O trabalho do pedagogo na equipe especializada de apoio à aprendizagem: limites, possibilidades e enfrentamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1411 |
Resumo: | O objeto deste estudo é o trabalho do pedagogo. A delimitação se dá no trabalho do pedagogo, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), na equipe especializada de apoio à aprendizagem (EEAA). A preferência pela temática perpassa por motivações de ordem pessoal, acadêmica e social. O problema posto pela investigação - quais os limites, as possibilidades e os enfrentamentos do trabalho do pedagogo da SEEDF na EEAA? -, determina o objetivo geral: analisar os limites, as possibilidades e os enfrentamentos do trabalho do pedagogo, da rede pública de ensino do Distrito Federal, na EEAA. Os objetivos específicos se estruturam por: historicizar o Curso de Pedagogia no Brasil, apresentar a constituição identitária do Curso de Pedagogia e do pedagogo na sociedade brasileira, apresentar o pedagogo da SEEDF no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e na EEAA e, por fim, discutir o trabalho do pedagogo na EEAA. O cabedal teórico que dá sustentação à discussão tem por base Brandão (2006), Brzezinski (2000 e 2011), Cury (1985), Frigotto (2002), Ghiraldellli Jr (2003), Húngaro (2014), Kochhann (2013), Konder (2006), Libâneo (2000), Marx (1974; 1978; 1989; 2008 e 2011), Netto (1994; 2011), Saviani (1985; 2004; 2005; 2007a; 2007b; 2009; 2010; 2011; 2012; 2013 e 2021), Silva (2006), entre outros. A abordagem, de natureza qualitativa, aproxima- se metodologicamente do materialismo histórico-dialético (MHD). Quanto à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. Em relação ao objetivo, define-se como explicativa e analítica. Com respeito aos procedimentos, trata-se de um estudo bibliográfico, documental e empírico. O corpus empírico constituiu-se da análise de diplomas legais, Decretos, Leis, Resoluções e Portarias, bem como de questionários aplicados pelo Google Forms aos pedagogos que atuam na EEAA. Os dados gerados foram analisados e sistematizados a partir das categorias do MHD, tais sejam: Totalidade, Contradição, Mediação e Historicidade, tomadas como referências teóricas e epistemológicas na compreensão do objeto. Os resultados emergentes apontam como limites a necessidade de ampliação do serviço na SEEDF, a dificuldade de os profissionais desenvolverem o trabalho em conformidade com a OP (2010) e a escassez de recursos humanos e materiais. As possibilidades são apontadas pela capacidade do pedagogo atuar como um sujeito que compreende a natureza do trabalho pedagógico envolvendo-se na construção da escola aquilatando, desse modo, sua responsabilidade nesse processo. Com relação aos enfrentamentos, fica evidente resquícios, ainda presente, nas equipes de um trabalho mais clínico do que institucional. Logo, vê-se a necessidade de cotejar mais cientificidade ao trabalho do pedagogo na EEAA. A pesquisa aventa uma proposta sistemática, do ponto de vista da Pedagogia, estruturada em 6 (seis) momentos. Pela via indicada está-se, pois, delineando uma nova configuração para o serviço em termos de concepção pedagógica. |
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O trabalho do pedagogo na equipe especializada de apoio à aprendizagem: limites, possibilidades e enfrentamentosEl trabajo del pedagogo en el equipo especializado de apoyo al aprendizaje: límites, posibilidades y confrontacionesTrabalhoPedagogiaPedagogoTrabalho do pedagogoEquipe EspecializadaApoio à AprendizagemEscola públicaTrabajoPedagogíaPedagogoTrabajo del PedagogoEquipo EspecializadoApoyo al AprendizajeEscuela públicaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO objeto deste estudo é o trabalho do pedagogo. A delimitação se dá no trabalho do pedagogo, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), na equipe especializada de apoio à aprendizagem (EEAA). A preferência pela temática perpassa por motivações de ordem pessoal, acadêmica e social. O problema posto pela investigação - quais os limites, as possibilidades e os enfrentamentos do trabalho do pedagogo da SEEDF na EEAA? -, determina o objetivo geral: analisar os limites, as possibilidades e os enfrentamentos do trabalho do pedagogo, da rede pública de ensino do Distrito Federal, na EEAA. Os objetivos específicos se estruturam por: historicizar o Curso de Pedagogia no Brasil, apresentar a constituição identitária do Curso de Pedagogia e do pedagogo na sociedade brasileira, apresentar o pedagogo da SEEDF no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e na EEAA e, por fim, discutir o trabalho do pedagogo na EEAA. O cabedal teórico que dá sustentação à discussão tem por base Brandão (2006), Brzezinski (2000 e 2011), Cury (1985), Frigotto (2002), Ghiraldellli Jr (2003), Húngaro (2014), Kochhann (2013), Konder (2006), Libâneo (2000), Marx (1974; 1978; 1989; 2008 e 2011), Netto (1994; 2011), Saviani (1985; 2004; 2005; 2007a; 2007b; 2009; 2010; 2011; 2012; 2013 e 2021), Silva (2006), entre outros. A abordagem, de natureza qualitativa, aproxima- se metodologicamente do materialismo histórico-dialético (MHD). Quanto à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. Em relação ao objetivo, define-se como explicativa e