Impacto do atropelamento em rodovias sobre a fauna do Cerrado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/746 |
Resumo: | O presente estudo faz uma revisão sobre as principais características e impactos vividos para o bioma Cerrado, quantificando as espécies de vertebrados para as quatro classes (mamíferos, répteis, aves e anfíbios), catalogadas pela comunidade científica, e apresenta questões sobre o impacto das rodovias, em especial para a fauna atropelada. O aumento dos atropelamentos de animais silvestres nas rodovias do mundo, sobretudo para o Cerrado brasileiro é um fator preocupante para a fauna silvestre e, principalmente, para espécies ameaçadas deste bioma. Assim, avaliar os impactos causados à fauna em detrimento dos atropelamentos nas rodovias é o objetivo desta pesquisa. O presente estudo observou critérios de como a comunidade científica vem se comportando em relação a essa nova área da ecologia “Road Ecology” e quantificou o atropelamento de vertebrados em cinco rodovias do Cerrado. O trabalho encontra-se estruturado em dois capítulos. O primeiro capítulo teve por objetivo fazer uma análise cienciométrica de artigos da produção bibliográfica no sítio do “Thomson ISI” na coleção principal da base Web of Science de 1991 a 2015. A pesquisa usou as palavras chaves “Road ecology” OR “Road Kill*” OR “Roadkill*” OR “Road Mortality” para todos os países. Encontrou-se 810 artigos sobre o tema fauna atropeladas, nos quais, observou-se um aumento expressivo no número de artigos, com os EUA em primeiro lugar, no maior número de publicações, e o Brasil em quarto lugar. O segundo capítulo faz uma análise descritiva dos dados de monitoramento de animais atropelados em cinco rodovias do Cerrado, quatro delas federais e uma estadual. Os dados foram fornecidos pelo DNIT, (2016): BR-158, BR-242, BR-262, BR-381 e por Cunha et al.,(2010): GO-060. Os atropelamentos para essas cinco rodovias do Cerrado foram registrados de 2004 a 2015, porém, nem todos os anos desse intervalo tiveram monitoramentos. Foram registrados 3316 espécimes atropelados para as quatro Classes: mamíferos (2059), réptil (629), aves (568) e anfíbios (60), encontrando diferenças significativas entre as classes atropeladas e também para o período chuvoso. As mortes por atropelamentos também representam uma ameaça preocupante para os animais que já se encontram classificados em algum nível de ameaças segundo as listas de espécies ameaçadas (IBAMA e IUCN), como: Mymercophaga tridactyla, Tapirus terrestres, Chrysocyon brachyurus, para os quais também foi feito uma comparação sobre População Mínima Viável (PMV), indicando uma visão de como se encontra as espécies para o Cerrado. Tais dados nos levam a sugerir um maior desenvolvimento de estudos que invistam em medidas mitigadoras e na comprovação de como tem ajudado na prevenção e/ou na diminuição do número de atropelamentos. Outro fator importante é identificar qual a melhor maneira de armazenar as informações encontradas sobre os registros desses atropelamentos. |
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Impacto do atropelamento em rodovias sobre a fauna do CerradoCienciometriaMonitoramento de animais atropeladosRodoviasAnimais silvestresScientometricsRoadkillRoad EcologyRoadVertebrate WildlifeCIENCIAS BIOLOGICASO presente estudo faz uma revisão sobre as principais características e impactos vividos para o bioma Cerrado, quantificando as espécies de vertebrados para as quatro classes (mamíferos, répteis, aves e anfíbios), catalogadas pela comunidade científica, e apresenta questões sobre o impacto das rodovias, em especial para a fauna atropelada. O aumento dos atropelamentos de animais silvestres nas rodovias do mundo, sobretudo para o Cerrado brasileiro é um fator preocupante para a fauna silvestre e, principalmente, para espécies ameaçadas deste bioma. Assim, avaliar os impactos causados à fauna em detrimento dos atropelamentos nas rodovias é o objetivo desta pesquisa. O presente estudo observou critérios de como a comunidade científica vem se comportando em relação a essa nova área da ecologia “Road Ecology” e quantificou o atropelamento de vertebrados em cinco rodovias do Cerrado. O trabalho encontra-se estruturado em dois capítulos. O primeiro capítulo teve por objetivo fazer uma análise cienciométrica de artigos da produção bibliográfica no sítio do “Thomson ISI” na coleção principal da base Web of Science de 1991 a 2015. A pesquisa usou as palavras chaves “Road ecology” OR “Road Kill*” OR “Roadkill*” OR “Road Mortality” para todos os países. Encontrou-se 810 artigos