LEGISLAÇÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/19858 |
Resumo: | Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, objetivando analisar os instrumentos de dominação presentes na legislação da especialização lato sensu na modalidade à distância, como forma de auxiliar nas reflexões sobre a hierarquização das relações – a dominação como principal elemento de poder, bem como os elementos constitutivos na autoridade legal (norma). É uma releitura dos textos legais com dois objetivos: primeiro, contextualizar a especialização lato sensu na modalidade à distância no cenário legislativo do país e segundo, deflagrar os instrumentos de dominação presentes na especialização lato sensu na modalidade à distância. A legislação de ensino, seja, ela do ensino da especialização lato sensu à distância ou de qualquer nível e modalidade, por si, já é um forte instrumento de dominação, por tratar da normatização de um campo de poder – a Educação. Nesse campo de poder são introduzidos via legislação, os genuínos instrumentos do poder simbólico e hierárquico, uma das formas de dominação, são eles: a unidade escolar, a gestão democrática, o projeto político pedagógico, a coordenação pedagógica e o corpo docente e corpo de normas escolares, entre outros. |
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LEGISLAÇÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃOEspecialização Lato SensuInstrumentos de DominaçãoNormatização.Legislação da Pós-Graduação Lato Sensu á distânciaTrata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, objetivando analisar os instrumentos de dominação presentes na legislação da especialização lato sensu na modalidade à distância, como forma de auxiliar nas reflexões sobre a hierarquização das relações – a dominação como principal elemento de poder, bem como os elementos constitutivos na autoridade legal (norma). É uma releitura dos textos legais com dois objetivos: primeiro, contextualizar a especialização lato sensu na modalidade à distância no cenário legislativo do país e segundo, deflagrar os instrumentos de dominação presentes na especialização lato sensu na modalidade à distância. A legislação de ensino, seja, ela do ensino da especialização lato sensu à distância ou de qualquer nível e modalidade, por si, já é um forte instrumento de dominação, por tratar da normatização de um campo de poder – a Educação. Nesse campo de poder são introduzidos via legislação, os genuínos instrumentos do poder simbólico e hierárquico, uma das formas de dominação, são eles: a unidade escolar, a gestão democrática, o projeto político pedagógico, a coordenação pedagógica e o corpo docente e corpo de normas escolares, entre outros.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/1985810.29148/labor.v1i19.19858Revista Labor; v. 1 n. 19 (2018); 153-1691983-500010.29148/revista labor.v1i19reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/19858/pdf10.29148/revista labor.v1i19.19858.g95621Copyright (c) 2018 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Lúcia da Silva LúciaCavalcante, Sueli Maria de Araujo Cavalcante MariaSantos, Valeria Maria Pereira Santos Maria2020-04-27T15:31:45Zoai:periodicos.ufc:article/19858Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:31:45Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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