Leitura e Discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Célia Bassuma
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6078
Resumo: Apesar dos inúmeros investimentos feitos na área da educação, seja no âmbito nacional ou estadual, constantemente, os meios de comunicação vêm divulgando dados alarmantes sobre o “caos” em que se encontra a educação brasileira. Neste trabalho, retomamos os documentos oficiais que buscam (re)direcionar o ensino de Língua Portuguesa, bem como refazemos um percurso histórico da passagem dos estudos da frase para os estudos do texto à luz de diferentes teorias, até chegarmos à Análise de Discurso de linha francesa, buscando demonstrar como ela pode contribuir para com o ensino de língua materna.
id UEL-3_0976f1d5e3fa2ab75d2fd253fda23722
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6078
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Leitura e DiscursoTextoDiscursoLeitura.Apesar dos inúmeros investimentos feitos na área da educação, seja no âmbito nacional ou estadual, constantemente, os meios de comunicação vêm divulgando dados alarmantes sobre o “caos” em que se encontra a educação brasileira. Neste trabalho, retomamos os documentos oficiais que buscam (re)direcionar o ensino de Língua Portuguesa, bem como refazemos um percurso histórico da passagem dos estudos da frase para os estudos do texto à luz de diferentes teorias, até chegarmos à Análise de Discurso de linha francesa, buscando demonstrar como ela pode contribuir para com o ensino de língua materna.UEL2010-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/607810.5433/2237-4876.2010v13n2p219Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 219-236Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 219-2362237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6078/6974Fernandes, Célia Bassumainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6078Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:13Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e Discurso
title Leitura e Discurso
spellingShingle Leitura e Discurso
Fernandes, Célia Bassuma
Texto
Discurso
Leitura.
title_short Leitura e Discurso
title_full Leitura e Discurso
title_fullStr Leitura e Discurso
title_full_unstemmed Leitura e Discurso
title_sort Leitura e Discurso
author Fernandes, Célia Bassuma
author_facet Fernandes, Célia Bassuma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Célia Bassuma
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Discurso
Leitura.
topic Texto
Discurso
Leitura.
description Apesar dos inúmeros investimentos feitos na área da educação, seja no âmbito nacional ou estadual, constantemente, os meios de comunicação vêm divulgando dados alarmantes sobre o “caos” em que se encontra a educação brasileira. Neste trabalho, retomamos os documentos oficiais que buscam (re)direcionar o ensino de Língua Portuguesa, bem como refazemos um percurso histórico da passagem dos estudos da frase para os estudos do texto à luz de diferentes teorias, até chegarmos à Análise de Discurso de linha francesa, buscando demonstrar como ela pode contribuir para com o ensino de língua materna.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6078
10.5433/2237-4876.2010v13n2p219
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6078
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2010v13n2p219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6078/6974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 13 No. 2 (2010): Volume Atemático; 219-236
Signum: Estudos da Linguagem; v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático; 219-236
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962441408512