A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignatieva, Natalia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodríguez Vergara, Daniel, Zamudio Jasso, Victoria, Jiménez Sánchez, Guillermo Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo foco está na análise de textos discentes em três disciplinas das ciências humanas. O objetivo do estudo foi determinar, do ponto de vista sistêmico-funcional e por meio de uma análise da transitividade e dos tipos de processos, como diferentes campos do conhecimento e da experiência são representados nos textos dos alunos. Na análise, consideramos 80 textos escritos por estudantes de literatura, história e geografia em nível de graduação. Os textos pertencem a quatro gêneros distintos: ensaio, pergunta-resposta, resenha e relatório, todos redigidos em espanhol. A metodologia contou com análises quantitativa e qualitativa dos processos e sua tipologia em cada texto, seguida de uma análise comparativa entre as disciplinas e entre os gêneros de cada uma. Os resultados evidenciaram tanto semelhanças que identificam tais disciplinas como pertencentes à área de humanidades quanto diferenças que refletem seus campos específicos de conhecimento e sua construção de significados.
id UEL-3_47e3f9ec65aaee122f295285751d213d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41873
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcionalTransitividadeHumanidadesTextos acadêmicos8.01.06.00-5 Lingüística AplicadaEste artigo apresenta os resultados de um estudo cujo foco está na análise de textos discentes em três disciplinas das ciências humanas. O objetivo do estudo foi determinar, do ponto de vista sistêmico-funcional e por meio de uma análise da transitividade e dos tipos de processos, como diferentes campos do conhecimento e da experiência são representados nos textos dos alunos. Na análise, consideramos 80 textos escritos por estudantes de literatura, história e geografia em nível de graduação. Os textos pertencem a quatro gêneros distintos: ensaio, pergunta-resposta, resenha e relatório, todos redigidos em espanhol. A metodologia contou com análises quantitativa e qualitativa dos processos e sua tipologia em cada texto, seguida de uma análise comparativa entre as disciplinas e entre os gêneros de cada uma. Os resultados evidenciaram tanto semelhanças que identificam tais disciplinas como pertencentes à área de humanidades quanto diferenças que refletem seus campos específicos de conhecimento e sua construção de significados.UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4187310.5433/2237-4876.2021v24n1p24Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-42Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-422237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30320https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30321Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIgnatieva, NataliaRodríguez Vergara, DanielZamudio Jasso, VictoriaJiménez Sánchez, Guillermo Daniel2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41873Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
title A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
spellingShingle A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
Ignatieva, Natalia
Transitividade
Humanidades
Textos acadêmicos
8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada
title_short A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
title_full A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
title_fullStr A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
title_full_unstemmed A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
title_sort A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
author Ignatieva, Natalia
author_facet Ignatieva, Natalia
Rodríguez Vergara, Daniel
Zamudio Jasso, Victoria
Jiménez Sánchez, Guillermo Daniel
author_role author
author2 Rodríguez Vergara, Daniel
Zamudio Jasso, Victoria
Jiménez Sánchez, Guillermo Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ignatieva, Natalia
Rodríguez Vergara, Daniel
Zamudio Jasso, Victoria
Jiménez Sánchez, Guillermo Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Transitividade
Humanidades
Textos acadêmicos
8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada
topic Transitividade
Humanidades
Textos acadêmicos
8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada
description Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo foco está na análise de textos discentes em três disciplinas das ciências humanas. O objetivo do estudo foi determinar, do ponto de vista sistêmico-funcional e por meio de uma análise da transitividade e dos tipos de processos, como diferentes campos do conhecimento e da experiência são representados nos textos dos alunos. Na análise, consideramos 80 textos escritos por estudantes de literatura, história e geografia em nível de graduação. Os textos pertencem a quatro gêneros distintos: ensaio, pergunta-resposta, resenha e relatório, todos redigidos em espanhol. A metodologia contou com análises quantitativa e qualitativa dos processos e sua tipologia em cada texto, seguida de uma análise comparativa entre as disciplinas e entre os gêneros de cada uma. Os resultados evidenciaram tanto semelhanças que identificam tais disciplinas como pertencentes à área de humanidades quanto diferenças que refletem seus campos específicos de conhecimento e sua construção de significados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873
10.5433/2237-4876.2021v24n1p24
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n1p24
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30320
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-42
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-42
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964350865408