Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Carlos Eduardo de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1538
Resumo: A militarização das escolas públicas é um fenômeno que se expandiu no território brasileiro nos últimos anos, especialmente com a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico Militares em 2019. Frente a esta tendência privatista, autoritária e conservadora que imprime marcas importantes em territórios escolares e extraescolares, produzim os esta dissertação no âmbito do curso stricto sensu (nível mestrado) do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina. O propósito deste trabalho foi discorrer sobre a política de militarizaçã o de escolas estaduais de Mato Grosso entre os anos de 1990 e 2023, na perspectiva da Geografia da Educação, campo este relativamente recente no Brasil. Desse modo, buscou se analisar o panorama da educação no estado de Mato Grosso, dando luz ao cenário ed ucacional existente no seu sentido mais amplo, de modo a compreender como tal política se reverbera no espaço. Em seguida, evidenciamos os trâmites que resultaram na implementação das escolas militares nesse estado. Concomitante a isso, elucidamos o estado da arte da pesquisa a respeito deste tema no terreno da pesquisa científica. Por fim, examinamos as relações existentes e subjacentes da militarização com os diversos segmentos da sociedade. Dessa forma, os resultados apontam que Mato Grosso foi o primeir o estado a militarizar uma escola estadual pela iniciativa do poder executivo. Nos últimos anos, houve um aumento exponencial no número de escolas militares por meio da transformação (militarização) e da criação de novas unidades de ensino. A pesquisa reve lou que atualmente o poder legislativo é o principal motivador de tal política, por meio de indicações feitas por parlamentares. Consequentemente, o governo estadual, por meio da SEDUC, tem atropelado etapas, transgredindo o trâmite legal e transformando e scolas civis em militares de forma inadequada. Além disso, este trabalho revela que boa parte da elite local e regional têm tido participação indireta na implantação dessas escolas, ajudando a eleger candidatos que defendem a interferência militar. Diante do exposto, é possível concluir que a militarização da educação é uma política ilegal, uma vez que as leis vigentes não preveem esse modelo de ensino na educação básica, além de atentar contra direitos civis e coletivos. Por fim, o caso de Mato Grosso reve la uma trama de cunho político econômico de um modelo escolar que sintetiza uma sociedade militarizada enquanto paradigma.
id UEG-2_d44808783c686ea439c6fd1f2580e267
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1538
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato GrossoFrom school to barracks, from barracks to electoral corral: the geography of militarized schools in Mato GrossoMilitarização da educaçãoEscolas militaresEscolas militarizadasEducação de Mato GrossoMilitarization of educationMilitary schoolsMilitarized schoolsEducation of Mato GrossoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA militarização das escolas públicas é um fenômeno que se expandiu no território brasileiro nos últimos anos, especialmente com a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico Militares em 2019. Frente a esta tendência privatista, autoritária e conservadora que imprime marcas importantes em territórios escolares e extraescolares, produzim os esta dissertação no âmbito do curso stricto sensu (nível mestrado) do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina. O propósito deste trabalho foi discorrer sobre a política de militarizaçã o de escolas estaduais de Mato Grosso entre os anos de 1990 e 2023, na perspectiva da Geografia da Educação, campo este relativamente recente no Brasil. Desse modo, buscou se analisar o panorama da educação no estado de Mato Grosso, dando luz ao cenário ed ucacional existente no seu sentido mais amplo, de modo a compreender como tal política se reverbera no espaço. Em seguida, evidenciamos os trâmites que resultaram na implementação das escolas militares nesse estado. Concomitante a isso, elucidamos o estado da arte da pesquisa a respeito deste tema no terreno da pesquisa científica. Por fim, examinamos as relações existentes e subjacentes da militarização com os diversos segmentos da sociedade. Dessa forma, os resultados apontam que Mato Grosso foi o primeir o estado a militarizar uma escola estadual pela iniciativa do poder executivo. Nos últimos anos, houve um aumento exponencial no número de escolas militares por meio da transformação (militarização) e da criação de novas unidades de ensino. A pesquisa reve lou que atualmente o poder legislativo é o principal motivador de tal política, por meio de indicações feitas por parlamentares. Consequentemente, o governo estadual, por meio da SEDUC, tem atropelado