A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Luzia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529
Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada destinada a professores-coordenadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, durante a qual foram discutidas as possibilidades de atividades com o anúncio publicitário, mas visando também à revisão no modo de conceber e analisar textos de diferentes gêneros textuais. Para fundamentar nossas discussões, nos apoiamos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999, 2006), na discussão sobre as características de textos publicitários de Carrascoza (1999), em dissertações e artigos de especialistas da linguagem (Grice, 1982; Maingueneau, 2004; Balocco, 2005; Silva, 2007; Bueno, no prelo). Na oficina com os coordenadores, as discussões sobre a abordagem teórica, a elaboração do modelo didático e de exercícios de uma sequência didática  possibilitaram para estes a percepção de que a visão tradicional de ensino de textos precisa ser revista e o trabalho com gêneros precisa ir além da mera exploração superficial da estrutura de um texto ou das representações que se tem sobre ele, além da necessidade de se buscar diferentes aportes teóricos para que haja a boa compreensão dos textos.
id UEL-3_68cbe5059480d8aed9a40e0eea19e54c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8529
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impressoGêneros textuaisAnúncio publicitárioFormação continuadaEste artigo tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada destinada a professores-coordenadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, durante a qual foram discutidas as possibilidades de atividades com o anúncio publicitário, mas visando também à revisão no modo de conceber e analisar textos de diferentes gêneros textuais. Para fundamentar nossas discussões, nos apoiamos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999, 2006), na discussão sobre as características de textos publicitários de Carrascoza (1999), em dissertações e artigos de especialistas da linguagem (Grice, 1982; Maingueneau, 2004; Balocco, 2005; Silva, 2007; Bueno, no prelo). Na oficina com os coordenadores, as discussões sobre a abordagem teórica, a elaboração do modelo didático e de exercícios de uma sequência didática  possibilitaram para estes a percepção de que a visão tradicional de ensino de textos precisa ser revista e o trabalho com gêneros precisa ir além da mera exploração superficial da estrutura de um texto ou das representações que se tem sobre ele, além da necessidade de se buscar diferentes aportes teóricos para que haja a boa compreensão dos textos.UEL2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literatura; Análise de textosapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/852910.5433/2237-4876.2011v14n1p101Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-119Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-1192237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529/pdfBueno, Luziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:21:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8529Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:48Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
title A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
spellingShingle A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
Bueno, Luzia
Gêneros textuais
Anúncio publicitário
Formação continuada
title_short A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
title_full A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
title_fullStr A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
title_full_unstemmed A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
title_sort A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
author Bueno, Luzia
author_facet Bueno, Luzia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Anúncio publicitário
Formação continuada
topic Gêneros textuais
Anúncio publicitário
Formação continuada
description Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada destinada a professores-coordenadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, durante a qual foram discutidas as possibilidades de atividades com o anúncio publicitário, mas visando também à revisão no modo de conceber e analisar textos de diferentes gêneros textuais. Para fundamentar nossas discussões, nos apoiamos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999, 2006), na discussão sobre as características de textos publicitários de Carrascoza (1999), em dissertações e artigos de especialistas da linguagem (Grice, 1982; Maingueneau, 2004; Balocco, 2005; Silva, 2007; Bueno, no prelo). Na oficina com os coordenadores, as discussões sobre a abordagem teórica, a elaboração do modelo didático e de exercícios de uma sequência didática  possibilitaram para estes a percepção de que a visão tradicional de ensino de textos precisa ser revista e o trabalho com gêneros precisa ir além da mera exploração superficial da estrutura de um texto ou das representações que se tem sobre ele, além da necessidade de se buscar diferentes aportes teóricos para que haja a boa compreensão dos textos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura; Análise de textos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529
10.5433/2237-4876.2011v14n1p101
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2011v14n1p101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-119
Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-119
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962503274496