Curso de especialização lato sensu : aprendizagem significativa, autonomia e práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carmen Silvia Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/844
Resumo: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias e investiga as práticas pedagógicas nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em uma Instituição de Ensino Superior privado, em Goiânia – Goiás. A pesquisa foi realizada em duas turmas de Master Business Administration (MBA) em um curso voltado para a área de Engenharia Civil, com mais de 50% dos módulos já cursados. O objetivo geral foi o de identificar e compreender as práticas pedagógicas consideradas mais eficazes para a aprendizagem significativa e a promoção da autonomia, a partir do olhar dos alunos e dos professores, nos cursos de Pós- Graduação Lato Sensu em uma Instituição de Ensino Superior privado, em Goiânia – Goiás. A fundamentação teórica foi construída a partir das dimensões: práticas pedagógicas: em que foram apresentados os pressupostos de autores como Masetto (2012), Anastasiou e Alves (2004), Tardif (2002); autonomia: Contreras (2002), Schramm (2004), Segre (2004); aprendizagem significativa: Ausubel (1982), Masetto (2013), Moran (2013), Kochhann e Moraes (2014). Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários para os alunos e, num segundo momento, para os professores que foram indicados pelos alunos como os que demonstraram maior eficácia em suas práticas pedagógicas com foco na aprendizagem significativa dos discentes. Também foram investigados, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, os dois coordenadores do MBA e o Diretor de Pós-Graduação da Instituição. O estudo evidenciou que as práticas pedagógicas mais eficazes são aquelas que levam alunos e professores a desenvolverem um olhar colaborativo a respeito do objeto do conhecimento, que os permitem assumir-se como coautores na busca do saber. Nas práticas pedagógicas dos professores investigados foi possível identificar a importância da profissionalização docente para a compreensão das aulas vivas e da ensinagem como metodologias eficazes para a promoção da autonomia e a construção de aprendizagens significativas. A valorização do protagonismo dos atores educativos, o respeito à história e a cultura de cada um, as estratégias que unem teoria e prática, a vivências de estudos de casos, os trabalhos em equipes, as aulas de campo e as estratégias que promovem reflexão foram as apontadas por alunos, professores e gestores educacionais investigados, demonstrando ainda que a valorização no docente e em sua profissionalização são essenciais para a construção de práticas pedagógicas eficazes para a construção de aprendizagens significativas e para a promoção da autonomia.
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A fundamentação teórica foi construída a partir das dimensões: práticas pedagógicas: em que foram apresentados os pressupostos de autores como Masetto (2012), Anastasiou e Alves (2004), Tardif (2002); autonomia: Contreras (2002), Schramm (2004), Segre (2004); aprendizagem significativa: Ausubel (1982), Masetto (2013), Moran (2013), Kochhann e Moraes (2014). Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, utilizando como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários para os alunos e, num segundo momento, para os professores que foram indicados pelos alunos como os que demonstraram maior eficácia em suas práticas pedagógicas com foco na aprendizagem significativa dos discentes. Também foram investigados, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, os dois coordenadores do MBA e o Diretor de Pós-Graduação da Instituição. O estudo evidenciou que as práticas pedagógicas mais eficazes são aquelas que levam alunos e professores a desenvolverem um olhar colaborativo a respeito do objeto do conhecimento, que os permitem assumir-se como coautores na busca do saber. Nas práticas pedagógicas dos professores investigados foi possível identificar a importância da profissionalização docente para a compreensão das aulas vivas e da ensinagem como metodologias eficazes para a promoção da autonomia e a construção de aprendizagens significativas. A valorização do protagonismo dos atores educativos, o respeito à história e a cultura de cada um, as estratégias que unem teoria e prática, a vivências de estudos de casos, os trabalhos em equipes, as aulas de campo e as estratégias que promovem reflexão foram as apontadas por alunos, professores e gestores educacionais investigados, demonstrando ainda que a valorização no docente e em sua profissionalização são essenciais para a construção de práticas pedagógicas eficazes para a construção de aprendizagens significativas e para a promoção da autonomia.Esta tesis está vinculada a la línea de investigación llamada Educación, Escuela y Tecnologías e investiga las prácticas pedagógicas en los cursos de Posgrado Lato Sensu en una Institución de Enseñanza Superior privada, en Goiânia – Goiás. La investigación fue realizada en dos grupos de Master Business Administration (MBA) en un curso dirigido hacia el área de Ingeniería Civil, con más de 50% de los módulos ya cursados. El objetivo general fue el de identificar y comprender las prácticas pedagógicas consideradas más eficaces para el aprendizaje significativo y la promoción de la autonomía, a partir de la mirada de los alumnos y de los profesores, en los cursos de Posgrado Lato Sensu en una Institución de Enseñanza Superior privada, en Goiânia – Goiás. La fundamentación teórica fue construida a partir de las dimensiones: prácticas pedagógicas: en que fueron presentados los presupuestos de autores como Masetto (2012), Anastasiou y Alves (2004), Tardif (2002); autonomía: Contreras (2002), Schramm (2004), Segre (2004); aprendizaje significativa: Ausubel (1982), Masetto (2013), Moran (2013), Kochhann y Moraes (2014). La investigación desarrollada fue cualitativa, del tipo exploratorio, utilizando como instrumentos de coleta de datos la aplicación de cuestionarios para los alumnos y, en un segundo momento, para los profesores que fueron indicados por los alumnos como los que demostraron mayor eficacia en sus prácticas pedagógicas con foco en el aprendizaje significativa de los discentes. También fueron investigados, con la utilización de encuestas semi estructuradas, los dos coordinadores del MBA y el Director de Posgrado de la Institución. El estudio evidenció que las prácticas pedagógicas más eficaces son aquellas que llevan alumnos y profesores a desarrollar una mirada colaborativa respeto al objeto del conocimiento, que les permiten asumirse como coautores en la búsqueda del saber. En las prácticas pedagógicas de los profesores investigados fue posible identificar la importancia de la profesionalización docente para la comprensión de las clases vivas y de la enseñanza como metodologías eficaces para la promoción de la autonomía y la construcción del aprendizaje significativo. La valorización del protagonismo de los actores educativos, el respeto a la historia y a la cultura de cada uno, las estrategias que unen teoría y práctica, la vivencia de estudios de casos, los trabajos en equipos, las clases de campo y las estrategias que promueven reflexión fueron las apuntadas por alumnos, profesores y gestores educacionales investigados, demostrando aunque la valoración en el docente y en su profesionalización son esenciales para la construcción de prácticas pedagógicas eficaces para la construcción de aprendizajes significativos y para la promoción de la autonomía.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Reis, Marlene Barbosa de FreitasReis, Marlene Brbosa de FreitasSilva, Débora Cristina dos Santos eMasetto, TarcisoCarvalho, Carmen Silvia Neves2021-11-24T16:29:23Z2015-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Carmen Silvia Neves. Curso de especialização lato sensu : aprendizagem significativa, autonomia e práticas pedagógicas. 2015. 157 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-24T16:29:23Zoai:tede2:tede/844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-24T16:29:23Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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