etapas, transgredindo o trâmite legal e transformando e scolas civis em militares de forma inadequada. Além disso, este trabalho revela que boa parte da elite local e regional têm tido participação indireta na implantação dessas escolas, ajudando a eleger candidatos que defendem a interferência militar. Diante do exposto, é possível concluir que a militarização da educação é uma política ilegal, uma vez que as leis vigentes não preveem esse modelo de ensino na educação básica, além de atentar contra direitos civis e coletivos. Por fim, o caso de Mato Grosso reve la uma trama de cunho político econômico de um modelo escolar que sintetiza uma sociedade militarizada enquanto paradigma.The militarization of public schools is a phenomenon that has expanded in Brazilian territory in recent years, especially with the implementation of the National Civic Military Schools Program in 2019. In the face of this privatist, authoritarian and conservative trend that leaves important marks on school territories and outside of school, we produced this dissertation within the scope of the stricto sensu course (master's level) of the Postgraduate Program in Geography (PPGEO) at the State Univer sity of Goiás (UEG), Cora Coralina campus. The purpose of this work was to discuss the militarization policy of state schools in Mato Grosso between the years 1990 and 2023, from the perspective of Education Geography, a relatively recent field in Brazil. In this way, we sought to analyze the panorama of education in the state of Mato Grosso, giving light to the existing educational scenario in its broadest sense, in order to understand how such a policy reverberates in space. Next, we highlight the procedu res that resulted in the implementation of military schools in this state. Concomitant to this, we elucidate the state of the art of research regarding this topic in the field of scientific research. Finally, we examine the existing and underlying relation ships of militarization with different segments of society. Thus, the results indicate that Mato Grosso was the first state to militarize a state school on the initiative of the executive branch. In recent years, there has been an exponential increase in t he number of military schools through transformation (militarization) and the creation of new teaching units. The research revealed that currently the legislative branch is the main driver of such a policy, through indications made by parliamentarians. Con sequently, the state government, through SEDUC, has skipped steps, violating legal procedures and inappropriately transforming civilian schools into military ones. Furthermore, this work reveals that a large part of the local and regional elite has had ind irect participation in the implementation of these schools, helping to elect candidates who defend military interference. Given the above, it is possible to conclude that the militarization of education is an illegal policy, since current laws do not provi de for this teaching model in basic education, in addition to violating civil and collective rights. Finally, the case of Mato Grosso reveals a political economic plot of a school model that synthesizes a militarized society as a paradigm.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em GeografiaBrasilUEGPrograma de Pós-graduação Stricto sensu em GeografiaMarques, Ana Carolina de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-8752-555Xhttp://lattes.cnpq.br/0307241378042814Marques, Robertohttps://orcid.org/0000-0001-5190-0680http://lattes.cnpq.br/2481647952690184Marques, Ana Carolina de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-8752-555Xhttp://lattes.cnpq.br/0307241378042814Marques, Robertohttps://orcid.org/0000-0001-5190-0680http://lattes.cnpq.br/2481647952690184Santos, Ênio José Serra doshttp://lattes.cnpq.br/2886910172331641Gonçalves, Ricardo Junior de Assis Fernandeshttps://orcid.org/0000-0002-8033-0426http://lattes.cnpq.br/9537143258969339Marins, Carlos Eduardo de Oliveira2024-06-20T17:52:11Z2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINS, C. E. O. Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral: a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso. 2024. 220 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-06-20T17:52:38Zoai:tede2:tede/1538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-06-20T17:52:38Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
From school to barracks, from barracks to electoral corral: the geography of militarized schools in Mato Grosso
title Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
spellingShingle Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
Marins, Carlos Eduardo de Oliveira
Militarização da educação
Escolas militares
Escolas militarizadas
Educação de Mato Grosso
Militarization of education
Military schools
Militarized schools
Education of Mato Grosso
