Histórias costuradas : narrativas de docentes na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Monserrat Alonso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1209
Resumo: Essa dissertação tem como tema - Histórias Costuradas: Narrativas de Docentes na Educação Especial - e vincula-se à Linha de Pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nos últimos anos, precisamente a partir dos anos 2000 a Educação Especial insere-se com mais visibilidade em pesquisas educacionais por incluir a luta social das pessoas com deficiência, bem como os direitos básicos e o exercício da autonomia em detrimento das desigualdades sociais/educacionais e preconceitos datados historicamente. Por esse viés, esta pesquisa investigou a percepção de duas docentes da Rede Municipal de Educação de Goiânia atuantes no Atendimento Educacional Especializado-AEE, motivada pela seguinte questão direcionadora: quais as articulações entre a escolha pela docência na Educação Especial na Rede Municipal de Educação de Goiânia e as percepções da Atuação no Atendimento Educacional Especializado? O objetivo geral foi: desvelar as percepções das docentes da Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Goiânia para compreender os vínculos entre a escolha profissional e atuação no Atendimento Educacional Especializado. Como referencial teórico e metodológico do presente estudo, foram utilizados autores(as) que abordam a pesquisa narrativa, como: Clandinin e Connelly (2015); Bertaux (2010); Larrosa (1994, 2002, 2010); em relação à educação especial: Aranha (2005); Mantoan (2015); Mazzotta (1982, 2011); Reis (2013); Rocha e Reis (2020); (Zavareze, 2009); e, quanto à formação de professores: Freire (1981, 1996); Denari (2006, 2014); Libâneo (2008); Nóvoa (1992, 2001, 2017); Reis (2006, 2013, 2017, 2021); Tardif (2014); dentre outros que discutem o tema. Utilizou-se, ainda, marcos legais e documentos políticos-legais no âmbito nacional e internacional sobre educação especial. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa por se tratar de um fenômeno social e nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa narrativa e objetivos exploratórios, tendo por procedimento a pesquisa bibliográfica por meio de análises documentais. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista narrativa. Os resultados apontaram como as duas participantes da pesquisa, professoras do AEE na SME, têm significado/ressignificado sua formação docente e práticas pedagógicas, de maneira a garantir a necessidade de articulação entre o professor de AEE e o professor da sala comum de ensino regular da SME no atendimento aos educandos com NEE em uma perspectiva inclusiva. Assim, esta pesquisa pespontou sua relevância ao evidenciar que a inclusão escolar está ligada à formação e a prática docente e que é preciso cada vez mais encurtar as lacunas e as fragilidades no processo de tornar-se professores na perspectiva inclusiva. Identificou-se a relevância da formação continuada e necessidade da alteridade como prática cotidiana do fazer docente na construção de uma escola, de fato, inclusiva.
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Por esse viés, esta pesquisa investigou a percepção de duas docentes da Rede Municipal de Educação de Goiânia atuantes no Atendimento Educacional Especializado-AEE, motivada pela seguinte questão direcionadora: quais as articulações entre a escolha pela docência na Educação Especial na Rede Municipal de Educação de Goiânia e as percepções da Atuação no Atendimento Educacional Especializado? O objetivo geral foi: desvelar as percepções das docentes da Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Goiânia para compreender os vínculos entre a escolha profissional e atuação no Atendimento Educacional Especializado. Como referencial teórico e metodológico do presente estudo, foram utilizados autores(as) que abordam a pesquisa narrativa, como: Clandinin e Connelly (2015); Bertaux (2010); Larrosa (1994, 2002, 2010); em relação à educação especial: Aranha (2005); Mantoan (2015); Mazzotta (1982, 2011); Reis (2013); Rocha e Reis (2020); (Zavareze, 2009); e, quanto à formação de professores: Freire (1981, 1996); Denari (2006, 2014); Libâneo (2008); Nóvoa (1992, 2001, 2017); Reis (2006, 2013, 2017, 2021); Tardif (2014); dentre outros que discutem o tema. Utilizou-se, ainda, marcos legais e documentos políticos-legais no âmbito nacional e internacional sobre educação especial. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa por se tratar de um fenômeno social e nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa narrativa e objetivos exploratórios, tendo por procedimento a pesquisa bibliográfica por meio de análises documentais. