte do aporte teórico apresentado nessa pesquisa Desta maneira foi proporcionado um maior esclarecimento sobre transdisciplinaridade e ecoformação na prática pedagógica. O objetivo geral foi analisar se os professores das salas de alfabetização da Escola Municipal Afonsina Mendes do Carmo em Anápolis-GO desenvolvem práticas pedagógicas sob as abordagens transdisciplinar e ecoformativa. Como conclusão transitória compreende-se que são possíveis práticas transdisciplinares e ecoformativas em salas de alfabetização. Nesse sentido a pesquisa visa contribuir para as reflexões sobre o tema e oferecer inquietações com vistas ao paradigma emergente e suas contribuições para a formação humana.This research emerged in a scenario of educational changes in Brazil with the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and it presents as a justification the ability to contribute to the reflections on the pedagogical practice of teachers who work in literacy classes. With the qualitative nature, the data collection required to be adjusted to the situation of remote classes by schools across the country due to Covid-19 pandemic. Therefore, an analysis of the guiding document for the pedagogical practice in the school field was made along with interviews with the teachers who work in literacy classes. New perspectives and reflections are always permeating the pedagogical practice of teachers in what concerns the desire for an innovative practice and which can contemplate the learning subjects in their integrity. In this perspective, transdisciplinarity and ecoformation allows teachers to pursue subsidies to amplify the formation of their students. The desire for study about pedagogical practices who enable to transpose their own reality as teachers and the reality of the children with whom they work became more evident when learning the words transdisciplinarity and ecoformation. Through contact with the works of Nicolescu (1999), Morin (2000, 2003, 2015, 2018), Moraes e Torre (2004), Moraes (2004, 2008, 2010, 2014, 2015, Suanno (2010, 2013, 2014) who make part of the theoretical contribution presented in this research, it was provided a greater clarification about transdisciplinarity and ecoformation in pedagogical practice. The main objective is analyze if teachers from the literacy classes from the municipal school Afonsina Mendes do Carmo in Anápolis-GO develop pedagogical practices under transdisciplinary and ecoformative approaches. As a transitory conclusion, it is understood that transdisciplinary and ecoformation practices are possible in literacy classes. In this perspective, the research aims to contribute to the reflections on the theme and offer concerns with a view to the emerging paradigm and its contributions to human formation.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Silva, Yara Fonseca de OliveiraPinho, Maria José deSá, Ricardo Antunes deSilva, Lucimara Cristina Borges da2022-09-29T12:38:03Z2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Lucimara Cristina. Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-09-29T12:38:03Zoai:tede2:tede/1092Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-09-29T12:38:03Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
A view to literacy through transdisciplinarity and ecoformation
title Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
spellingShingle Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
Silva, Lucimara Cristina Borges da
Alfabetização
Prática pedagógica
Transdisciplinaridade
Ecoformação
Literacy
Pedagogical practice
Transdisciplinarity
Ecoformation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
title_full Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
title_fullStr Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
title_full_unstemmed Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
title_sort Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação
author Silva, Lucimara Cristina Borges da
author_facet Silva, Lucimara Cristina Borges da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suanno, João Henrique
http://lattes.cnpq.br/0083918417985786
Silva, Yara Fonseca de Oliveira
Pinho, Maria José de
Sá, Ricardo Antunes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucimara Cristina Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Prática pedagógica
Transdisciplinaridade
Ecoformação
Literacy
Pedagogical practice
Transdisciplinarity
Ecoformation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Alfabetização
Prática pedagógica
Transdisciplinaridade
Ecoformação
Literacy
Pedagogical practice
Transdisciplinarity
Ecoformation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa pesquisa inserida na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do PPGIELT, surge em um cenário de mudança na Educação no Brasil com a implantação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta como justificativa, poder contribuir com as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores que trabalham em salas de alfabetização. Com o cunho qualitativo, a coleta de dados necessitou ser ajustada à situação de aulas remotas pelas escolas de todo o país devido a pandemia da Covid-19. Assim foi feita análise dos documentos norteadores para a prática pedagógica na escola campo e entrevista com os professores que atuam nas salas de alfabetização. Novos olhares e reflexões estão sempre permeando a prática pedagógica dos professores no que cerne ao desejo de uma prática inovadora e que possa contemplar os sujeitos aprendentes em sua integridade. Nessa perspectiva, a transdisciplinaridade e a ecoformação permitem que o professor possa buscar subsídios para ampliar a formação de seus alunos. O desejo pelo estudo sobre práticas pedagógicas que possibilitem transpor a própria realidade como docente e a realidade das crianças com as quais se trabalha, tornou-se mais evidente ao conhecer as palavras transdisciplinaridade e ecoformação. Através do contato com as obras de Nicolescu, Morin, Moraes e Torre, Moraes, Suanno que fazem parte do aporte teórico apresentado nessa pesquisa Desta maneira foi proporcionado um maior esclarecimento sobre transdisciplinaridade e ecoformação na prática pedagógica. O objetivo geral foi analisar se os professores das salas de alfabetização da Escola Municipal Afonsina Mendes do Carmo em Anápolis-GO desenvolvem práticas pedagógicas sob as abordagens transdisciplinar e ecoformativa. Como conclusão transitória compreende-se que são possíveis práticas transdisciplinares e ecoformativas em salas de alfabetização. Nesse sentido a pesquisa visa contribuir para as reflexões sobre o tema e oferecer inquietações com vistas ao paradigma emergente e suas contribuições para a formação humana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2022-09-29T12:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucimara Cristina. Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1092
identifier_str_mv SILVA, Lucimara Cristina. Um olhar para alfabetização a partir da transdisciplinaridade e da ecoformação. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994390487040