Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzen, Bruna Alexandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992
Resumo: Este artigo investiga a relação entre processamento anafórico e leitura em perspectiva psicolinguística, visando conhecer e analisar estudos brasileiros que relacionam esses dois eixos e propor ponderações acerca de implicações pedagógicas ao ensino da leitura. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica, desenvolvida pelo método de revisão sistemática e pelo estudo da literatura acerca do processamento e da compreensão em leitura e do seu ensino. As pesquisas analisadas no estudo de revisão são experimentais e seus resultados demonstram diferenças de custos de processamento geradas por distintas construções anafóricas. Quanto às implicações pedagógicas, as ponderações respaldam-se nos seguintes princípios: 1) leitura se ensina; 2) o estímulo a que o/a leitor/a acessa visando à compreensão é o texto escrito; 3) a natureza e a constituição do texto têm implicações diretas tanto no processamento quanto no seu resultado; 4) o texto escrito se constitui por meio de uma trama da qual a correferenciação é parte importante; 5) a resolução de anáforas, portanto, é fundamental à compreensão dos textos e deve ser explícita e sistematicamente ensinada, não se tratando, assim, de análise do texto pelo texto em sala de aula, mas de sua análise na relação com o/a leitor/a em atividade de leitura objetivando à compreensão.
id UEL-3_238980fb89a63a05d35b1e96f892baec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39992
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a lerProcessamento anafóricoEnsino e aprendizagem de leituraRevisão sistemáticaLinguísticaPsicolinguísticaEducaçãoEste artigo investiga a relação entre processamento anafórico e leitura em perspectiva psicolinguística, visando conhecer e analisar estudos brasileiros que relacionam esses dois eixos e propor ponderações acerca de implicações pedagógicas ao ensino da leitura. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica, desenvolvida pelo método de revisão sistemática e pelo estudo da literatura acerca do processamento e da compreensão em leitura e do seu ensino. As pesquisas analisadas no estudo de revisão são experimentais e seus resultados demonstram diferenças de custos de processamento geradas por distintas construções anafóricas. Quanto às implicações pedagógicas, as ponderações respaldam-se nos seguintes princípios: 1) leitura se ensina; 2) o estímulo a que o/a leitor/a acessa visando à compreensão é o texto escrito; 3) a natureza e a constituição do texto têm implicações diretas tanto no processamento quanto no seu resultado; 4) o texto escrito se constitui por meio de uma trama da qual a correferenciação é parte importante; 5) a resolução de anáforas, portanto, é fundamental à compreensão dos textos e deve ser explícita e sistematicamente ensinada, não se tratando, assim, de análise do texto pelo texto em sala de aula, mas de sua análise na relação com o/a leitor/a em atividade de leitura objetivando à compreensão.UEL2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3999210.5433/2237-4876.2020v23n1p9Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 9-30Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 9-302237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992/28906https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992/29150Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranzen, Bruna AlexandraSouza, Ana Cláudia2022-11-16T18:20:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39992Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:20:08Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
title Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
spellingShingle Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
Franzen, Bruna Alexandra
Processamento anafórico
Ensino e aprendizagem de leitura
Revisão sistemática
Linguística
Psicolinguística
Educação
title_short Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
title_full Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
title_fullStr Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
title_full_unstemmed Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
title_sort Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
author Franzen, Bruna Alexandra
author_facet Franzen, Bruna Alexandra
Souza, Ana Cláudia
author_role author
author2 Souza, Ana Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzen, Bruna Alexandra
Souza, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento anafórico
Ensino e aprendizagem de leitura
Revisão sistemática
Linguística
Psicolinguística
Educação
topic Processamento anafórico
Ensino e aprendizagem de leitura
Revisão sistemática
Linguística
Psicolinguística
Educação
description Este artigo investiga a relação entre processamento anafórico e leitura em perspectiva psicolinguística, visando conhecer e analisar estudos brasileiros que relacionam esses dois eixos e propor ponderações acerca de implicações pedagógicas ao ensino da leitura. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica, desenvolvida pelo método de revisão sistemática e pelo estudo da literatura acerca do processamento e da compreensão em leitura e do seu ensino. As pesquisas analisadas no estudo de revisão são experimentais e seus resultados demonstram diferenças de custos de processamento geradas por distintas construções anafóricas. Quanto às implicações pedagógicas, as ponderações respaldam-se nos seguintes princípios: 1) leitura se ensina; 2) o estímulo a que o/a leitor/a acessa visando à compreensão é o texto escrito; 3) a natureza e a constituição do texto têm implicações diretas tanto no processamento quanto no seu resultado; 4) o texto escrito se constitui por meio de uma trama da qual a correferenciação é parte importante; 5) a resolução de anáforas, portanto, é fundamental à compreensão dos textos e deve ser explícita e sistematicamente ensinada, não se tratando, assim, de análise do texto pelo texto em sala de aula, mas de sua análise na relação com o/a leitor/a em atividade de leitura objetivando à compreensão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992
10.5433/2237-4876.2020v23n1p9
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2020v23n1p9
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992/28906
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992/29150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 9-30
Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 1 (2020): Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: metodologias; processos de avaliação e propostas; 9-30
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964299485184