O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolar |
id |
UEL_d76a5c9da72f18501576da5263f608d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12102 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontesHistóriaEstudo e ensinoFontes históricasEstudo e ensinoHistoryHistorical sourcesTeachingStudy and teachingResumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolarDissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em HistóriaAbstract: This research is inserted in the field of reflection about the teaching of History and students' knowledge The main objective was to reflect on the construction of historical knowing in the early years of elementary school since the use of sources Considering the theoretical perspective about the historical formation presented by the German historian Jörn Rüsen, the research was carried out in the town of Tarumã (SP), with eight classrooms of elementary school, being two classrooms of each series, beginning in the second year It was verified if the historical sources are used or not in the classes of History in this stage school It was also verified what is the understanding of the pupils concerning the historical sources and if these are capable or not to carry out inferences starting from those studies Also argues about the nature and the statute of the historical sources in the scientific knowledge and school knowledgeSimon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador]Miranda, Sônia ReginaOliveira, Sandra ReginaBernardo, Susana Barbosa Ribeiro2024-05-01T13:48:25Z2024-05-01T13:48:25Z2009.0015.04.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102porMestradoHistóriaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes |
title |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes |
spellingShingle |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro História Estudo e ensino Fontes históricas Estudo e ensino History Historical sources Teaching Study and teaching |
title_short |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes |
title_full |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes |
title_fullStr |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes |
title_full_unstemmed |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes |
title_sort |
O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes |
author |
Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro |
author_facet |
Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador] Miranda, Sônia Regina Oliveira, Sandra Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Estudo e ensino Fontes históricas Estudo e ensino History Historical sources Teaching Study and teaching |
topic |
História Estudo e ensino Fontes históricas Estudo e ensino History Historical sources Teaching Study and teaching |
description |
Resumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolar |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.04.2009 2009.00 2024-05-01T13:48:25Z 2024-05-01T13:48:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado História Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823307407556608 |