Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mikaylson Rocha da.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir as práticas docentes, os métodos e as atividades escolhidas para trabalhar o ensino de língua inglesa com alunos com dislexia num contexto do ensino fundamental (anos finais) do ensino público. Os dados obtidos neste estudo são partes da prática de estágio docente, portanto, observaremos e discutiremos apenas uma sequência didática, cujo objetivo é o de ensinar vocabulário de língua inglesa na habilidade de escrita e tendo como base as abordagens em atividades de letramento. Para dar forma que compõe o corpus desta pesquisa, fará parte dos pilares teóricos: a avaliação do desempenho escolar de alunos com dislexia a partir de um olhar neurobiológico proposto por Siqueira & Giannetti (2010); Algumas considerações fonoaudiológicas acerca da dislexia; Olhar sociocultural e do desenvolvimento escolar a partir das atividades de transposição didática no campo dos multiletramentos proposto por Kleiman (2009), Marcuschi (2008), Moita Lopes (2008) e dentre outras contribuições.
id UFCG_5a66bd2c26c6a4fa9365dc3f2a7dfb7d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37188
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.Didactic transposition: teaching English to students with dyslexia.Transposição didáticaEnsino de língua inglesaInglês - estudo e ensinoDislexiaLetramentoSequência didáticaDidactic transpositionEnglish language teachingEnglish - study and teachingDyslexiaLiteracyDidactic sequenceEducação.Linguística.Este estudo tem como objetivo discutir as práticas docentes, os métodos e as atividades escolhidas para trabalhar o ensino de língua inglesa com alunos com dislexia num contexto do ensino fundamental (anos finais) do ensino público. Os dados obtidos neste estudo são partes da prática de estágio docente, portanto, observaremos e discutiremos apenas uma sequência didática, cujo objetivo é o de ensinar vocabulário de língua inglesa na habilidade de escrita e tendo como base as abordagens em atividades de letramento. Para dar forma que compõe o corpus desta pesquisa, fará parte dos pilares teóricos: a avaliação do desempenho escolar de alunos com dislexia a partir de um olhar neurobiológico proposto por Siqueira & Giannetti (2010); Algumas considerações fonoaudiológicas acerca da dislexia; Olhar sociocultural e do desenvolvimento escolar a partir das atividades de transposição didática no campo dos multiletramentos proposto por Kleiman (2009), Marcuschi (2008), Moita Lopes (2008) e dentre outras contribuições.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-08-08T15:41:06Z2024-08-082024-08-08T15:41:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 4., 2017, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188porSILVA, Mikaylson Rocha da.GOMES, Almir Anacleto de Araújo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-08T23:03:49Zoai:localhost:riufcg/37188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-08T23:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
Didactic transposition: teaching English to students with dyslexia.
title Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
spellingShingle Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
SILVA, Mikaylson Rocha da.
Transposição didática
Ensino de língua inglesa
Inglês - estudo e ensino
Dislexia
Letramento
Sequência didática
Didactic transposition
English language teaching
English - study and teaching
Dyslexia
Literacy
Didactic sequence
Educação.
Linguística.
title_short Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
title_full Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
title_fullStr Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
title_full_unstemmed Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
title_sort Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
author SILVA, Mikaylson Rocha da.
author_facet SILVA, Mikaylson Rocha da.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
author_role author
author2 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mikaylson Rocha da.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição didática
Ensino de língua inglesa
Inglês - estudo e ensino
Dislexia
Letramento
Sequência didática
Didactic transposition
English language teaching
English - study and teaching
Dyslexia
Literacy
Didactic sequence
Educação.
Linguística.
topic Transposição didática
Ensino de língua inglesa
Inglês - estudo e ensino
Dislexia
Letramento
Sequência didática
Didactic transposition
English language teaching
English - study and teaching
Dyslexia
Literacy
Didactic sequence
Educação.
Linguística.
description Este estudo tem como objetivo discutir as práticas docentes, os métodos e as atividades escolhidas para trabalhar o ensino de língua inglesa com alunos com dislexia num contexto do ensino fundamental (anos finais) do ensino público. Os dados obtidos neste estudo são partes da prática de estágio docente, portanto, observaremos e discutiremos apenas uma sequência didática, cujo objetivo é o de ensinar vocabulário de língua inglesa na habilidade de escrita e tendo como base as abordagens em atividades de letramento. Para dar forma que compõe o corpus desta pesquisa, fará parte dos pilares teóricos: a avaliação do desempenho escolar de alunos com dislexia a partir de um olhar neurobiológico proposto por Siqueira & Giannetti (2010); Algumas considerações fonoaudiológicas acerca da dislexia; Olhar sociocultural e do desenvolvimento escolar a partir das atividades de transposição didática no campo dos multiletramentos proposto por Kleiman (2009), Marcuschi (2008), Moita Lopes (2008) e dentre outras contribuições.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2024-08-08T15:41:06Z
2024-08-08
2024-08-08T15:41:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188
SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 4., 2017, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188
identifier_str_mv SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 4., 2017, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632713576448