Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciene Marques da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1134
Resumo: O presente trabalho se trata de um estudo realizado em cinco escolas que receberam o certificado de escola criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Ao realizar esta pesquisa, o objetivo a priori, foi de identificar o que essas escolas reconhecidas como criativas pela (RIEC), fazem de diferente na organização e no planejamento dos processos de ensino e de aprendizagem. Sabemos que as escolas são ambientes de mudança, que pode refazer, revitalizar e renovar, por essa razão torna-se tão importante a organização do processo de construção de conhecimento com o devido e fundamental preparo das atividades. Logo, uma escola criativa traz grandes oportunidades, deixando de lado o método tradicional e convoca-nos a construir um espaço de pertencimento de todos. A metodologia utilizada nesta pesquisa, foi a abordagem qualitativa, analisando documentos, fazendo observações, entrevistas, registros fotográficos e estudo de campo para explorar fontes de evidências diversas e construir dados sobre a realidade investigada a serem analisados a partir das categorias presentes no Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Criativas (VADECRIE), vinculando a investigação à Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Foram analisados referenciais teóricos, que abordassem temas como; complexidade, níveis de realidade, transdisciplinaridade, práticas pedagógicas entre outros, partindo de autores como Edgar Morin (2001), Basarab Nicolescu (1997), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2015), João Henrique Suanno (2015), Saturnino de la Torre (2005), José Carlos Libâneo (1990), Paulo Freire (1987), Cipriano Carlos Luckesi (1994), e Jean Piaget (2001), para sustentar a pesquisa a partir do objeto de estudo. Assim sendo, compreendemos que a criatividade pode ajudar a contribuir para asrelações empáticas que favorecem as relações humanas. Portanto, ao pensar na realização deste trabalho, buscou entender o tema supracitado, intitulado “Entrelaçando saberes - Um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC”, a fim de responder o que as escolas criativas avançam para além da pedagogia tradicional. A partir do levantamento de dados, verificou-se que as escolas pesquisadas, rompem com padrões e modelos que predominaram por muito tempo, mas que passaram por uma ruptura de paradigma, de modo que os saberes são articulados à vida, valorizam as experiências realizadas no percurso de construção e reconstrução do conhecimento, promovem valores humanos, culturais, ambientais e de respeito e de colaboração entre as pessoas. Desse modo, por meio de um olhar transdisciplinar e criativo, essas ações empreendidas colaboram para uma formação crítica e socialmente ativa dos alunos com possibilidades de inferir mudanças em prol do bem comum, além de incrementar o desenvolvimento do estudante de forma significativa.
id UEG-2_daff78179a59742655bcfd8b2d381e8a
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1134
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIECInterlacing knowledge : a look at the pedagogical practices of schools certified by the International Network of Creative Schools – RIECEducação - CriatividadeEscola - AprendizagemPráticas PedagógicasEducation - CreativitySchool - LearningPedagogical PracticesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho se trata de um estudo realizado em cinco escolas que receberam o certificado de escola criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Ao realizar esta pesquisa, o objetivo a priori, foi de identificar o que essas escolas reconhecidas como criativas pela (RIEC), fazem de diferente na organização e no planejamento dos processos de ensino e de aprendizagem. Sabemos que as escolas são ambientes de mudança, que pode refazer, revitalizar e renovar, por essa razão torna-se tão importante a organização do processo de construção de conhecimento com o devido e fundamental preparo das atividades. Logo, uma escola criativa traz grandes oportunidades, deixando de lado o método tradicional e convoca-nos a construir um espaço de pertencimento de todos. A metodologia utilizada nesta pesquisa, foi a abordagem qualitativa, analisando documentos, fazendo observações, entrevistas, registros fotográficos e estudo de campo para explorar fontes de evidências diversas e construir dados sobre a realidade investigada a serem analisados a partir das categorias presentes no Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Criativas (VADECRIE), vinculando a investigação à Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Foram analisados referenciais teóricos, que abordassem temas como; complexidade, níveis de realidade, transdisciplinaridade, práticas pedagógicas entre outros, partindo de autores como Edgar Morin (2001), Basarab Nicolescu (1997), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2015), João Henrique Suanno (2015), Saturnino de la Torre (2005), José Carlos Libâneo (1990), Paulo Freire (1987), Cipriano Carlos Luckesi (1994), e Jean Piaget (2001), para sustentar a pesquisa a partir do objeto de estudo. Assim sendo, compreendemos que a criatividade pode ajudar a contribuir para asrelações empáticas que favorecem as relações humanas. Portanto, ao pensar na realização deste trabalho, buscou entender o tema supracitado, intitulado “Entrelaçando saberes - Um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC”, a fim de responder o que as escolas criativas avançam para além da pedagogia tradicional. A partir do levantamento de dados, verificou-se que as escolas pesquisadas, rompem com padrões e modelos que predominaram por muito tempo, mas que passaram por uma ruptura de paradigma, de modo que os saberes são articulados à vida, valorizam as experiências realizadas no percurso de construção e reconstrução do conhecimento, promovem valores humanos, culturais, ambientais e de respeito e de colaboração entre as pessoas. Desse modo, por meio de um olhar transdisciplinar e criativo, essas ações empreendidas colaboram para uma formação crítica e socialmente ativa dos alunos com possibilidades de inferir mudanças em prol do bem comum, além de incrementar o desenvolvimento do estudante de forma significativa.The present work is a study carried out in five schools that have been certified as creative schools by the International Network of Creative Schools (RIEC). In conducting this research, the objective, at first, was to identify what these schools, recognized as creative by RIEC, do differently in the organization and planning of teaching and learning processes. We know that schools are environments for change, which can be rebuilt, revitalized and renewed, and for this reason it becomes so important to organize the process of building knowledge with proper and fundamental preparation of the activities. Therefore, a creative school brings great opportunities, leaving aside the traditional method and calling us to build a space of belonging for everyone. The methodology used in this research was the qualitative approach, by analyzing documents, making observations, interviews, photographic records and field studies to explore different sources of evidence and build data on the investigated reality to be analyzed from the categories present in the Instrument for Valuing the