Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8290 |
Resumo: | Práticas de leitura de textos em português têm sido alvo de muitos pesquisadores. Pesquisas nacionais e internacionais apontam este como um ponto frágil da educação brasileira. Este artigo objetiva mostrar uma mudança de atuação docente, por meio do pensar alto em grupo, um instrumento pedagógico e uma metodologia de pesquisa, aliado à técnica do “revozeamento”, cujo objetivo é valorizar as contribuições dos estudantes durante discussão de textos em grupo. Os dados referem-se a uma classe de universitários de Publicidade e Propaganda. Os resultados benéficos traduziram-se em um professor orquestrador das vozes dos alunos, relações menos conflituosas e alunos mais autoconfiantes, reflexivos e críticos. |
id |
UEL-3_2a6d7fe3dc4816a7827532b032fef940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8290 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento”práticas de leituraprofessor orquestrador“pensar alto em grupo”Práticas de leitura de textos em português têm sido alvo de muitos pesquisadores. Pesquisas nacionais e internacionais apontam este como um ponto frágil da educação brasileira. Este artigo objetiva mostrar uma mudança de atuação docente, por meio do pensar alto em grupo, um instrumento pedagógico e uma metodologia de pesquisa, aliado à técnica do “revozeamento”, cujo objetivo é valorizar as contribuições dos estudantes durante discussão de textos em grupo. Os dados referem-se a uma classe de universitários de Publicidade e Propaganda. Os resultados benéficos traduziram-se em um professor orquestrador das vozes dos alunos, relações menos conflituosas e alunos mais autoconfiantes, reflexivos e críticos.UEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa aplicadaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/829010.5433/2237-4876.2011v14n2p261Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 261-282Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 261-2822237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8290/9570Lemos, Vilmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8290Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” |
title |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” |
spellingShingle |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” Lemos, Vilma práticas de leitura professor orquestrador “pensar alto em grupo” |
title_short |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” |
title_full |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” |
title_fullStr |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” |
title_full_unstemmed |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” |
title_sort |
Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento” |
author |
Lemos, Vilma |
author_facet |
Lemos, Vilma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas de leitura professor orquestrador “pensar alto em grupo” |
topic |
práticas de leitura professor orquestrador “pensar alto em grupo” |
description |
Práticas de leitura de textos em português têm sido alvo de muitos pesquisadores. Pesquisas nacionais e internacionais apontam este como um ponto frágil da educação brasileira. Este artigo objetiva mostrar uma mudança de atuação docente, por meio do pensar alto em grupo, um instrumento pedagógico e uma metodologia de pesquisa, aliado à técnica do “revozeamento”, cujo objetivo é valorizar as contribuições dos estudantes durante discussão de textos em grupo. Os dados referem-se a uma classe de universitários de Publicidade e Propaganda. Os resultados benéficos traduziram-se em um professor orquestrador das vozes dos alunos, relações menos conflituosas e alunos mais autoconfiantes, reflexivos e críticos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa aplicada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8290 10.5433/2237-4876.2011v14n2p261 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8290 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2011v14n2p261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8290/9570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 261-282 Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 261-282 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962473914368 |