Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131 |
Resumo: | O estudo aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa-ação, em que a pergunta central é; entender como possibilitar a Alfabetização Científica por meio de uma sequência didática, utilizando a obra literária infanto-juvenil “ProCura-se um coração”, Seixas (2010). A desafiadora tarefa, para cada professor, de estimular a leitura e a busca por conhecimento de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, poderá ser facilitada percorrendo as páginas de uma boa literatura. Lançar mão ou produzir recursos que estruturem a ação docente no implemento pela procura do crescimento intelectual é importante, visto que assegura um percurso que pode ou não ser modificador e modificado, no intuito de adequar-se aos propósitos preestabelecidos diante de novos desafios. Nesse sentido, a sequência didática se mostra como um instrumento norteador, de fácil elaboração e aplicabilidade; ensejando ainda a análise das possíveis intervenções, bem como a avaliação de suas respectivas validades, Zabala (1988). Buscamos destacar a importante contribuição da literatura juvenil para a discussão do tema Doação de órgãos e, por conseguinte, para o desenvolvimento do conceito de Alfabetização Científica, visando trazer o entendimento sobre a linguagem científica (CHASSOT 2003, 2008) proporcionando ao estudante a interação com uma nova cultura (SASSEROON E CARVALHO, 2011) sendo estimulado a tomar decisões a respeito de práticas que ainda estão envoltas em mitos. Buscamos ainda nos fundamentar no processo de mediação da leitura segundo Vygotsky (1991), haja vista a significante e atemporal responsabilidade da escola como ambiente que viabilize o desenvolvimento do sujeito, de modo a envolvê-lo nesse processo contínuo e constante. |
id |
UEG-2_d457f2e2f97cb5addcb441aed727c7db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1131 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdoScientific literacy in elementary education: the literary Work “Looking for a heart” as contentAlfabetização CientíficaDoação de órgãosLiteratura juvenilMediação - LeituraSequência DidáticaScientific LiteracyOrgan donationJuvenile literatureMediationDidactic sequenceENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOO estudo aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa-ação, em que a pergunta central é; entender como possibilitar a Alfabetização Científica por meio de uma sequência didática, utilizando a obra literária infanto-juvenil “ProCura-se um coração”, Seixas (2010). A desafiadora tarefa, para cada professor, de estimular a leitura e a busca por conhecimento de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, poderá ser facilitada percorrendo as páginas de uma boa literatura. Lançar mão ou produzir recursos que estruturem a ação docente no implemento pela procura do crescimento intelectual é importante, visto que assegura um percurso que pode ou não ser modificador e modificado, no intuito de adequar-se aos propósitos preestabelecidos diante de novos desafios. Nesse sentido, a sequência didática se mostra como um instrumento norteador, de fácil elaboração e aplicabilidade; ensejando ainda a análise das possíveis intervenções, bem como a avaliação de suas respectivas validades, Zabala (1988). Buscamos destacar a importante contribuição da literatura juvenil para a discussão do tema Doação de órgãos e, por conseguinte, para o desenvolvimento do conceito de Alfabetização Científica, visando trazer o entendimento sobre a linguagem científica (CHASSOT 2003, 2008) proporcionando ao estudante a interação com uma nova cultura (SASSEROON E CARVALHO, 2011) sendo estimulado a tomar decisões a respeito de práticas que ainda estão envoltas em mitos. Buscamos ainda nos fundamentar no processo de mediação da leitura segundo Vygotsky (1991), haja vista a significante e atemporal responsabilidade da escola como ambiente que viabilize o desenvolvimento do sujeito, de modo a envolvê-lo nesse processo contínuo e constante.The Study presented here is the result of an action-research in which the central question is understanding how to enable Scientific Literacy through a didactic sequence using the children's literary work "ProCura-se um Coração", Seixas (2010). The challenging task of reading stimulation and the search for knowledge in order to contribute to the subject’s full development can be facilitated for each teacher by scrolling through the pages of good literature. Using or producing structured resources for teacher's actions is important in the pursuit of intellectual growth implementation, since it ensures a path that may or may not be either modifier or modified aiming preestablished purposes facing new challenges. In this sense, the Didactic Sequence becomes a guiding instrument with easy elaboration and applicability; also enabling the analysis of possible interventions as well as