Guia para professores do fundamental 1 com vistas à construção colaborativa de dicionário especializado em ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barel, Viviane Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233940
Resumo: Esta tese insere-se no âmbito dos Estudos do Léxico na linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução: Relações Textuais do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Seu objetivo principal foi propor um guia direcionado aos professores que inclui os princípios, as etapas e os procedimentos para a elaboração de dicionários especializados colaborativos por alunos do Ensino Fundamental 1(EF1). Os objetivos específicos foram: (i) identificar e analisar exemplos de dicionários eletrônicos dirigidos a crianças (estudantes de EF1) disponíveis na internet, a fim de apontar os princípios e parâmetros que norteiam sua elaboração; (ii) descrever projetos relacionados à elaboração de dicionários especializados realizados em duas escolas privadas de Porto Alegre/RS; (iii) propor um conjunto de princípios, etapas e procedimentos que orientem os professores na construção colaborativa de dicionários especializados a partir das necessidades de seus usuários. Partimos da percepção de que, quando se trata de ensino básico, o vocabulário não costuma ser priorizado pelo professor nas aulas e que, em geral, as atividades promovem a memorização de palavras/termos fora de contexto e significados a eles associados. Essa reflexão e nossa experiência com a docência há mais de 20 anos nos levou a questionar algumas práticas atuais de ensino e a pensar em sugestões para que educadores, junto aos estudantes, possam construir uma aprendizagem significativa, abordando o vocabulário de um ponto de vista mais amplo. Em relação a esse contexto, acreditamos que os professores podem criar, em sala de aula, uma diversidade de situações e estratégias para que os alunos ampliem seu vocabulário, unindo seus próprios conhecimentos com as novas informações que lhes são apresentadas, inclusive em outras disciplinas que não só as de língua materna ou estrangeira. De forma a sustentar teoricamente a presente proposta, conformada na imbricação entre a Lexicografia e a Terminologia, o projeto foi respaldado nos pressupostos teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), principalmente em seu Princípio da Adequação, na Lexicografia Pedagógica e na Teoria Funcional da Lexicografia (TFL). Como resultado, obteve-se um guia didático que, dividido em uma parte teórica e outra prática, apresentou orientações teórico-metodológicas com vistas a um trabalho interdisciplinar em relação ao léxico das diferentes áreas do conhecimento. O guia traz, portanto, orientações e sugestões para que os professores e seus alunos possam desenvolver atividades que resultem na construção colaborativa de dicionários que registrem palavras/termos necessários para que os alunos possam compreender os novos conceitos que são trabalhados em sala de aula.
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Os objetivos específicos foram: (i) identificar e analisar exemplos de dicionários eletrônicos dirigidos a crianças (estudantes de EF1) disponíveis na internet, a fim de apontar os princípios e parâmetros que norteiam sua elaboração; (ii) descrever projetos relacionados à elaboração de dicionários especializados realizados em duas escolas privadas de Porto Alegre/RS; (iii) propor um conjunto de princípios, etapas e procedimentos que orientem os professores na construção colaborativa de dicionários especializados a partir das necessidades de seus usuários. Partimos da percepção de que, quando se trata de ensino básico, o vocabulário não costuma ser priorizado pelo professor nas aulas e que, em geral, as atividades promovem a memorização de palavras/termos fora de contexto e significados a eles associados. Essa reflexão e nossa experiência com a docência há mais de 20 anos nos levou a questionar algumas práticas atuais de ensino e a pensar em sugestões para que educadores, junto aos estudantes, possam construir uma aprendizagem significativa, abordando o vocabulário de um ponto de vista mais amplo. Em relação a esse contexto, acreditamos que os professores podem criar, em sala de aula, uma diversidade de situações e estratégias para que os alunos ampliem seu vocabulário, unindo seus próprios conhecimentos com as novas informações que lhes são apresentadas, inclusive em outras disciplinas que não só as de língua materna ou estrangeira. De forma a sustentar teoricamente