analítica. Com respeito aos procedimentos, trata-se de um estudo bibliográfico, documental e empírico. O corpus empírico constituiu-se da análise de diplomas legais, Decretos, Leis, Resoluções e Portarias, bem como de questionários aplicados pelo Google Forms aos pedagogos que atuam na EEAA. Os dados gerados foram analisados e sistematizados a partir das categorias do MHD, tais sejam: Totalidade, Contradição, Mediação e Historicidade, tomadas como referências teóricas e epistemológicas na compreensão do objeto. Os resultados emergentes apontam como limites a necessidade de ampliação do serviço na SEEDF, a dificuldade de os profissionais desenvolverem o trabalho em conformidade com a OP (2010) e a escassez de recursos humanos e materiais. As possibilidades são apontadas pela capacidade do pedagogo atuar como um sujeito que compreende a natureza do trabalho pedagógico envolvendo-se na construção da escola aquilatando, desse modo, sua responsabilidade nesse processo. Com relação aos enfrentamentos, fica evidente resquícios, ainda presente, nas equipes de um trabalho mais clínico do que institucional. Logo, vê-se a necessidade de cotejar mais cientificidade ao trabalho do pedagogo na EEAA. A pesquisa aventa uma proposta sistemática, do ponto de vista da Pedagogia, estruturada em 6 (seis) momentos. Pela via indicada está-se, pois, delineando uma nova configuração para o serviço em termos de concepção pedagógica.El objeto de este estudio es el trabajo del pedagogo. La delimitación que se es dada en el trabajo del pedagogo, de la Secretaría de Educación del Distrito Federal (SEEDF), em el equipo especializado de apoyo al aprendizaje (EEAA). La preferencia por el tema es basado por motivaciones de carácter personal, social y académico. El problema planteado por la investigación - ¿Cuáles los limites, las posibilidades y los enfrentamientos del trabajo del pedagogo de la SEEDF en el EEAA? -, Determina el objetivo general: analizar los limites, las posibilidades y los enfrentamientos del trabajo del pedagogo, de la rede pública de enseñanza del Distrito Federal, el EEAA. Los objetivos específicos se estructuran de la siguiente manera: historizar el Curso de Pedagogía en Brasil, presentar la constitución identitaria del Curso de Pedagogía e del pedagogo en la sociedade brasileña, presentar el pedagogo de la SEEDF en el Servicio Especializado de Apoyo al aprendizaje y en el EEAA, y por fin, discutir el trabajo del pedagogo en el EEAA. El marco teórico que sustenta la discusión se basa en Brandão (2006), Brzezinski (2000 e 2011), Cury (1985), Frigotto (2002), Ghiraldellli Jr (2003), Húngaro (2014), Kochhann (2013), Konder (2006), Libâneo (2000), Marx (1974; 1978; 1989; 2008 e 2011), Netto (1994; 2011), Saviani (1985; 2004; 2005; 2007a; 2007b; 2009; 2010; 2011; 2012; 2013 e 2021), Silva (2006) entre otros. El enfoque, de naturaleza cualitativa, es metodológicamente próximo al materialismo histórico-dialéctico (MHD). En cuanto la finalidad, se caracteriza como investigación aplicada. Em relación al objetivo, se define como explicativa y analítica. Con respecto a los procedimientos, se trata de un estúdio bibliográfico, documental y empírico. El corpus empírico es constituido por el análisis de Diplomas Legales, Decretos Leyes, Resoluciones y Ordenanzas, así como cuestionarios por el Google Forms a los pedagogos que actúan en la EEAA. Los datos generados fueron analizados y sistematizados a través de las categorías del MHD Totalidad, Contradicción, Mediación y Historicidad tiendo como referencias teóricas y epistemológicas la comprensión del objeto. Los resultados emergentes señalan como limites la necesidad de ampliar el servicio em la SEEDF, la dificultad de los profesionales para realizar su trabajo de acuerdo con el OP (2010) y la escasez de recursos humanos y materiales. Las posibilidades son apuntadas por la capacidad del pedagogo de actuar como sujeto que comprende la naturaleza del trabajo pedagógico y se involucra en la construcción de la escuela, dimensionando así su responsabilidad en este proceso. Con relación a los enfrentamientos, queda evidente resquicios, aun presentes, que los equipos de un trabajo más clínico que institucional. Por lo tanto, existe la necesidad de dar más cientificidad al trabajo del pedagogo en la EEAA. La investigación plantea una propuesta sistemática, desde el punto de vista de la Pedagogía, estructurada en 6 (seis) momentos. De esta forma, va se delineando una nueva configuración para el servicio en términos de concepción pedagógica.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e TecnologiasBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e TecnologiasKochhann, Andréahttp://lattes.cnpq.br/9974100649588217Oliveira, Rodrigo Rodrigues de2024-02-02T20:09:58Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rodrigo Rodrigues de. O trabalho do pedagogo na equipe especializada de apoio à aprendizagem: limites, possibilidades e enfrentamentos. 2023. 170 f. Dissertação ( Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-02-02T20:09:58Zoai:tede2:tede/1411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-02-02T20:09:58Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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