the evaluation of their respective validity, Zabala (1988). We seek to highlight the important contribution of literature to the discussion on the organ donation topic and, thus, to the development of the concept of Scientific Literacy, aiming the understanding of scientific language (Chassot 2003, 2008) which allows the student’s interaction with a new culture (Sasseron and Carvalho, 2011) being encouraged to make decisions about practices that are still shrouded in myths. We also seek to base ourselves on the reading mediation process according to Vygotsky (1991), given the significant and timeless school responsibility as an enabling environment for the subject’s development in order to involve him in this continuous and constant process.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, João Roberto Resendehttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256Medeiros, Wilton de AraújoBrossi, Giuliana de CastroLeite, Elaine Batista Corrêa2023-02-02T18:52:36Z2022-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA. Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-02-02T18:52:36Zoai:tede2:tede/1131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-02-02T18:52:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo Scientific literacy in elementary education: the literary Work “Looking for a heart” as content |
title |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo |
spellingShingle |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo Leite, Elaine Batista Corrêa Alfabetização Científica Doação de órgãos Literatura juvenil Mediação - Leitura Sequência Didática Scientific Literacy Organ donation Juvenile literature Mediation Didactic sequence ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo |
title_full |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo |
title_fullStr |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo |
title_sort |
Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo |
author |
Leite, Elaine Batista Corrêa |
author_facet |
Leite, Elaine Batista Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, João Roberto Resende http://lattes.cnpq.br/2240778833120256 Medeiros, Wilton de Araújo Brossi, Giuliana de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Elaine Batista Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Científica Doação de órgãos Literatura juvenil Mediação - Leitura Sequência Didática Scientific Literacy Organ donation Juvenile literature Mediation Didactic sequence ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Alfabetização Científica Doação de órgãos Literatura juvenil Mediação - Leitura Sequência Didática Scientific Literacy Organ donation Juvenile literature Mediation Didactic sequence ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
O estudo aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa-ação, em que a pergunta central é; entender como possibilitar a Alfabetização Científica por meio de uma sequência didática, utilizando a obra literária infanto-juvenil “ProCura-se um coração”, Seixas (2010). A desafiadora tarefa, para cada professor, de estimular a leitura e a busca por conhecimento de modo a contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, poderá ser facilitada percorrendo as páginas de uma boa literatura. Lançar mão ou produzir recursos que estruturem a ação docente no implemento pela procura do crescimento intelectual é importante, visto que assegura um percurso que pode ou não ser modificador e modificado, no intuito de adequar-se aos propósitos preestabelecidos diante de novos desafios. Nesse sentido, a sequência didática se mostra como um instrumento norteador, de fácil elaboração e aplicabilidade; ensejando ainda a análise das possíveis intervenções, bem como a avaliação de suas respectivas validades, Zabala (1988). Buscamos destacar a importante contribuição da literatura juvenil para a discussão do tema Doação de órgãos e, por conseguinte, para o desenvolvimento do conceito de Alfabetização Científica, visando trazer o entendimento sobre a linguagem científica (CHASSOT 2003, 2008) proporcionando ao estudante a interação com uma nova cultura (SASSEROON E CARVALHO, 2011) sendo estimulado a tomar decisões a respeito de práticas que ainda estão envoltas em mitos. Buscamos ainda nos fundamentar no processo de mediação da leitura segundo Vygotsky (1991), haja vista a significante e atemporal responsabilidade da escola como ambiente que viabilize o desenvolvimento do sujeito, de modo a envolvê-lo nesse processo contínuo e constante. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-11 2023-02-02T18:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORRÊA. Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131 |
identifier_str_mv |
CORRÊA. Alfabetização científica no ensino fundamental : a obra literária “Procura-se um coração” como conteúdo. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093994488004608 |