O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Patrick Luan Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de História fundamentos e métodos, no qual, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) apresenta o processo de transformações que o ensino de História sofreu ao longo do tempo no Brasil, bem como a importância do uso de fontes históricas no ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a análise dos documentos escolares que fornecessem informações a respeito das dinâmicas das aulas, sendo esses: plano de aula do professor; atividades escolares dos alunos e o Projeto Político Pedagógico da escola em que a pesquisa se desenvolveu. Nesse contexto metodológico, as “fontes apresentam-se de maneira diversificada, agrupando-se, basicamente em: fontes escritas, materiais, iconográficas/visuais ou audiovisuais e orais” (SANTANA, 2010, p. 126-127). Como conclusões, o estudo direciona para a impressão de que a liberdade que o professor proporciona aos alunos em analisar os documentos desperta em seu público discente a capacidade de levantar questionamentos e possíveis explicações para os fatos históricos.
id UEG-2_d40274366d0fe67eb36297ead385dc72
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1315
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafiosThe use of historical sources in history teaching : practices and challengesFontes Históricas - Ensino de históriaFontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de HistóriaHistorical Sources - TeachingHistorical Sources - School subjectsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de História fundamentos e métodos, no qual, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) apresenta o processo de transformações que o ensino de História sofreu ao longo do tempo no Brasil, bem como a importância do uso de fontes históricas no ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a análise dos documentos escolares que fornecessem informações a respeito das dinâmicas das aulas, sendo esses: plano de aula do professor; atividades escolares dos alunos e o Projeto Político Pedagógico da escola em que a pesquisa se desenvolveu. Nesse contexto metodológico, as “fontes apresentam-se de maneira diversificada, agrupando-se, basicamente em: fontes escritas, materiais, iconográficas/visuais ou audiovisuais e orais” (SANTANA, 2010, p. 126-127). Como conclusões, o estudo direciona para a impressão de que a liberdade que o professor proporciona aos alunos em analisar os documentos desperta em seu público discente a capacidade de levantar questionamentos e possíveis explicações para os fatos históricos.This research aims to analyze the way in which work with sources occurs in History classes at a State College located in the city of Ouro Verde de Goiás. Throughout the text, the importance of the discipline History for the training of students and the way in which the use of historical sources can awaken in them the ability to develop hypotheses and, consequently, a greater interest in historical themes. As a theoretical framework, we use the book entitled History Teaching fundamentals and methods, in which, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) presents the transformation process that history teaching has undergone over time in Brazil, as well as the importance of using historical sources in the teaching of this discipline. The methodology used to carry out this research was the analysis of school documents that provide information about the dynamics of the classes, these being: the teacher's lesson plan; students' school activities and the Pedagogical Political Project of the school where the research was developed. In this methodological context, the “sources are presented in a diversified way, grouping, basically in: written, material, iconographic / visual or audiovisual and oral sources” (SANTANA, 2010, p. 126-127). As conclusions, the study leads to the impression that the freedom that the teacher gives students to analyze the documents awakens in their student audience the ability to raise questions and possible explanations for the historical facts.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Abreu, Sandra Elaine Aires dehttp://lattes.cnpq.br/0420453566921454Abreu, Sandra Elaine Aires dehttp://lattes.cnpq.br/0420453566921454Cândido, Gláucia VieiraMaciel, Roseli Martins TristãoBarbosa, Patrick Luan Costa2023-10-02T11:58:07Z2020-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Patrick.L.C. O Uso de fontes históricas no ensino de história: práticas e desafios. 2020. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-10-02T11:58:07Zoai:tede2:tede/1315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-10-02T11:58:07Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
The use of historical sources in history teaching : practices and challenges
title O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
spellingShingle O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
Barbosa, Patrick Luan Costa
Fontes Históricas - Ensino de história
Fontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de História
Historical Sources - Teaching
Historical Sources - School subjects
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
title_full O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
title_fullStr O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
title_full_unstemmed O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
title_sort O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
author Barbosa, Patrick Luan Costa
author_facet Barbosa, Patrick Luan Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Sandra Elaine Aires de
http://lattes.cnpq.br/0420453566921454
Abreu, Sandra Elaine Aires de
http://lattes.cnpq.br/0420453566921454
Cândido, Gláucia Vieira
Maciel, Roseli Martins Tristão
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Patrick Luan Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes Históricas - Ensino de história
Fontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de História
Historical Sources - Teaching
Historical Sources - School subjects
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Fontes Históricas - Ensino de história
Fontes Históricas - Disciplinas Escolares - Curso de História
Historical Sources - Teaching
Historical Sources - School subjects
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de História fundamentos e métodos, no qual, Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008) apresenta o processo de transformações que o ensino de História sofreu ao longo do tempo no Brasil, bem como a importância do uso de fontes históricas no ensino dessa disciplina. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa foi a análise dos documentos escolares que fornecessem informações a respeito das dinâmicas das aulas, sendo esses: plano de aula do professor; atividades escolares dos alunos e o Projeto Político Pedagógico da escola em que a pesquisa se desenvolveu. Nesse contexto metodológico, as “fontes apresentam-se de maneira diversificada, agrupando-se, basicamente em: fontes escritas, materiais, iconográficas/visuais ou audiovisuais e orais” (SANTANA, 2010, p. 126-127). Como conclusões, o estudo direciona para a impressão de que a liberdade que o professor proporciona aos alunos em analisar os documentos desperta em seu público discente a capacidade de levantar questionamentos e possíveis explicações para os fatos históricos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
2023-10-02T11:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Patrick.L.C. O Uso de fontes históricas no ensino de história: práticas e desafios. 2020. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315
identifier_str_mv BARBOSA, Patrick.L.C. O Uso de fontes históricas no ensino de história: práticas e desafios. 2020. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093997092667392