O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102
Resumo: Resumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolar
id UEL_d76a5c9da72f18501576da5263f608d1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12102
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontesHistóriaEstudo e ensinoFontes históricasEstudo e ensinoHistoryHistorical sourcesTeachingStudy and teachingResumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolarDissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em HistóriaAbstract: This research is inserted in the field of reflection about the teaching of History and students' knowledge The main objective was to reflect on the construction of historical knowing in the early years of elementary school since the use of sources Considering the theoretical perspective about the historical formation presented by the German historian Jörn Rüsen, the research was carried out in the town of Tarumã (SP), with eight classrooms of elementary school, being two classrooms of each series, beginning in the second year It was verified if the historical sources are used or not in the classes of History in this stage school It was also verified what is the understanding of the pupils concerning the historical sources and if these are capable or not to carry out inferences starting from those studies Also argues about the nature and the statute of the historical sources in the scientific knowledge and school knowledgeSimon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador]Miranda, Sônia ReginaOliveira, Sandra ReginaBernardo, Susana Barbosa Ribeiro2024-05-01T13:48:25Z2024-05-01T13:48:25Z2009.0015.04.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102porMestradoHistóriaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
title O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
spellingShingle O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro
História
Estudo e ensino
Fontes históricas
Estudo e ensino
History
Historical sources
Teaching
Study and teaching
title_short O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
title_full O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
title_fullStr O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
title_full_unstemmed O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
title_sort O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental : o uso de fontes
author Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro
author_facet Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador]
Miranda, Sônia Regina
Oliveira, Sandra Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Susana Barbosa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Fontes históricas
Estudo e ensino
History
Historical sources
Teaching
Study and teaching
topic História
Estudo e ensino
Fontes históricas
Estudo e ensino
History
Historical sources
Teaching
Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.04.2009
2009.00
2024-05-01T13:48:25Z
2024-05-01T13:48:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823307407556608