Mudando paradigmas em leitura de textos: a orquestração do professor, o pensar alto em grupo e a técnica do “revozeamento”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Vilma
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8290
Resumo: Práticas de leitura de textos em português têm sido alvo de muitos pesquisadores. Pesquisas nacionais e internacionais apontam este como um ponto frágil da educação brasileira. Este artigo objetiva mostrar uma mudança de atuação docente, por meio do pensar alto em grupo, um instrumento pedagógico e uma metodologia de pesquisa, aliado à técnica do “revozeamento”, cujo objetivo é valorizar as contribuições dos estudantes durante discussão de textos em grupo. Os dados referem-se a uma classe de universitários de Publicidade e Propaganda. Os resultados benéficos traduziram-se em um professor orquestrador das vozes dos alunos, relações menos conflituosas e alunos mais autoconfiantes, reflexivos e críticos.
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