O desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13058 |
Resumo: | Resumo: Partindo do princípio que gêneros são (mega)instrumentos e devem ser apreendidos sistematicamente na escola para que se possa comunicar efetivamente (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), sequências didáticas em torno de cartas de apresentação e cartas-respostas foram elaboradas em busca de contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias para agir em um projeto de troca de correspondências Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é compreender o desenvolvimento longitudinal da escrita em língua inglesa de alunos de escola pública em um ensino organizado em sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências Seus objetivos específicos são: 1) avaliar se as sequências didáticas elaboradas podem propiciar o desenvolvimento de conhecimentos integrados do contexto, da organização textual e da língua construídos socialmente para agir socialmente (de acordo com os objetivos almejados); 2) analisar o desenvolvimento de capacidades de linguagem mobilizadas para a produção de textos de alguns dos gêneros textuais trabalhados ao longo do ano letivo; 3) investigar as representações das participantes quanto às contribuições das aulas, do material utilizado e do projeto pen pal para seu desenvolvimento Para alcançar o primeiro objetivo, a avaliação do material procurou identificar se a visão de escrita subjacente é coerente com os pressupostos teóricos adotados A análise das produções das participantes foi realizada com base nas listas de constatação produzidas pelos próprios alunos e os questionários foram analisados seguindo procedimentos de análise propostos por Machado e Brito (28), em uma perspectiva dialógica Os resultados obtidos permitem concluir que o desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de SDs contextualizadas em um projeto pen pal é possível e propicia o contato com outra cultura e o agir linguageiro na língua estrangeira em estudo, embora exija um planejamento cuidadoso e imponha desafios |
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O desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondênciasLíngua inglesaLíngua inglesaEscritaSequência didáticaInteracionismo sociodiscursivoEnglish languageEnglish languageDidactic sequenceSocio-discursive interactionismWritingStudy and teachingResumo: Partindo do princípio que gêneros são (mega)instrumentos e devem ser apreendidos sistematicamente na escola para que se possa comunicar efetivamente (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), sequências didáticas em torno de cartas de apresentação e cartas-respostas foram elaboradas em busca de contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias para agir em um projeto de troca de correspondências Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é compreender o desenvolvimento longitudinal da escrita em língua inglesa de alunos de escola pública em um ensino organizado em sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências Seus objetivos específicos são: 1) avaliar se as sequências didáticas elaboradas podem propiciar o desenvolvimento de conhecimentos integrados do contexto, da organização textual e da língua construídos socialmente para agir socialmente (de acordo com os objetivos almejados); 2) analisar o desenvolvimento de capacidades de linguagem mobilizadas para a produção de textos de alguns dos gêneros textuais trabalhados ao longo do ano letivo; 3) investigar as representações das participantes quanto às contribuições das aulas, do material utilizado e do projeto pen pal para seu desenvolvimento Para alcançar o primeiro objetivo, a avaliação do material procurou identificar se a visão de escrita subjacente é coerente com os pressupostos teóricos adotados A análise das produções das participantes foi realizada com base nas listas de constatação produzidas pelos próprios alunos e os questionários foram analisados seguindo procedimentos de análise propostos por Machado e Brito (28), em uma perspectiva dialógica Os resultados obtidos permitem concluir que o desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de SDs contextualizadas em um projeto pen pal é possível e propicia o contato com outra cultura e o agir linguageiro na língua estrangeira em estudo, embora exija um planejamento cuidadoso e imponha desafiosTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Considering that textual genres are “mega-instruments” and should be learned systematically at schools in order to help students develop their capacity of communication effectively (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), didactic sequences toward introductory letters and reply-letters were planned aiming at collaborating for the development of language capacities necessaries to act in a pen pal project In this context, the goal of this research is the comprehension in a longitudinal perspective of the development of English writing as a foreign language of seventh grade students of the municipal educational system of Joinville, Santa Catarina, whose classes were planned into didactic sequences contextualized in a pen pal project with North-American students from the sister city Chesapeake, Virginia Its specific objectives are: 1) evaluate if the didactic sequences may make possible the development of integrated knowledge related to context, textual organization and language built socially to act socially (in accord with the objectives aimed); 2) analyze the development of language capacities necessary to the production of text of some of the textual genres studied during the school year; 3) investigate the representations of the participants about the contributions of the classes, the materials and the pen pal project for their development To achieve the first objective, the evaluation of the material aimed at identifying if the underlying writing perspective is coherent with the theory adopted The analysis of the students’ productions is done based on the control list produced by the group The questionnaires were analyzed following the procedures proposed by Machado and Brito (28), in a dialogical perspective (BAKHTIN, 2) The results allow the conclusion that the development of writing in English as a foreign language with the use of didactic sequences contextualized in a pen pal project is possible and enable the contact with another culture and the language action in the foreign language in study, regardless the demands of a cautious planning and some challengesCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Dolz, JoaquimMotta-Roth, DésiréeGimenez, Telma NunesNascimento, Elvira LopesMachado, Anna RachelBeato-Canato, Ana Paula Marques2024-05-01T14:06:25Z2024-05-01T14:06:25Z2009.0019.08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13058porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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