A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stutz, Lidia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578
Resumo: This research paper presents an analysis of a didactic sequence (DS), developed by two pre-service English language teachers of (PSELT) during their practicum in a public university in the state of Paraná. The DS - based on the sitcom ‘Friends’ - is designed for a third grade class at a public High School. We intend to investigate the configurations of the DS considering its external organization (language capacities) and internal organization (coherence of aims). Concerning the DS external organization, the results show that there is a juxtaposition of tasks focusing on action capacities and linguistic discursive capacities. Regarding its internal organization, the objectives are only partially achieved. The results indicate the need for PSELTs to reflect on the DS’s successive changes.
id UEL-3_b88331896aeef4aa8f65658ad9921d92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8578
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesaA construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesaEnglish language pre-service teacher educationDidactic sequenceExternal and internal organizationFormação inicial de professores em língua inglesaSequência didáticaOrganização externa e internaThis research paper presents an analysis of a didactic sequence (DS), developed by two pre-service English language teachers of (PSELT) during their practicum in a public university in the state of Paraná. The DS - based on the sitcom ‘Friends’ - is designed for a third grade class at a public High School. We intend to investigate the configurations of the DS considering its external organization (language capacities) and internal organization (coherence of aims). Concerning the DS external organization, the results show that there is a juxtaposition of tasks focusing on action capacities and linguistic discursive capacities. Regarding its internal organization, the objectives are only partially achieved. The results indicate the need for PSELTs to reflect on the DS’s successive changes.Este artigo apresenta uma análise de uma sequência didática (SD) elaborada por duas alunas-professoras de língua inglesa (APLIs) quando em estágio supervisionado em uma universidade pública do interior do Paraná. A SD é destinada a alunos da terceira série do Ensino Média público com base no gênero sitcom Friends. Procuramos investigar as configurações da SD sob o prisma da organização externa (capacidades de linguagem) e da organização interna (coerência dos objetivos propostos). Quanto à organização externa, há uma superposição de tarefas de capacidades de ação e de capacidades linguístico-discursivas. Quanto à organização interna, observa-se uma concretização parcial dos objetivos. Os resultados sinalizam a necessidade de reflexões das APLIs para sucessivas transformações da SD.UEL2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/857810.5433/2237-4876.2011v14n1p569Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 569-589Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 569-5892237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578/pdfStutz, LidiaCristovão, Vera Lúcia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:21:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8578Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:48Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
title A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
spellingShingle A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
Stutz, Lidia
English language pre-service teacher education
Didactic sequence
External and internal organization
Formação inicial de professores em língua inglesa
Sequência didática
Organização externa e interna
title_short A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
title_full A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
title_fullStr A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
title_full_unstemmed A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
title_sort A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa
author Stutz, Lidia
author_facet Stutz, Lidia
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stutz, Lidia
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv English language pre-service teacher education
Didactic sequence
External and internal organization
Formação inicial de professores em língua inglesa
Sequência didática
Organização externa e interna
topic English language pre-service teacher education
Didactic sequence
External and internal organization
Formação inicial de professores em língua inglesa
Sequência didática
Organização externa e interna
description This research paper presents an analysis of a didactic sequence (DS), developed by two pre-service English language teachers of (PSELT) during their practicum in a public university in the state of Paraná. The DS - based on the sitcom ‘Friends’ - is designed for a third grade class at a public High School. We intend to investigate the configurations of the DS considering its external organization (language capacities) and internal organization (coherence of aims). Concerning the DS external organization, the results show that there is a juxtaposition of tasks focusing on action capacities and linguistic discursive capacities. Regarding its internal organization, the objectives are only partially achieved. The results indicate the need for PSELTs to reflect on the DS’s successive changes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578
10.5433/2237-4876.2011v14n1p569
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2011v14n1p569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 569-589
Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 1 (2011): Formação de Professores de Línguas; 569-589
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305962521100288