Desafios de [atu]ação docente envolvendo modelos outros de família, de gênero e de sexualidade em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daniel dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1097
Resumo: Este trabalho é o relato de uma pesquisa acerca de configurações familiares presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. A principal indagação que motivou o estudo é sobre a ocorrência ou não, nesses manuais de ensino, de modelos de famílias não tradicionais, em especial aquelas edificadas em bases homoafetivas. Esta problematização se dá a partir da análise de discursos veiculados pelas representações de composições familiares, na busca de identificar como são produzidos, reproduzidos e/ou contestados por professores e professoras que utilizam esses materiais de ensino em sala de aula. Procura analisar como a família é representada em livros escolares, investiga se os modelos de famílias reproduzidos nos instrumentos analisados contemplam casais homoafetivos e/ou apresentam membros com essa orientação, e identifica os discursos veiculados por essas representações de famílias. Além disso, busca compreender como profissionais que atuam no Ensino Médio lidam [ou não] com esse tema em suas aulas, e ainda, procura perceber os efeitos dos discursos de gênero em livros didáticos, nos discursos dos docentes que podem reforçar ou resistir aos movimentos neoconservadores. Seguindo as bases teóricas da Linguística Aplicada, a pesquisa adotou diferentes instrumentos, como análise documental e Grupo Focal (GF). Para a análise dos dados, foram adotados os princípios da Análise de Discurso Crítica (ADC), por meio das orientações de Fairclough (2003, 2001), Resende e Ramalho (2010, 2011), Magalhães (2005, 2019), e de estudiosos da temática da educação, da linguagem e de gênero e sexualidade, em Butler (1999, 2003, 2021); Foucault (1996, 2005, 2013, 2014); e Louro (2000, 2014, 2017, 2018). Os resultados da pesquisa apontam que os textos veiculados em livros didáticos do Ensino Médio difundem discursos hegemônicos de gênero e sexualidade que circulam na sociedade, não abordando esse tema numa perspectiva de promoção e respeito às diversidades, em relação às múltiplas configurações de famílias e que grande parte de professoras e professores silenciam ou reproduzem esses discursos sem proporem reflexões e problematizações que gerem atitudes de resistência e mudança social.
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Esta problematização se dá a partir da análise de discursos veiculados pelas representações de composições familiares, na busca de identificar como são produzidos, reproduzidos e/ou contestados por professores e professoras que utilizam esses materiais de ensino em sala de aula. Procura analisar como a família é representada em livros escolares, investiga se os modelos de famílias reproduzidos nos instrumentos analisados contemplam casais homoafetivos e/ou apresentam membros com essa orientação, e identifica os discursos veiculados por essas representações de famílias. Além disso, busca compreender como profissionais que atuam no Ensino Médio lidam [ou não] com esse tema em suas aulas, e ainda, procura perceber os efeitos dos discursos de gênero em livros didáticos, nos discursos dos docentes que podem reforçar ou resistir aos movimentos neoconservadores. Seguindo as bases teóricas da Linguística Aplicada, a pesquisa adotou diferentes instrumentos, como análise documental e Grupo Focal (GF). Para a análise dos dados, foram adotados os princípios da Análise de Discurso Crítica (ADC), por meio das orientações de Fairclough (2003, 2001), Resende e Ramalho (2010, 2011), Magalhães (2005, 2019), e de estudiosos da temática da educação, da linguagem e de gênero e sexualidade, em Butler (1999, 2003, 2021); Foucault (1996, 2005, 2013, 2014); e Louro (2000, 2014, 2017, 2018). Os resultados da pesquisa apontam que os textos veiculados em livros didáticos do Ensino Médio difundem discursos hegemônicos de gênero e sexualidade que circulam na sociedade, não abordando esse tema numa perspectiva de promoção e respeito às diversidades, em relação às múltiplas configurações de famílias e que grande parte de professoras e professores silenciam ou reproduzem esses discursos sem proporem reflexões e problematizações que gerem atitudes de resistência e mudança social.This work is the report of a research about family configurations present in Portuguese high school textbooks. The main question that motivated the study is about the occurrence or not, in these teaching manuals, of models of non- traditional families, especially those built on homoaffective bases. This problematization takes place from the analysis of discourses conveyed by the representations of family compositions, in the search to identify how they are produced, reproduced and/or contested by teachers who use these teaching materials in the classroom. It seeks to analyze how the family is represented in schoolbooks, investigates whether the family models reproduced in the analyzed instruments include homosexual couples and/or present members with this orientation, and identifies the discourses conveyed by these representations of families. In addition, it seeks to understand how professionals working in high school deal [or not] with this topic in their classes and seeks to understand the effects of gender discourses in textbooks, in the discourses of teachers that can reinforce or resist movements. neoconservatives. Following the theoretical bases of Applied Linguistics, the research adopted different instruments, such as document analysis and Focus Group (FG). For data analysis, the principles of Critical Discourse Analysis (CDA) were adopted, through the guidelines of Fairclough (2003, 2001), Resende and Ramalho (2010, 2011), Magalhães (2005, 2019), and scholars the theme of education, language and gender and sexuality, in Butler (1999, 2003, 2021); Foucault (1996, 2005, 2013, 2014); and Louro (2000, 2014, 2017, 2018). The research results indicate that the texts published in high school textbooks spread hegemonic discourses of gender and sexuality that circulate in society, not approaching this theme from a perspective of promotion and respect for diversities, in relation to the multiple configurations of families and that great some teachers silence or reproduce these discourses without proposing reflections and problematizations that generate attitudes of resistance and social change.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Pereira, Ariovaldo Lopeshttp://lattes.cnpq.br/0247640177440705Pereira, Ariovaldo LopesOliveira, Hélvio Frank deBorges, Guilherme FigueiraSilva, Clodoaldo Ferreira Fernandes daLima, Sostenes Cezar deBarbosa, Daniel dos Santos2022-10-20T20:15:27Z2022-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Daniel dos Santos. Desafios de [atu]ação docente envolvendo modelos outros de família, de gênero e de sexualidade em livros didáticos. 2022. 144p. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-10-20T20:15:28Zoai:tede2:tede/1096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-10-20T20:15:28Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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