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista narrativa. Os resultados apontaram como as duas participantes da pesquisa, professoras do AEE na SME, têm significado/ressignificado sua formação docente e práticas pedagógicas, de maneira a garantir a necessidade de articulação entre o professor de AEE e o professor da sala comum de ensino regular da SME no atendimento aos educandos com NEE em uma perspectiva inclusiva. Assim, esta pesquisa pespontou sua relevância ao evidenciar que a inclusão escolar está ligada à formação e a prática docente e que é preciso cada vez mais encurtar as lacunas e as fragilidades no processo de tornar-se professores na perspectiva inclusiva. Identificou-se a relevância da formação continuada e necessidade da alteridade como prática cotidiana do fazer docente na construção de uma escola, de fato, inclusiva.This dissertation has as its theme - Histórias Costuradas: Narrativas de Docentes na Educação Especial - and is linked to the Research Line: Education, School and Technologies Interdisciplinary Graduate Program in Education, Language and Technologies - PPG-IELT, of the State University of Goiás (UEG). In recent years, precisely from the 2000s onwards, Special Education has become more visible in educational research because it includes the social struggle of people with disabilities, as well as basic rights and the exercise of autonomy to the detriment of social/educational inequalities and historically dated prejudices. Because of this bias, this research investigated the perception of two teachers of the Municipal Education Network of Goiânia working in the Specialized Educational Service-AEE, motivated by the following guiding question: what are the articulations between the choice for teaching in Special Education in the Municipal Education Network of Goiânia and the perceptions of the Performance in the Specialized Educational Service? The general objective was: to unveil the perceptions of the teachers of Special Education of the Municipal Education Network of Goiânia to understand the links between professional choice and performance in the Specialized Educational Service. As a theoretical and methodological framework of the present study, authors who approach narrative research were used, such as: Clandinin and Connelly (2015); Bertaux (2010); Larrosa (1994, 2002, 2010); in relation to special education: Aranha (2005); Mantoan (2015); Mazzotta (1982, 2011); Kings (2013); Rock and Kings (2020); (Zavareze, 2009); and, regarding teacher education: Freire (1981, 1996); Denari (2006, 2014); Libanon (2008); Nóvoa (1992, 2001, 2017); Kings (2006, 2013, 2017, 2021); Tardif (2014); among others that discuss the topic. Legal frameworks and political-legal documents at the national and international level on special education were also used. The research is anchored in the qualitative approach because it is a social phenomenon and in the theoretical methodological assumptions of narrative research and exploratory objectives, having as a procedure the bibliographic research through documentary analyses. The narrative interview was used as a data collection technique. The results showed how the two participants of the research, teachers of the SEA in the SME, have meaning/resignified their teacher training and pedagogical practices, in order to ensure the need for articulation between the SEA teacher and the teacher of the regular teaching common room of the SME in the care of students with SEN in an inclusive perspective. Thus, this research weighed its relevance by evidencing that school inclusion is linked to teacher training and practice and that it is increasingly necessary to shorten the gaps and weaknesses in the process of becoming teachers in the inclusive perspective. It was identified the relevance of continuing education and the need for otherness as a daily practice of teaching in the construction of a school, in fact, inclusive.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Reis, Marlene Barbosa de Freitashttp://lattes.cnpq.br/9396555981788500Reis, Marlene Barbosa de Freitashttp://lattes.cnpq.br/9396555981788500Santos, Dayanna Pereira dosRocha, Leonor PaniagoRodrigues, Olira SaraivaAlonso, Monserrat Alonso2023-05-22T16:08:48Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALONSO ALONSO, Monserrat . Histórias costuradas : narrativas de docentes na educação especial. 2023. 112f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socieconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-05-22T16:08:49Zoai:tede2:tede/1209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-05-22T16:08:49Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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