Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática crítico transformadora com foco na produção, exibição e divulgação de audiovisuais sobre questões energéticas no mundo com alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/351 |
Resumo: | Investiga-se neste trabalho de pesquisa o processo de exibição/produção de audiovisuais críticos-transformadores, por alunos do ensino médio, sobre a temática energia, na perspectiva das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), assumindo como pressuposto educacional a concepção crítico-transformadora e libertadora de Paulo Freire. Solicita-se, então, que assumamos uma postura crítica, que supere a concepção técnica e antropocentrada do uso das tecnologias, para outra de ordem epistemológica progressista, o que nos permitiu adicionar a produção de audiovisuais críticos-transformadores à articulação FREIRE-CTSA, definida por Auler (2002), daí obter a articulação FREIRE-CTSA com a Exibição/Produção Audiovisual Crítico Transformadora (FREIRE-CTSA-AVCT). Temos a expectativa de que esta articulação nos permita entender por que o processo de produção de um audiovisual pode contribuir para a participação dos estudantes nos processos decisórios, a fim de superar os mitos criados acerca da Ciência e Tecnologia. Como suporte Teórico Metodológico de Pesquisa, utilizamos a pesquisa participante, definida por Rosa (2013), como progressista, dentro da perspectiva qualitativa das pesquisas sociológicas. Desta forma, esta pesquisa pode dialogar com a proposta pedagógica problematizadora de Paulo Freire (1987) e o enfoque CTSA, cuja intenção é identificar as possíveis contradições sociais da realidade vivida pelos sujeitos-objetos da pesquisa, a fim de conseguir a transformação social dos mesmos. Como proposição didático-pedagógica deste trabalho, construímos uma Sequência Temática baseada no Tema Gerador, utilizando a articulação entre a Análise Textual Discursiva e a Investigação Temática, definida por Torres, et. al. (2008) (ATD-IT). Esta articulação permitiu-nos reconhecer, analisar e interpretar as contradições sociais vividas pelos alunos, a fim de obtermos o Tema Gerador, que é A Energia no Mundo, bem como, selecionarmos os conteúdos críticos necessários para a construção e implementação da ST crítico-transformadora, referente ao ensino de Ciências/Física. A intervenção com a ST permitiu avanços consideráveis em um grupo de alunos, do ensino médio, no que refere à superação do mitos de CT. Assim, os alunos identificaram a Falsa Generosidade Tecnológica (FGT) expressa nos modos de usos dos eletrodomésticos, bem como identificaram como a mídia a utiliza para criar um consumidor ideal. Ainda, desenvolveram ações sociais diretas, via cultura do incentivo ao engajamento em intervenções sobre o alto consumo de eletrodomésticos, disponíveis em supermercados, além de iniciarem um processo de participação, nos processos decisórios de CT ao protocolarem, na Câmara dos Vereadores, um documento que pudesse beneficiar famílias de baixa renda. |
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Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática crítico transformadora com foco na produção, exibição e divulgação de audiovisuais sobre questões energéticas no mundo com alunos do ensino médioEnsino de físicaTecnologia da informação - ComunicaçãoAudiovisual crítico transformadorRelações ciênciasTecnologia, sociedade e ambiente (CTSA)Ensino médioPhysics educationInformation - Communication technologyAudiovisual production critical manufacturingScience relationsTechnologySociety and environment (CTSA)High SchoolEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALInvestiga-se neste trabalho de pesquisa o processo de exibição/produção de audiovisuais críticos-transformadores, por alunos do ensino médio, sobre a temática energia, na perspectiva das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), assumindo como pressuposto educacional a concepção crítico-transformadora e libertadora de Paulo Freire. Solicita-se, então, que assumamos uma postura crítica, que supere a concepção técnica e antropocentrada do uso das tecnologias, para outra de ordem epistemológica progressista, o que nos permitiu adicionar a produção de audiovisuais críticos-transformadores à articulação FREIRE-CTSA, definida por Auler (2002), daí obter a articulação FREIRE-CTSA com a Exibição/Produção Audiovisual Crítico Transformadora (FREIRE-CTSA-AVCT). Temos a expectativa de que esta articulação nos permita entender por que o processo de produção de um audiovisual pode contribuir para a participação dos estudantes nos processos decisórios, a fim de superar os mitos criados acerca da Ciência e Tecnologia. Como suporte Teórico Metodológico de Pesquisa, utilizamos a pesquisa participante, definida por Rosa (2013), como progressista, dentro da perspectiva qualitativa das pesquisas sociológicas. Desta forma, esta pesquisa pode dialogar com a proposta