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
title_full Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
title_fullStr Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
title_full_unstemmed Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
title_sort Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral : a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso
author Marins, Carlos Eduardo de Oliveira
author_facet Marins, Carlos Eduardo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Carolina de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-8752-555X
http://lattes.cnpq.br/0307241378042814
Marques, Roberto
https://orcid.org/0000-0001-5190-0680
http://lattes.cnpq.br/2481647952690184
Marques, Ana Carolina de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-8752-555X
http://lattes.cnpq.br/0307241378042814
Marques, Roberto
https://orcid.org/0000-0001-5190-0680
http://lattes.cnpq.br/2481647952690184
Santos, Ênio José Serra dos
http://lattes.cnpq.br/2886910172331641
Gonçalves, Ricardo Junior de Assis Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-8033-0426
http://lattes.cnpq.br/9537143258969339
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Carlos Eduardo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Militarização da educação
Escolas militares
Escolas militarizadas
Educação de Mato Grosso
Militarization of education
Military schools
Militarized schools
Education of Mato Grosso
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Militarização da educação
Escolas militares
Escolas militarizadas
Educação de Mato Grosso
Militarization of education
Military schools
Militarized schools
Education of Mato Grosso
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A militarização das escolas públicas é um fenômeno que se expandiu no território brasileiro nos últimos anos, especialmente com a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico Militares em 2019. Frente a esta tendência privatista, autoritária e conservadora que imprime marcas importantes em territórios escolares e extraescolares, produzim os esta dissertação no âmbito do curso stricto sensu (nível mestrado) do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina. O propósito deste trabalho foi discorrer sobre a política de militarizaçã o de escolas estaduais de Mato Grosso entre os anos de 1990 e 2023, na perspectiva da Geografia da Educação, campo este relativamente recente no Brasil. Desse modo, buscou se analisar o panorama da educação no estado de Mato Grosso, dando luz ao cenário ed ucacional existente no seu sentido mais amplo, de modo a compreender como tal política se reverbera no espaço. Em seguida, evidenciamos os trâmites que resultaram na implementação das escolas militares nesse estado. Concomitante a isso, elucidamos o estado da arte da pesquisa a respeito deste tema no terreno da pesquisa científica. Por fim, examinamos as relações existentes e subjacentes da militarização com os diversos segmentos da sociedade. Dessa forma, os resultados apontam que Mato Grosso foi o primeir o estado a militarizar uma escola estadual pela iniciativa do poder executivo. Nos últimos anos, houve um aumento exponencial no número de escolas militares por meio da transformação (militarização) e da criação de novas unidades de ensino. A pesquisa reve lou que atualmente o poder legislativo é o principal motivador de tal política, por meio de indicações feitas por parlamentares. Consequentemente, o governo estadual, por meio da SEDUC, tem atropelado etapas, transgredindo o trâmite legal e transformando e scolas civis em militares de forma inadequada. Além disso, este trabalho revela que boa parte da elite local e regional têm tido participação indireta na implantação dessas escolas, ajudando a eleger candidatos que defendem a interferência militar. Diante do exposto, é possível concluir que a militarização da educação é uma política ilegal, uma vez que as leis vigentes não preveem esse modelo de ensino na educação básica, além de atentar contra direitos civis e coletivos. Por fim, o caso de Mato Grosso reve la uma trama de cunho político econômico de um modelo escolar que sintetiza uma sociedade militarizada enquanto paradigma.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-20T17:52:11Z
2024-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINS, C. E. O. Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral: a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso. 2024. 220 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1538
identifier_str_mv MARINS, C. E. O. Da escola ao quartel, do quartel ao curral eleitoral: a geografia das escolas militarizadas em Mato Grosso. 2024. 220 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Geografia
Brasil
UEG
Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Geografia
Brasil
UEG
Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093980719153152