O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de História fundamentos e métodos, no qual, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) apresenta o processo de transformações que o ensino de História sofreu ao longo do tempo no Brasil, bem como a importância do uso de fontes históricas no ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a análise dos documentos escolares que fornecessem informações a respeito das dinâmicas das aulas, sendo esses: plano de aula do professor; atividades escolares dos alunos e o Projeto Político Pedagógico da escola em que a pesquisa se desenvolveu. Nesse contexto metodológico, as “fontes apresentam-se de maneira diversificada, agrupando-se, basicamente em: fontes escritas, materiais, iconográficas/visuais ou audiovisuais e orais” (SANTANA, 2010, p. 126-127). Como conclusões, o estudo direciona para a impressão de que a liberdade que o professor proporciona aos alunos em analisar os documentos desperta em seu público discente a capacidade de levantar questionamentos e possíveis explicações para os fatos históricos. |
id |
UEG-2_d40274366d0fe67eb36297ead385dc72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1315 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafiosThe use of historical sources in history teaching : practices and challengesFontes Históricas - Ensino de históriaFontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de HistóriaHistorical Sources - TeachingHistorical Sources - School subjectsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de História fundamentos e métodos, no qual, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) apresenta o processo de transformações que o ensino de História sofreu ao longo do tempo no Brasil, bem como a importância do uso de fontes históricas no ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a análise dos documentos escolares que fornecessem informações a respeito das dinâmicas das aulas, sendo esses: plano de aula do professor; atividades escolares dos alunos e o Projeto Político Pedagógico da escola em que a pesquisa se desenvolveu. Nesse contexto metodológico, as “fontes apresentam-se de maneira diversificada, agrupando-se, basicamente em: fontes escritas, materiais, iconográficas/visuais ou audiovisuais e orais” (SANTANA, 2010, p. 126-127). Como conclusões, o estudo direciona para a impressão de que a liberdade que o professor proporciona aos alunos em analisar os documentos desperta em seu público discente a capacidade de levantar questionamentos e possíveis explicações para os fatos históricos.This research aims to analyze the way in which work with sources occurs in History classes at a State College located in the city of Ouro Verde de Goiás. Throughout the text, the importance of the discipline History for the training of students and the way in which the use of historical sources can awaken in them the ability to develop hypotheses and, consequently, a greater interest in historical themes. As a theoretical framework, we use the book entitled History Teaching fundamentals and methods, in which, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) presents the transformation process that history teaching has undergone over time in Brazil, as well as the importance of using historical sources in the teaching of this discipline. The methodology used to carry out this research was the analysis of school documents that provide information about the dynamics of the classes, these being: the teacher's lesson plan; students' school activities and the Pedagogical Political Project of the school where the research was developed. In this methodological context, the “sources are presented in a diversified way, grouping, basically in: written, material, iconographic / visual or audiovisual and oral sources” (SANTANA, 2010, p. 126-127). As conclusions, the study leads to the impression that the freedom that the teacher gives students to analyze the documents awakens in their student audience the ability to raise questions and possible explanations for the historical facts.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Abreu, Sandra Elaine Aires dehttp://lattes.cnpq.br/0420453566921454Abreu, Sandra Elaine Aires dehttp://lattes.cnpq.br/0420453566921454Cândido, Gláucia VieiraMaciel, Roseli Martins TristãoBarbosa, Patrick Luan Costa2023-10-02T11:58:07Z2020-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Patrick.L.C. O Uso de fontes históricas no ensino de história: práticas e desafios. 2020. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-10-02T11:58:07Zoai:tede2:tede/1315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-10-02T11:58:07Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios The use of historical sources in history teaching : practices and challenges |
title |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios |
spellingShingle |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios Barbosa, Patrick Luan Costa Fontes Históricas - Ensino de história Fontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de História Historical Sources - Teaching Historical Sources - School subjects CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios |
title_full |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios |
title_fullStr |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios |
title_full_unstemmed |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios |
title_sort |
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios |
author |
Barbosa, Patrick Luan Costa |
author_facet |
Barbosa, Patrick Luan Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Sandra Elaine Aires de http://lattes.cnpq.br/0420453566921454 Abreu, Sandra Elaine Aires de http://lattes.cnpq.br/0420453566921454 Cândido, Gláucia Vieira Maciel, Roseli Martins Tristão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Patrick Luan Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fontes Históricas - Ensino de história Fontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de História Historical Sources - Teaching Historical Sources - School subjects CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Fontes Históricas - Ensino de história Fontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de História Historical Sources - Teaching Historical Sources - School subjects CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de História fundamentos e métodos, no qual, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) apresenta o processo de transformações que o ensino de História sofreu ao longo do tempo no Brasil, bem como a importância do uso de fontes históricas no ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a análise dos documentos escolares que fornecessem informações a respeito das dinâmicas das aulas, sendo esses: plano de aula do professor; atividades escolares dos alunos e o Projeto Político Pedagógico da escola em que a pesquisa se desenvolveu. Nesse contexto metodológico, as “fontes apresentam-se de maneira diversificada, agrupando-se, basicamente em: fontes escritas, materiais, iconográficas/visuais ou audiovisuais e orais” (SANTANA, 2010, p. 126-127). Como conclusões, o estudo direciona para a impressão de que a liberdade que o professor proporciona aos alunos em analisar os documentos desperta em seu público discente a capacidade de levantar questionamentos e possíveis explicações para os fatos históricos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 2023-10-02T11:58:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Patrick.L.C. O Uso de fontes históricas no ensino de história: práticas e desafios. 2020. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Patrick.L.C. O Uso de fontes históricas no ensino de história: práticas e desafios. 2020. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093997092667392 |