Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Elaine Batista Corrêa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131
Resumo: O estudo aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa-ação, em que a pergunta central é; entender como possibilitar a Alfabetização Científica por meio de uma sequência didática, utilizando a obra literária infanto-juvenil “ProCura-se um coração”, Seixas (2010). A desafiadora tarefa, para cada professor, de estimular a leitura e a busca por conhecimento de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, poderá ser facilitada percorrendo as páginas de uma boa literatura. Lançar mão ou produzir recursos que estruturem a ação docente no implemento pela procura do crescimento intelectual é importante, visto que assegura um percurso que pode ou não ser modificador e modificado, no intuito de adequar-se aos propósitos preestabelecidos diante de novos desafios. Nesse sentido, a sequência didática se mostra como um instrumento norteador, de fácil elaboração e aplicabilidade; ensejando ainda a análise das possíveis intervenções, bem como a avaliação de suas respectivas validades, Zabala (1988). Buscamos destacar a importante contribuição da literatura juvenil para a discussão do tema Doação de órgãos e, por conseguinte, para o desenvolvimento do conceito de Alfabetização Científica, visando trazer o entendimento sobre a linguagem científica (CHASSOT 2003, 2008) proporcionando ao estudante a interação com uma nova cultura (SASSEROON E CARVALHO, 2011) sendo estimulado a tomar decisões a respeito de práticas que ainda estão envoltas em mitos. Buscamos ainda nos fundamentar no processo de mediação da leitura segundo Vygotsky (1991), haja vista a significante e atemporal responsabilidade da escola como ambiente que viabilize o desenvolvimento do sujeito, de modo a envolvê-lo nesse processo contínuo e constante.
id UEG-2_d457f2e2f97cb5addcb441aed727c7db
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1131
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdoScientific literacy in elementary education: the literary Work “Looking for a heart” as contentAlfabetização CientíficaDoação de órgãosLiteratura juvenilMediação - LeituraSequência DidáticaScientific LiteracyOrgan donationJuvenile literatureMediationDidactic sequenceENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOO estudo aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa-ação, em que a pergunta central é; entender como possibilitar a Alfabetização Científica por meio de uma sequência didática, utilizando a obra literária infanto-juvenil “ProCura-se um coração”, Seixas (2010). A desafiadora tarefa, para cada professor, de estimular a leitura e a busca por conhecimento de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, poderá ser facilitada percorrendo as páginas de uma boa literatura. Lançar mão ou produzir recursos que estruturem a ação docente no implemento pela procura do crescimento intelectual é importante, visto que assegura um percurso que pode ou não ser modificador e modificado, no intuito de adequar-se aos propósitos preestabelecidos diante de novos desafios. Nesse sentido, a sequência didática se mostra como um instrumento norteador, de fácil elaboração e aplicabilidade; ensejando ainda a análise das possíveis intervenções, bem como a avaliação de suas respectivas validades, Zabala (1988). Buscamos destacar a importante contribuição da literatura juvenil para a discussão do tema Doação de órgãos e, por conseguinte, para o desenvolvimento do conceito de Alfabetização Científica, visando trazer o entendimento sobre a linguagem científica (CHASSOT 2003, 2008) proporcionando ao estudante a interação com uma nova cultura (SASSEROON E CARVALHO, 2011) sendo estimulado a tomar decisões a respeito de práticas que ainda estão envoltas em mitos. Buscamos ainda nos fundamentar no processo de mediação da leitura segundo Vygotsky (1991), haja vista a significante e atemporal responsabilidade da escola como ambiente que viabilize o desenvolvimento do sujeito, de modo a envolvê-lo nesse processo contínuo e constante.The Study presented here is the result of an action-research in which the central question is understanding how to enable Scientific Literacy through a didactic sequence using the children's literary work "ProCura-se um Coração", Seixas (2010). The challenging task of reading stimulation and the search for knowledge in order to contribute to the subject’s full development can be facilitated for each teacher by scrolling through the pages of good literature. Using or producing structured resources for teacher's actions is important in the pursuit of intellectual growth implementation, since it ensures a path that may or may not be either modifier or modified aiming preestablished purposes facing new challenges. In this sense, the Didactic Sequence becomes a