Development of Creative Institutions (VADECRIE), linking the investigation to the International Network of Creative Schools (RIEC).Theoretical references were analyzed, which addressed topics such as; complexity, levels of reality, transdisciplinarity, pedagogical practices among others, based on authors such as Edgar Morin (2001), Basarab Nicolescu (1997), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2015), João Henrique Suanno (2015), Saturnino de la Torre (2005), José Carlos Libâneo (1990), Paulo Freire (1987), Cipriano Carlos Luckesi (1994), and Jean Piaget (2001), to support the research from the object of study. Therefore, we understand that creativity can help contribute to empathic relationships that favor human relationships. Therefore, when thinking about the construction of this work, it was sought to understand the aforementioned theme, entitled "Intertwining knowledge - A look at the pedagogical practices of schools certified by the International Network of Creative Schools - RIEC", in order to answer what creative schools advance towards moving beyond traditional pedagogy. From the data collection, it was verified that the researched schools break through with patterns and models that have predominated for a long time, but have undergone a paradigm rupture, in a way that the knowledge is articulated to life, value the experiences created during the construction and reconstruction of knowledge, promote human, cultural and environmental values, and respect and collaboration among people.Thus, through a transdisciplinary and creative look, these actions undertaken collaborate to a critical and social active education of students with possibilities of inferring changes for the common good, besides enhancing the development of the student in a significant way.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Suanno, João Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0083918417985786Pereira, Ariovaldo LopesPinho, Maria José deSilva, Luciene Marques da2023-02-23T14:18:13Z2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentMARQUES, Luciene. Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. 2022. 184f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior. Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-02-23T14:18:13Zoai:tede2:tede/1134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-02-23T14:18:13Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
Interlacing knowledge : a look at the pedagogical practices of schools certified by the International Network of Creative Schools – RIEC
title Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
spellingShingle Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
Silva, Luciene Marques da
Educação - Criatividade
Escola - Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Education - Creativity
School - Learning
Pedagogical Practices
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
title_full Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
title_fullStr Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
title_full_unstemmed Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
title_sort Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC
author Silva, Luciene Marques da
author_facet Silva, Luciene Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suanno, João Henrique
http://lattes.cnpq.br/0083918417985786
Suanno, João Henrique
http://lattes.cnpq.br/0083918417985786
Pereira, Ariovaldo Lopes
Pinho, Maria José de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciene Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Criatividade
Escola - Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Education - Creativity
School - Learning
Pedagogical Practices
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação - Criatividade
Escola - Aprendizagem
Práticas Pedagógicas
Education - Creativity
School - Learning
Pedagogical Practices
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho se trata de um estudo realizado em cinco escolas que receberam o certificado de escola criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Ao realizar esta pesquisa, o objetivo a priori, foi de identificar o que essas escolas reconhecidas como criativas pela (RIEC), fazem de diferente na organização e no planejamento dos processos de ensino e de aprendizagem. Sabemos que as escolas são ambientes de mudança, que pode refazer, revitalizar e renovar, por essa razão torna-se tão importante a organização do processo de construção de conhecimento com o devido e fundamental preparo das atividades. Logo, uma escola criativa traz grandes oportunidades, deixando de lado o método tradicional e convoca-nos a construir um espaço de pertencimento de todos. A metodologia utilizada nesta pesquisa, foi a abordagem qualitativa, analisando documentos, fazendo observações, entrevistas, registros fotográficos e estudo de campo para explorar fontes de evidências diversas e construir dados sobre a realidade investigada a serem analisados a partir das categorias presentes no Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Criativas (VADECRIE), vinculando a investigação à Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Foram analisados referenciais teóricos, que abordassem temas como; complexidade, níveis de realidade, transdisciplinaridade, práticas pedagógicas entre outros, partindo de autores como Edgar Morin (2001), Basarab Nicolescu (1997), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2015), João Henrique Suanno (2015), Saturnino de la Torre (2005), José Carlos Libâneo (1990), Paulo Freire (1987), Cipriano Carlos Luckesi (1994), e Jean Piaget (2001), para sustentar a pesquisa a partir do objeto de estudo. Assim sendo, compreendemos que a criatividade pode ajudar a contribuir para asrelações empáticas que favorecem as relações humanas. Portanto, ao pensar na realização deste trabalho, buscou entender o tema supracitado, intitulado “Entrelaçando saberes - Um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC”, a fim de responder o que as escolas criativas avançam para além da pedagogia tradicional. A partir do levantamento de dados, verificou-se que as escolas pesquisadas, rompem com padrões e modelos que predominaram por muito tempo, mas que passaram por uma ruptura de paradigma, de modo que os saberes são articulados à vida, valorizam as experiências realizadas no percurso de construção e reconstrução do conhecimento, promovem valores humanos, culturais, ambientais e de respeito e de colaboração entre as pessoas. Desse modo, por meio de um olhar transdisciplinar e criativo, essas ações empreendidas colaboram para uma formação crítica e socialmente ativa dos alunos com possibilidades de inferir mudanças em prol do bem comum, além de incrementar o desenvolvimento do estudante de forma significativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
2023-02-23T14:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Luciene. Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. 2022. 184f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior. Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1134
identifier_str_mv MARQUES, Luciene. Entrelaçando saberes : um olhar para as práticas pedagógicas das escolas certificadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. 2022. 184f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior. Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944610988949504