sobre o tema fauna atropeladas, nos quais, observou-se um aumento expressivo no número de artigos, com os EUA em primeiro lugar, no maior número de publicações, e o Brasil em quarto lugar. O segundo capítulo faz uma análise descritiva dos dados de monitoramento de animais atropelados em cinco rodovias do Cerrado, quatro delas federais e uma estadual. Os dados foram fornecidos pelo DNIT, (2016): BR-158, BR-242, BR-262, BR-381 e por Cunha et al.,(2010): GO-060. Os atropelamentos para essas cinco rodovias do Cerrado foram registrados de 2004 a 2015, porém, nem todos os anos desse intervalo tiveram monitoramentos. Foram registrados 3316 espécimes atropelados para as quatro Classes: mamíferos (2059), réptil (629), aves (568) e anfíbios (60), encontrando diferenças significativas entre as classes atropeladas e também para o período chuvoso. As mortes por atropelamentos também representam uma ameaça preocupante para os animais que já se encontram classificados em algum nível de ameaças segundo as listas de espécies ameaçadas (IBAMA e IUCN), como: Mymercophaga tridactyla, Tapirus terrestres, Chrysocyon brachyurus, para os quais também foi feito uma comparação sobre População Mínima Viável (PMV), indicando uma visão de como se encontra as espécies para o Cerrado. Tais dados nos levam a sugerir um maior desenvolvimento de estudos que invistam em medidas mitigadoras e na comprovação de como tem ajudado na prevenção e/ou na diminuição do número de atropelamentos. Outro fator importante é identificar qual a melhor maneira de armazenar as informações encontradas sobre os registros desses atropelamentos.The study makes an review about the principals characteristics and impacts lived for biome Cerrado, quantifies the species of vertebrates for four categories (mammals, reptiles, birds, amphibians), cataloged for scientific community and show questions about the highway impact in special for roadkill. The increase of wildlife mortality on the highway of world, especially for the Brazilian Cerrado is on worrisome factor for the population of wildlife especially for those endangered. For this reasons, the purpose of this quest is to observe and verify the impacts caused for the wildlife. It was observed critters of how the scientific community is handle with this new area of ecology ‘’Road ecology’’ and find a quantity vertebrates roadkill on five highways at the Cerrado. This work is structured in two chapters: the goal of first one is to do scientometric analysis of articles of bibliographic productions on the sitio of ‘’Thomson ISI’’ on main collection on the base Web of science from 1991 to 2015, the searches used the key words ‘’Road ecology’’ OR ‘’Road Kill*’’ OR ‘’Roadkill*’’ OR ‘’Road Mortality’’ for every countries. Found 810 articles on Rood kill. It was observed a great increase on numbers of articles, with USA at first place and Brazil on the fourth one. The second chapter makes a descriptive analyze of monitoring of roadkill in five highways on the Cerrado, four of them federal highways in one state. The dates were given for DNIT,(2016): BR-158, BR-242, BR- 262, BR-381 and for Cunha(2010): GO-060. The roadkill on these Cerrado’s highways were registered from 2004 to 2015, although not every year in this period had been monitored. Registered were 3316 roadkill specimens for four categories: mammals(2059), reptiles(629), birds(568), amphibians(60). There were found significative differences between roadkill categories. In the period of rain the roadkill were higher. The roadkill death is also one worrisome threat already at any level to the list of endangered species (IBAMA e IUCN), like: Mymercophaga tridactyla, Tapirus terrestres, Chrysocyon brachyurus, and for this categories was made a comparation about Viable Minimum Population(VMP) indicating one vision of how to find the species for the Cerrado.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos NaturaisBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENACFerreira, Anamaria Achtschinhttp://lattes.cnpq.br/1027301772032263Ferreira., Anamaria AchtschinSant' Ana, Carlos Eduardo RamosCunha, Hélida Ferreira daGonçalves, Rogéria Luzia Wolpp2021-08-04T13:38:45Z2017-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Rogéria Luzia Wolpp. Impacto do atropelamento em rodovias sobre a fauna do Cerrado. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-08-04T13:38:45Zoai:tede2:tede/746Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-08-04T13:38:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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