O atendimento pedagógico domiciliar de alunos que não podem frequentar fisicamente a escola: o caso do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salla, Helma
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/353
Resumo: Este estudo teve como objetivo contribuir com as investigações sobre o Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD), na perspectiva da Escola Inclusiva, priorizando os aspectos relacionados à sua efetivação por meio da elaboração de uma proposta de normativa direcionada a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a comunidade escolar. Como esta pesquisa aconteceu em contexto de Mestrado Profissional, o foco foi desenvolver uma proposta de normativa para ser apresentada a SEEDF como possibilidade para efetivação do APD no âmbito da mesma. As referências foram os documentos disponíveis no site da SEEDF e da EAPE, analisou-se a luz dos documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) relativos à Educação Inclusiva, a Orientações para o Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar (BRASIL, 2002) e pesquisas realizadas na área. Verificamos que no âmbito da Secretaria existe a necessidade de efetivação do APD a todos os alunos que precisarem, mesmo tendo-se em lei, foi constatado também a necessidade de englobar a escola com o sistema de saúde, com a família e assistência social, possibilitando a adequação das condições físicas, integração do aluno com a escola, adequação dos materiais e atendimento pedagógicos, aponta-se a importância de uma rede de apoio integrada ao professor para que ele possa desenvolver o trabalho pedagógico.
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