A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada destinada a professores-coordenadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, durante a qual foram discutidas as possibilidades de atividades com o anúncio publicitário, mas visando também à revisão no modo de conceber e analisar textos de diferentes gêneros textuais. Para fundamentar nossas discussões, nos apoiamos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999, 2006), na discussão sobre as características de textos publicitários de Carrascoza (1999), em dissertações e artigos de especialistas da linguagem (Grice, 1982; Maingueneau, 2004; Balocco, 2005; Silva, 2007; Bueno, no prelo). Na oficina com os coordenadores, as discussões sobre a abordagem teórica, a elaboração do modelo didático e de exercícios de uma sequência didática possibilitaram para estes a percepção de que a visão tradicional de ensino de textos precisa ser revista e o trabalho com gêneros precisa ir além da mera exploração superficial da estrutura de um texto ou das representações que se tem sobre ele, além da necessidade de se buscar diferentes aportes teóricos para que haja a boa compreensão dos textos. |
id |
UEL-3_68cbe5059480d8aed9a40e0eea19e54c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8529 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impressoGêneros textuaisAnúncio publicitárioFormação continuadaEste artigo tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada destinada a professores-coordenadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, durante a qual foram discutidas as possibilidades de atividades com o anúncio publicitário, mas visando também à revisão no modo de conceber e analisar textos de diferentes gêneros textuais. Para fundamentar nossas discussões, nos apoiamos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999, 2006), na discussão sobre as características de textos publicitários de Carrascoza (1999), em dissertações e artigos de especialistas da linguagem (Grice, 1982; Maingueneau, 2004; Balocco, 2005; Silva, 2007; Bueno, no prelo). Na oficina com os coordenadores, as discussões sobre a abordagem teórica, a elaboração do modelo didático e de exercícios de uma sequência didática possibilitaram para estes a percepção de que a visão tradicional de ensino de textos precisa ser revista e o trabalho com gêneros precisa ir além da mera exploração superficial da estrutura de um texto ou das representações que se tem sobre ele, além da necessidade de se buscar diferentes aportes teóricos para que haja a boa compreensão dos textos.UEL2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literatura; Análise de textosapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/852910.5433/2237-4876.2011v14n1p101Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-119Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-1192237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529/pdfBueno, Luziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:21:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8529Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:48Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso |
title |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso |
spellingShingle |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso Bueno, Luzia Gêneros textuais Anúncio publicitário Formação continuada |
title_short |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso |
title_full |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso |
title_fullStr |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso |
title_full_unstemmed |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso |
title_sort |
A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso |
author |
Bueno, Luzia |
author_facet |
Bueno, Luzia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Luzia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Anúncio publicitário Formação continuada |
topic |
Gêneros textuais Anúncio publicitário Formação continuada |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada destinada a professores-coordenadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, durante a qual foram discutidas as possibilidades de atividades com o anúncio publicitário, mas visando também à revisão no modo de conceber e analisar textos de diferentes gêneros textuais. Para fundamentar nossas discussões, nos apoiamos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999, 2006), na discussão sobre as características de textos publicitários de Carrascoza (1999), em dissertações e artigos de especialistas da linguagem (Grice, 1982; Maingueneau, 2004; Balocco, 2005; Silva, 2007; Bueno, no prelo). Na oficina com os coordenadores, as discussões sobre a abordagem teórica, a elaboração do modelo didático e de exercícios de uma sequência didática possibilitaram para estes a percepção de que a visão tradicional de ensino de textos precisa ser revista e o trabalho com gêneros precisa ir além da mera exploração superficial da estrutura de um texto ou das representações que se tem sobre ele, além da necessidade de se buscar diferentes aportes teóricos para que haja a boa compreensão dos textos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de Literatura; Análise de textos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529 10.5433/2237-4876.2011v14n1p101 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2011v14n1p101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-119 Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 101-119 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962503274496 |