Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Érica Rogéria da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Figueira-Borges, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208
Resumo: Este artigo objetiva analisar representações sociais de mulheres presentes em Livros Didáticos de Português (LDP), distribuídos no Ensino Médio de escolas estaduais, selecionados com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2011, 2013, 2014, 2016), em diálogo com a noção de “identidade de gênero”, de Louro (1997, 2008). O corpus de análise é formado por textos linguístico-visuais coletados das três coleções de manuais do Ensino Médio mais escolhidas pelas escolas do Estado de Minas Gerais.  A partir das análises, constatamos que o corpus apresenta textos linguístico-visuais que permitem levantar possíveis questionamentos sobre representações de gênero normalizadas para a mulher. No entanto, foram majoritárias as cenas em que se reproduzem papéis já naturalizados e fundamentados no modelo tradicional de relações de gênero assimétricas.Portanto, neste artigo, apresentamos interpretações outras de materialidades linguístico-visuais de LDPs, delineando possíveis práticas de enfrentamento ao machismo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa.
id UEL-3_246cc522e77eea23f22756f7a6ef1f40
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43208
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino MédioLivro Didático de PortuguêsDiscursoIdentidade de Gênero.Este artigo objetiva analisar representações sociais de mulheres presentes em Livros Didáticos de Português (LDP), distribuídos no Ensino Médio de escolas estaduais, selecionados com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2011, 2013, 2014, 2016), em diálogo com a noção de “identidade de gênero”, de Louro (1997, 2008). O corpus de análise é formado por textos linguístico-visuais coletados das três coleções de manuais do Ensino Médio mais escolhidas pelas escolas do Estado de Minas Gerais.  A partir das análises, constatamos que o corpus apresenta textos linguístico-visuais que permitem levantar possíveis questionamentos sobre representações de gênero normalizadas para a mulher. No entanto, foram majoritárias as cenas em que se reproduzem papéis já naturalizados e fundamentados no modelo tradicional de relações de gênero assimétricas.Portanto, neste artigo, apresentamos interpretações outras de materialidades linguístico-visuais de LDPs, delineando possíveis práticas de enfrentamento ao machismo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa.UEL2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4320810.5433/2237-4876.2021v24n3p30Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 3 (2021): Volume Atemático; 30-42Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 3 (2021): Volume Atemático; 30-422237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31820https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31822Copyright (c) 2022 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Érica Rogéria daFigueira-Borges, Guilherme2022-11-03T13:36:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43208Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-03T13:36:19Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
title Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
spellingShingle Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
Silva, Érica Rogéria da
Livro Didático de Português
Discurso
Identidade de Gênero.
title_short Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
title_full Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
title_fullStr Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
title_full_unstemmed Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
title_sort Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
author Silva, Érica Rogéria da
author_facet Silva, Érica Rogéria da
Figueira-Borges, Guilherme
author_role author
author2 Figueira-Borges, Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Érica Rogéria da
Figueira-Borges, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático de Português
Discurso
Identidade de Gênero.
topic Livro Didático de Português
Discurso
Identidade de Gênero.
description Este artigo objetiva analisar representações sociais de mulheres presentes em Livros Didáticos de Português (LDP), distribuídos no Ensino Médio de escolas estaduais, selecionados com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2011, 2013, 2014, 2016), em diálogo com a noção de “identidade de gênero”, de Louro (1997, 2008). O corpus de análise é formado por textos linguístico-visuais coletados das três coleções de manuais do Ensino Médio mais escolhidas pelas escolas do Estado de Minas Gerais.  A partir das análises, constatamos que o corpus apresenta textos linguístico-visuais que permitem levantar possíveis questionamentos sobre representações de gênero normalizadas para a mulher. No entanto, foram majoritárias as cenas em que se reproduzem papéis já naturalizados e fundamentados no modelo tradicional de relações de gênero assimétricas.Portanto, neste artigo, apresentamos interpretações outras de materialidades linguístico-visuais de LDPs, delineando possíveis práticas de enfrentamento ao machismo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208
10.5433/2237-4876.2021v24n3p30
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n3p30
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31820
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 3 (2021): Volume Atemático; 30-42
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 3 (2021): Volume Atemático; 30-42
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964371836928