guiding instrument with easy elaboration and applicability; also enabling the analysis of possible interventions as well as the evaluation of their respective validity, Zabala (1988). We seek to highlight the important contribution of literature to the discussion on the organ donation topic and, thus, to the development of the concept of Scientific Literacy, aiming the understanding of scientific language (Chassot 2003, 2008) which allows the student’s interaction with a new culture (Sasseron and Carvalho, 2011) being encouraged to make decisions about practices that are still shrouded in myths. We also seek to base ourselves on the reading mediation process according to Vygotsky (1991), given the significant and timeless school responsibility as an enabling environment for the subject’s development in order to involve him in this continuous and constant process.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Medeiros, Wilton de AraújoBrossi, Giuliana de CastroLeite, Elaine Batista Corrêa2023-02-02T18:52:36Z2022-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA. Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-02-02T18:52:36Zoai:tede2:tede/1131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-02-02T18:52:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
Scientific literacy in elementary education: the literary Work “Looking for a heart” as content
title Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
spellingShingle Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
Leite, Elaine Batista Corrêa
Alfabetização Científica
Doação de órgãos
Literatura juvenil
Mediação - Leitura
Sequência Didática
Scientific Literacy
Organ donation
Juvenile literature
Mediation
Didactic sequence
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
title_full Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
title_fullStr Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
title_full_unstemmed Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
title_sort Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
author Leite, Elaine Batista Corrêa
author_facet Leite, Elaine Batista Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João Roberto Resende
http://lattes.cnpq.br/2240778833120256
Medeiros, Wilton de Araújo
Brossi, Giuliana de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Elaine Batista Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Doação de órgãos
Literatura juvenil
Mediação - Leitura
Sequência Didática
Scientific Literacy
Organ donation
Juvenile literature
Mediation
Didactic sequence
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Alfabetização Científica
Doação de órgãos
Literatura juvenil
Mediação - Leitura
Sequência Didática
Scientific Literacy
Organ donation
Juvenile literature
Mediation
Didactic sequence
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description O estudo aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa-ação, em que a pergunta central é; entender como possibilitar a Alfabetização Científica por meio de uma sequência didática, utilizando a obra literária infanto-juvenil “ProCura-se um coração”, Seixas (2010). A desafiadora tarefa, para cada professor, de estimular a leitura e a busca por conhecimento de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, poderá ser facilitada percorrendo as páginas de uma boa literatura. Lançar mão ou produzir recursos que estruturem a ação docente no implemento pela procura do crescimento intelectual é importante, visto que assegura um percurso que pode ou não ser modificador e modificado, no intuito de adequar-se aos propósitos preestabelecidos diante de novos desafios. Nesse sentido, a sequência didática se mostra como um instrumento norteador, de fácil elaboração e aplicabilidade; ensejando ainda a análise das possíveis intervenções, bem como a avaliação de suas respectivas validades, Zabala (1988). Buscamos destacar a importante contribuição da literatura juvenil para a discussão do tema Doação de órgãos e, por conseguinte, para o desenvolvimento do conceito de Alfabetização Científica, visando trazer o entendimento sobre a linguagem científica (CHASSOT 2003, 2008) proporcionando ao estudante a interação com uma nova cultura (SASSEROON E CARVALHO, 2011) sendo estimulado a tomar decisões a respeito de práticas que ainda estão envoltas em mitos. Buscamos ainda nos fundamentar no processo de mediação da leitura segundo Vygotsky (1991), haja vista a significante e atemporal responsabilidade da escola como ambiente que viabilize o desenvolvimento do sujeito, de modo a envolvê-lo nesse processo contínuo e constante.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11
2023-02-02T18:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA. Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131
identifier_str_mv CORRÊA. Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093994488004608