A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo foco está na análise de textos discentes em três disciplinas das ciências humanas. O objetivo do estudo foi determinar, do ponto de vista sistêmico-funcional e por meio de uma análise da transitividade e dos tipos de processos, como diferentes campos do conhecimento e da experiência são representados nos textos dos alunos. Na análise, consideramos 80 textos escritos por estudantes de literatura, história e geografia em nível de graduação. Os textos pertencem a quatro gêneros distintos: ensaio, pergunta-resposta, resenha e relatório, todos redigidos em espanhol. A metodologia contou com análises quantitativa e qualitativa dos processos e sua tipologia em cada texto, seguida de uma análise comparativa entre as disciplinas e entre os gêneros de cada uma. Os resultados evidenciaram tanto semelhanças que identificam tais disciplinas como pertencentes à área de humanidades quanto diferenças que refletem seus campos específicos de conhecimento e sua construção de significados. |
id |
UEL-3_47e3f9ec65aaee122f295285751d213d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41873 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcionalTransitividadeHumanidadesTextos acadêmicos8.01.06.00-5 Lingüística AplicadaEste artigo apresenta os resultados de um estudo cujo foco está na análise de textos discentes em três disciplinas das ciências humanas. O objetivo do estudo foi determinar, do ponto de vista sistêmico-funcional e por meio de uma análise da transitividade e dos tipos de processos, como diferentes campos do conhecimento e da experiência são representados nos textos dos alunos. Na análise, consideramos 80 textos escritos por estudantes de literatura, história e geografia em nível de graduação. Os textos pertencem a quatro gêneros distintos: ensaio, pergunta-resposta, resenha e relatório, todos redigidos em espanhol. A metodologia contou com análises quantitativa e qualitativa dos processos e sua tipologia em cada texto, seguida de uma análise comparativa entre as disciplinas e entre os gêneros de cada uma. Os resultados evidenciaram tanto semelhanças que identificam tais disciplinas como pertencentes à área de humanidades quanto diferenças que refletem seus campos específicos de conhecimento e sua construção de significados.UEL2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4187310.5433/2237-4876.2021v24n1p24Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-42Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-422237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30320https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30321Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIgnatieva, NataliaRodríguez Vergara, DanielZamudio Jasso, VictoriaJiménez Sánchez, Guillermo Daniel2022-12-22T20:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41873Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T20:09:11Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional |
title |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional |
spellingShingle |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional Ignatieva, Natalia Transitividade Humanidades Textos acadêmicos 8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada |
title_short |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional |
title_full |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional |
title_fullStr |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional |
title_full_unstemmed |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional |
title_sort |
A Interpretação da Experiência por Meio da Transitividade na Escrita Acadêmica de Estudantes em Disciplinas Humanísticas: uma análise sistêmico-funcional |
author |
Ignatieva, Natalia |
author_facet |
Ignatieva, Natalia Rodríguez Vergara, Daniel Zamudio Jasso, Victoria Jiménez Sánchez, Guillermo Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Rodríguez Vergara, Daniel Zamudio Jasso, Victoria Jiménez Sánchez, Guillermo Daniel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ignatieva, Natalia Rodríguez Vergara, Daniel Zamudio Jasso, Victoria Jiménez Sánchez, Guillermo Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transitividade Humanidades Textos acadêmicos 8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada |
topic |
Transitividade Humanidades Textos acadêmicos 8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada |
description |
Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo foco está na análise de textos discentes em três disciplinas das ciências humanas. O objetivo do estudo foi determinar, do ponto de vista sistêmico-funcional e por meio de uma análise da transitividade e dos tipos de processos, como diferentes campos do conhecimento e da experiência são representados nos textos dos alunos. Na análise, consideramos 80 textos escritos por estudantes de literatura, história e geografia em nível de graduação. Os textos pertencem a quatro gêneros distintos: ensaio, pergunta-resposta, resenha e relatório, todos redigidos em espanhol. A metodologia contou com análises quantitativa e qualitativa dos processos e sua tipologia em cada texto, seguida de uma análise comparativa entre as disciplinas e entre os gêneros de cada uma. Os resultados evidenciaram tanto semelhanças que identificam tais disciplinas como pertencentes à área de humanidades quanto diferenças que refletem seus campos específicos de conhecimento e sua construção de significados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873 10.5433/2237-4876.2021v24n1p24 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n1p24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30320 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41873/30321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-42 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 1 (2021): Letramentos Acadêmico-Científicos no Ensino Superior; 24-42 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964350865408 |