a presente proposta, conformada na imbricação entre a Lexicografia e a Terminologia, o projeto foi respaldado nos pressupostos teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), principalmente em seu Princípio da Adequação, na Lexicografia Pedagógica e na Teoria Funcional da Lexicografia (TFL). Como resultado, obteve-se um guia didático que, dividido em uma parte teórica e outra prática, apresentou orientações teórico-metodológicas com vistas a um trabalho interdisciplinar em relação ao léxico das diferentes áreas do conhecimento. O guia traz, portanto, orientações e sugestões para que os professores e seus alunos possam desenvolver atividades que resultem na construção colaborativa de dicionários que registrem palavras/termos necessários para que os alunos possam compreender os novos conceitos que são trabalhados em sala de aula.Esta tesis se inscribe en el ámbito de los Estudios de Léxico en la línea de investigación Lexicografía, Terminología y Traducción: relaciones Textuales del Programa de Posgrado en Letras de la UFRGS. Su principal objetivo fue proponer una guía dirigida a los profesores que contiene los pasos y procedimientos para la elaboración de diccionarios especializados colaborativos por parte de alumnos de la primaria (Ensino Fundamental 1 – EF1) Los objetivos específicos fueron: (i) identificar y analizar ejemplos de diccionarios electrónicos dirigidos a niños (alumnos de EF1) disponibles en Internet con el fin de reconocer los principios y parámetros que orientan su elaboración; (ii) describir proyectos relacionados con la elaboración de diccionarios especializados llevados a cabo en dos escuelas privadas de Porto Alegre/RS; (iii) proponer un conjunto de principios, pasos y procedimientos que guíen a los profesores en la construcción colaborativa de diccionarios especializados. Partimos de la hipótesis de que, en la enseñanza básica, los profesores no suelen priorizar el vocabulario en sus clases y, por lo general, las actividades promueven la memorización de palabras/términos de forma inconexa con el contexto y significado que le pueden ser atribuidas/os. Esa reflexión pone en cuestión algunas prácticas docentes actuales y propone sugerencias para que los educadores, junto a los estudiantes, puedan construir aprendizajes significativos y abordar el vocabulario desde un punto de vista más amplio. En este contexto, pensamos que los profesores pueden crear, en sus clases, una diversidad de situaciones y estrategias que permitan a los estudiantes ampliar el vocabulario y combinar sus propios conocimientos con la nueva información que se les presenta, incluso en otras asignaturas que no solo sean la lengua materna o extranjera. Nuestra propuesta, que se conforma por la intersección entre Lexicografía y Terminología, se fundamentó en el marco teórico propuesto por la Teoría Comunicativa de la Terminología (TCT), sobre todo en su Principio de Adecuación, en Lexicografía Pedagógica y en la Teoría Funcional de la Lexicografía. Como resultado, se generó una guía didáctica que, estructurada en una parte teórica y otra práctica, presenta orientaciones teóricas y metodológicas con vistas a un trabajo interdisciplinario en lo que se refiere al léxico de las diferentes áreas del conocimiento. Por lo tanto, el manual propone pautas y sugerencias para que los profesores y sus alumnos puedan desarrollar actividades que contribuyan a la construcción colaborativa de diccionarios que registren palabras/términos relevantes para el aprendizaje de los contenidos trabajados en el clase.application/pdfporLexicografia pedagógicaAprendizagemEnsino fundamentalLexicografia : Dicionário especializadoDicionário especializadoLexicografía pedagógicaTeoría Funcional de la LexicografíaTeoría Comunicativa de la TerminologíaAprendizaje de LéxicoDiccionarios EspecializadosGuia para professores do fundamental 1 com vistas à construção colaborativa de dicionário especializado em ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135693.pdf.txt001135693.pdf.txtExtracted Texttext/plain388671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233940/2/001135693.pdf.txt2355fabca82af4700245dc976d9a0f1aMD52ORIGINAL001135693.pdfTexto completoapplication/pdf11123903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233940/1/001135693.pdf7caed4f50e90ad8e87f81630ea5df85eMD5110183/2339402022-02-22 05:16:15.997301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:16:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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