Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo discutir as práticas docentes, os métodos e as atividades escolhidas para trabalhar o ensino de língua inglesa com alunos com dislexia num contexto do ensino fundamental (anos finais) do ensino público. Os dados obtidos neste estudo são partes da prática de estágio docente, portanto, observaremos e discutiremos apenas uma sequência didática, cujo objetivo é o de ensinar vocabulário de língua inglesa na habilidade de escrita e tendo como base as abordagens em atividades de letramento. Para dar forma que compõe o corpus desta pesquisa, fará parte dos pilares teóricos: a avaliação do desempenho escolar de alunos com dislexia a partir de um olhar neurobiológico proposto por Siqueira & Giannetti (2010); Algumas considerações fonoaudiológicas acerca da dislexia; Olhar sociocultural e do desenvolvimento escolar a partir das atividades de transposição didática no campo dos multiletramentos proposto por Kleiman (2009), Marcuschi (2008), Moita Lopes (2008) e dentre outras contribuições. |
id |
UFCG_5a66bd2c26c6a4fa9365dc3f2a7dfb7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37188 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia.Didactic transposition: teaching English to students with dyslexia.Transposição didáticaEnsino de língua inglesaInglês - estudo e ensinoDislexiaLetramentoSequência didáticaDidactic transpositionEnglish language teachingEnglish - study and teachingDyslexiaLiteracyDidactic sequenceEducação.Linguística.Este estudo tem como objetivo discutir as práticas docentes, os métodos e as atividades escolhidas para trabalhar o ensino de língua inglesa com alunos com dislexia num contexto do ensino fundamental (anos finais) do ensino público. Os dados obtidos neste estudo são partes da prática de estágio docente, portanto, observaremos e discutiremos apenas uma sequência didática, cujo objetivo é o de ensinar vocabulário de língua inglesa na habilidade de escrita e tendo como base as abordagens em atividades de letramento. Para dar forma que compõe o corpus desta pesquisa, fará parte dos pilares teóricos: a avaliação do desempenho escolar de alunos com dislexia a partir de um olhar neurobiológico proposto por Siqueira & Giannetti (2010); Algumas considerações fonoaudiológicas acerca da dislexia; Olhar sociocultural e do desenvolvimento escolar a partir das atividades de transposição didática no campo dos multiletramentos proposto por Kleiman (2009), Marcuschi (2008), Moita Lopes (2008) e dentre outras contribuições.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-08-08T15:41:06Z2024-08-082024-08-08T15:41:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 4., 2017, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188porSILVA, Mikaylson Rocha da.GOMES, Almir Anacleto de Araújo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-08T23:03:49Zoai:localhost:riufcg/37188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-08T23:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. Didactic transposition: teaching English to students with dyslexia. |
title |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. |
spellingShingle |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. SILVA, Mikaylson Rocha da. Transposição didática Ensino de língua inglesa Inglês - estudo e ensino Dislexia Letramento Sequência didática Didactic transposition English language teaching English - study and teaching Dyslexia Literacy Didactic sequence Educação. Linguística. |
title_short |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. |
title_full |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. |
title_fullStr |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. |
title_full_unstemmed |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. |
title_sort |
Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. |
author |
SILVA, Mikaylson Rocha da. |
author_facet |
SILVA, Mikaylson Rocha da. GOMES, Almir Anacleto de Araújo. |
author_role |
author |
author2 |
GOMES, Almir Anacleto de Araújo. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Mikaylson Rocha da. GOMES, Almir Anacleto de Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transposição didática Ensino de língua inglesa Inglês - estudo e ensino Dislexia Letramento Sequência didática Didactic transposition English language teaching English - study and teaching Dyslexia Literacy Didactic sequence Educação. Linguística. |
topic |
Transposição didática Ensino de língua inglesa Inglês - estudo e ensino Dislexia Letramento Sequência didática Didactic transposition English language teaching English - study and teaching Dyslexia Literacy Didactic sequence Educação. Linguística. |
description |
Este estudo tem como objetivo discutir as práticas docentes, os métodos e as atividades escolhidas para trabalhar o ensino de língua inglesa com alunos com dislexia num contexto do ensino fundamental (anos finais) do ensino público. Os dados obtidos neste estudo são partes da prática de estágio docente, portanto, observaremos e discutiremos apenas uma sequência didática, cujo objetivo é o de ensinar vocabulário de língua inglesa na habilidade de escrita e tendo como base as abordagens em atividades de letramento. Para dar forma que compõe o corpus desta pesquisa, fará parte dos pilares teóricos: a avaliação do desempenho escolar de alunos com dislexia a partir de um olhar neurobiológico proposto por Siqueira & Giannetti (2010); Algumas considerações fonoaudiológicas acerca da dislexia; Olhar sociocultural e do desenvolvimento escolar a partir das atividades de transposição didática no campo dos multiletramentos proposto por Kleiman (2009), Marcuschi (2008), Moita Lopes (2008) e dentre outras contribuições. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2024-08-08T15:41:06Z 2024-08-08 2024-08-08T15:41:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188 SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 4., 2017, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo. Transposição didática: o ensino de língua inglesa para alunos com dislexia. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 4., 2017, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2017. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632713576448 |