Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar representações sociais de mulheres presentes em Livros Didáticos de Português (LDP), distribuídos no Ensino Médio de escolas estaduais, selecionados com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2011, 2013, 2014, 2016), em diálogo com a noção de “identidade de gênero”, de Louro (1997, 2008). O corpus de análise é formado por textos linguístico-visuais coletados das três coleções de manuais do Ensino Médio mais escolhidas pelas escolas do Estado de Minas Gerais. A partir das análises, constatamos que o corpus apresenta textos linguístico-visuais que permitem levantar possíveis questionamentos sobre representações de gênero normalizadas para a mulher. No entanto, foram majoritárias as cenas em que se reproduzem papéis já naturalizados e fundamentados no modelo tradicional de relações de gênero assimétricas.Portanto, neste artigo, apresentamos interpretações outras de materialidades linguístico-visuais de LDPs, delineando possíveis práticas de enfrentamento ao machismo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa. |
id |
UEL-3_246cc522e77eea23f22756f7a6ef1f40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43208 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino MédioLivro Didático de PortuguêsDiscursoIdentidade de Gênero.Este artigo objetiva analisar representações sociais de mulheres presentes em Livros Didáticos de Português (LDP), distribuídos no Ensino Médio de escolas estaduais, selecionados com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2011, 2013, 2014, 2016), em diálogo com a noção de “identidade de gênero”, de Louro (1997, 2008). O corpus de análise é formado por textos linguístico-visuais coletados das três coleções de manuais do Ensino Médio mais escolhidas pelas escolas do Estado de Minas Gerais. A partir das análises, constatamos que o corpus apresenta textos linguístico-visuais que permitem levantar possíveis questionamentos sobre representações de gênero normalizadas para a mulher. No entanto, foram majoritárias as cenas em que se reproduzem papéis já naturalizados e fundamentados no modelo tradicional de relações de gênero assimétricas.Portanto, neste artigo, apresentamos interpretações outras de materialidades linguístico-visuais de LDPs, delineando possíveis práticas de enfrentamento ao machismo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa.UEL2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4320810.5433/2237-4876.2021v24n3p30Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 3 (2021): Volume Atemático; 30-42Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 3 (2021): Volume Atemático; 30-422237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31820https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31822Copyright (c) 2022 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Érica Rogéria daFigueira-Borges, Guilherme2022-11-03T13:36:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43208Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-03T13:36:19Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio |
title |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio |
spellingShingle |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio Silva, Érica Rogéria da Livro Didático de Português Discurso Identidade de Gênero. |
title_short |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio |
title_full |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio |
title_fullStr |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio |
title_sort |
Representações de Mulheres em Materialidades Linguístico-visuais de Livros Didáticos de Português do Ensino Médio |
author |
Silva, Érica Rogéria da |
author_facet |
Silva, Érica Rogéria da Figueira-Borges, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Figueira-Borges, Guilherme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Érica Rogéria da Figueira-Borges, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático de Português Discurso Identidade de Gênero. |
topic |
Livro Didático de Português Discurso Identidade de Gênero. |
description |
Este artigo objetiva analisar representações sociais de mulheres presentes em Livros Didáticos de Português (LDP), distribuídos no Ensino Médio de escolas estaduais, selecionados com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (2009, 2011, 2013, 2014, 2016), em diálogo com a noção de “identidade de gênero”, de Louro (1997, 2008). O corpus de análise é formado por textos linguístico-visuais coletados das três coleções de manuais do Ensino Médio mais escolhidas pelas escolas do Estado de Minas Gerais. A partir das análises, constatamos que o corpus apresenta textos linguístico-visuais que permitem levantar possíveis questionamentos sobre representações de gênero normalizadas para a mulher. No entanto, foram majoritárias as cenas em que se reproduzem papéis já naturalizados e fundamentados no modelo tradicional de relações de gênero assimétricas.Portanto, neste artigo, apresentamos interpretações outras de materialidades linguístico-visuais de LDPs, delineando possíveis práticas de enfrentamento ao machismo no ensino-aprendizagem da língua portuguesa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208 10.5433/2237-4876.2021v24n3p30 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n3p30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31820 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43208/31822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 3 (2021): Volume Atemático; 30-42 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 3 (2021): Volume Atemático; 30-42 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964371836928 |