Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salla, HELMA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441
Resumo: O objetivo axial deste texto é traçar um panorama das políticas públicas presentes na legislação dos estados brasileiros referentes ao Atendimento Pedagógico Domiciliar. Do ponto de vista metodológico, o trabalho pauta-se na abordagem de pesquisa qualitativa. Para tal, realizamos um estudo exploratório, na forma de pesquisa documental, utilizando informações disponibilizadas nos sites das Secretarias de Educação dos estados brasileiros, dos Conselhos Estaduais de Educação e das Câmeras Legislativas. Na recolha de dados foi usada a pesquisa eletrônica e a técnica de análise dos dados foi a análise documental. Como resultados, encontramos os documentos normativos relacionadas ao APD: ausência de documentos normativos referentes ao APD em Alagoas, Amazonas, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba e Amapá; resoluções do Conselho Estadual de Educação nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará, Acre, Minas Gerais, Tocantins e Roraima; resoluções das secretários de educação no Paraná e São Paulo; Decreto do Governador em Pernambuco; Portaria do secretário de Educação na Bahia; menção na Lei referente à Educação Especial em Santa Catarina; leis referentes à oferta do APD apenas nos estados do Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte. Concluímos que urge a necessidade de uma política pública educacional no contexto do APD, em todas as esferas governamentais, organizada e sistematizada nas ações de Estado de forma permanente e não apenas um plano de governo.
id UFPR-4_c75af8822eaf52c826c2b4322b0780f3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/86441
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no BrasilEducação; Educação Inclusiva; Atendimento Pedagógico DomiciliarEducação; Oferta de escolarização; Regulamentação do Atendimento Pedagógico Domiciliar; Política pública.EducaçãoO objetivo axial deste texto é traçar um panorama das políticas públicas presentes na legislação dos estados brasileiros referentes ao Atendimento Pedagógico Domiciliar. Do ponto de vista metodológico, o trabalho pauta-se na abordagem de pesquisa qualitativa. Para tal, realizamos um estudo exploratório, na forma de pesquisa documental, utilizando informações disponibilizadas nos sites das Secretarias de Educação dos estados brasileiros, dos Conselhos Estaduais de Educação e das Câmeras Legislativas. Na recolha de dados foi usada a pesquisa eletrônica e a técnica de análise dos dados foi a análise documental. Como resultados, encontramos os documentos normativos relacionadas ao APD: ausência de documentos normativos referentes ao APD em Alagoas, Amazonas, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba e Amapá; resoluções do Conselho Estadual de Educação nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará, Acre, Minas Gerais, Tocantins e Roraima; resoluções das secretários de educação no Paraná e São Paulo; Decreto do Governador em Pernambuco; Portaria do secretário de Educação na Bahia; menção na Lei referente à Educação Especial em Santa Catarina; leis referentes à oferta do APD apenas nos estados do Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte. Concluímos que urge a necessidade de uma política pública educacional no contexto do APD, em todas as esferas governamentais, organizada e sistematizada nas ações de Estado de forma permanente e não apenas um plano de governo.UFPRSalla, HELMAMoreira, Geraldo Eustáquio2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86441Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86441Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e864411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441/50887https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441/50888https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/86441/53865Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:17:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/86441Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:17:59Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
title Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
spellingShingle Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
Salla, HELMA
Educação; Educação Inclusiva; Atendimento Pedagógico Domiciliar
Educação; Oferta de escolarização; Regulamentação do Atendimento Pedagógico Domiciliar; Política pública.
Educação
title_short Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
title_full Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
title_fullStr Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
title_full_unstemmed Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
title_sort Panorama das políticas públicas para o atendimento pedagógico domiciliar no Brasil
author Salla, HELMA
author_facet Salla, HELMA
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Salla, HELMA
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Inclusiva; Atendimento Pedagógico Domiciliar
Educação; Oferta de escolarização; Regulamentação do Atendimento Pedagógico Domiciliar; Política pública.
Educação
topic Educação; Educação Inclusiva; Atendimento Pedagógico Domiciliar
Educação; Oferta de escolarização; Regulamentação do Atendimento Pedagógico Domiciliar; Política pública.
Educação
description O objetivo axial deste texto é traçar um panorama das políticas públicas presentes na legislação dos estados brasileiros referentes ao Atendimento Pedagógico Domiciliar. Do ponto de vista metodológico, o trabalho pauta-se na abordagem de pesquisa qualitativa. Para tal, realizamos um estudo exploratório, na forma de pesquisa documental, utilizando informações disponibilizadas nos sites das Secretarias de Educação dos estados brasileiros, dos Conselhos Estaduais de Educação e das Câmeras Legislativas. Na recolha de dados foi usada a pesquisa eletrônica e a técnica de análise dos dados foi a análise documental. Como resultados, encontramos os documentos normativos relacionadas ao APD: ausência de documentos normativos referentes ao APD em Alagoas, Amazonas, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba e Amapá; resoluções do Conselho Estadual de Educação nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará, Acre, Minas Gerais, Tocantins e Roraima; resoluções das secretários de educação no Paraná e São Paulo; Decreto do Governador em Pernambuco; Portaria do secretário de Educação na Bahia; menção na Lei referente à Educação Especial em Santa Catarina; leis referentes à oferta do APD apenas nos estados do Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte. Concluímos que urge a necessidade de uma política pública educacional no contexto do APD, em todas as esferas governamentais, organizada e sistematizada nas ações de Estado de forma permanente e não apenas um plano de governo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441/50887
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86441/50888
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/86441/53865
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86441
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86441
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86441
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900927262720