pedagógica problematizadora de Paulo Freire (1987) e o enfoque CTSA, cuja intenção é identificar as possíveis contradições sociais da realidade vivida pelos sujeitos-objetos da pesquisa, a fim de conseguir a transformação social dos mesmos. Como proposição didático-pedagógica deste trabalho, construímos uma Sequência Temática baseada no Tema Gerador, utilizando a articulação entre a Análise Textual Discursiva e a Investigação Temática, definida por Torres, et. al. (2008) (ATD-IT). Esta articulação permitiu-nos reconhecer, analisar e interpretar as contradições sociais vividas pelos alunos, a fim de obtermos o Tema Gerador, que é A Energia no Mundo, bem como, selecionarmos os conteúdos críticos necessários para a construção e implementação da ST crítico-transformadora, referente ao ensino de Ciências/Física. A intervenção com a ST permitiu avanços consideráveis em um grupo de alunos, do ensino médio, no que refere à superação do mitos de CT. Assim, os alunos identificaram a Falsa Generosidade Tecnológica (FGT) expressa nos modos de usos dos eletrodomésticos, bem como identificaram como a mídia a utiliza para criar um consumidor ideal. Ainda, desenvolveram ações sociais diretas, via cultura do incentivo ao engajamento em intervenções sobre o alto consumo de eletrodomésticos, disponíveis em supermercados, além de iniciarem um processo de participação, nos processos decisórios de CT ao protocolarem, na Câmara dos Vereadores, um documento que pudesse beneficiar famílias de baixa renda.Is investigated in this research paper the process of production of critical-transformers audiovisual, for high school students on the issues of energy, from the perspective of the relations Science, Technology, Society and Environment (CTSA), assuming as an educational assumption the critical design -transformadora and liberation of Paulo Freire. We then ask that assume a critical stance to overcome the technical design and antropocentrada the use of technologies to other progressive epistemological. This allowed us to add the production of critical transformers audiovisual-to-FREIRE CTSA joint, defined by Auler (2002), obtaining FREIRE-CTSA liaison with Audiovisual Production Manufacturing Critical (FREIRE-CTSAAVCT). We expect that this combination will allow us to understand why an audiovisual production process can help to ensure that students participate in decision making in order to overcome the myths created about Science and Technology. In support Theoretical Methodological Research, we will use participatory research, defined by Rose (2013), considering its progressive character, within the qualitative perspective of sociological research. Thus, this research could dialogue with the problematical educational proposal of Paulo Freire (1987) and the CTSA approach, intended to identify the potential social contradictions of the reality experienced by the subjects-objects of research in order to achieve social transformation thereof . As didactic and pedagogic purpose of this work, we have built a thematic sequence, using the relationship between the Textual Analysis Discourse and the Thematic Research, defined by Torres, et. al. (2008) (ATD-IT). This coordination enabled us to recognize, analyze and interpret the social contradictions experienced by students in order to obtain the generator theme, which is the energy in the world, and we select the critical content required for building the critical and transformative ST, referring to teaching Science / Physics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Queirós, Wellington Pereira deQuéiros, Wellington Pereira deRecena, Maria Celina PiazzaAlmeida, Claudio Magalhães deFreitas, Victor Menezes de2020-12-07T19:47:11Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, V. M. Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática crítico transformadora com foco na produção, exibição e divulgação de audiovisuais sobre questões energéticas no mundo com alunos do ensino médio. 2016. 325 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-04-30T17:45:55Zoai:tede2:tede/351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-04-30T17:45:55Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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Um estudo do processo de desenvolvimento de uma sequência temática crítico transformadora com foco na produção, exibição e divulgação de audiovisuais sobre questões energéticas no mundo com alunos do ensino médio Freitas, Victor Menezes de Ensino de física Tecnologia da informação - Comunicação Audiovisual crítico transformador Relações ciências Tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) Ensino médio Physics education Information - Communication technology Audiovisual production critical manufacturing Science relations Technology Society and environment (CTSA) High School EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
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