A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Ana Cristina Biondo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do GEL
Texto Completo: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18
Resumo: Este artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento.
id GEL-1_457d0616dc65ef0103ca81fd41a6cc4a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/18
network_acronym_str GEL-1
network_name_str Revista do GEL
repository_id_str
spelling A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUASEnsino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural.Ensino de Língua estrangeiraEste artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento.Revista do Gel2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18Revista do GEL; v. 10 n. 2 (2013): Revista do GEL ; 42-761984-591X1806-4906reponame:Revista do GELinstname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)instacron:GELporhttps://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18/167Salomão, Ana Cristina Biondoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-28T15:20:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/18Revistahttps://revistas.gel.org.br/rgONGhttps://revistas.gel.org.br/rg/oai||revistadogel@gmail.com1984-591X1806-4906opendoar:2021-12-28T15:20:50Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
title A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
spellingShingle A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Salomão, Ana Cristina Biondo
Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural.
Ensino de Língua estrangeira
title_short A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
title_full A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
title_fullStr A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
title_sort A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
author Salomão, Ana Cristina Biondo
author_facet Salomão, Ana Cristina Biondo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Ana Cristina Biondo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural.
Ensino de Língua estrangeira
topic Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Teoria sociocultural.
Ensino de Língua estrangeira
description Este artigo pretende traçar um histórico do desenvolvimento da formação de professores de línguas no Brasil e no exterior, assim como discutir os postulados da perspectiva sociocultural, de Vygotsky, como base teórica na qual a formação pode se ancorar na contemporaneidade. Uma vez que aprender a ensinar hoje é entendido como um processo longo e complexo de desenvolvimento, resultado da participação em práticas sociais e contextos associados ao ensino e aprendizagem, pretendemos discutir de que modo tal perspectiva teórica vem ao encontro de uma visão interpretativista da realidade e propicia elementos para a (re)construção e transformação das práticas docentes, colocando o conhecimento como íntima e dinamicamente ligado à experiência e destacando o papel do agenciamento humano em seu próprio desenvolvimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18
url https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/18/167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
publisher.none.fl_str_mv Revista do Gel
dc.source.none.fl_str_mv Revista do GEL; v. 10 n. 2 (2013): Revista do GEL ; 42-76
1984-591X
1806-4906
reponame:Revista do GEL
instname:Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron:GEL
instname_str Grupo de estudos linguísticos (GEL)
instacron_str GEL
institution GEL
reponame_str Revista do GEL
collection Revista do GEL
repository.name.fl_str_mv Revista do GEL - Grupo de estudos linguísticos (GEL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadogel@gmail.com
_version_ 1798948113265721344