Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15681 |
Resumo: | A paixão, concebida por Aristóteles, como uma contingência que provoca mudança na essência do sujeito, foi objeto de estudo do filósofo grego como uma estratégia retórica utilizada pelo orador para comover seu auditório. A semiótica greimasiana, ampliando o conceito de paixão aristotélica, a concebe como estados de alma de um sujeito que podem ser depreendidos a partir da análise de um texto. Reflexões sobre a discursivização das paixões e sobre seus efeitos de persuasão em textos publicitários, conduzem-nos a estabelecer relações entre paixão, mito e formas de vida. |
id |
UEL-3_c47094122af3c1aee181486027f95cec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15681 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitáriostexto publicitáriopaixãoformas de vida.A paixão, concebida por Aristóteles, como uma contingência que provoca mudança na essência do sujeito, foi objeto de estudo do filósofo grego como uma estratégia retórica utilizada pelo orador para comover seu auditório. A semiótica greimasiana, ampliando o conceito de paixão aristotélica, a concebe como estados de alma de um sujeito que podem ser depreendidos a partir da análise de um texto. Reflexões sobre a discursivização das paixões e sobre seus efeitos de persuasão em textos publicitários, conduzem-nos a estabelecer relações entre paixão, mito e formas de vida.UEL2013-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa teórico práticaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1568110.5433/2237-4876.2013v16n2p149Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 16 No. 2 (2013): Volume Atemático; 149-168Signum: Estudos da Linguagem; v. 16 n. 2 (2013): Volume Atemático; 149-1682237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15681/pdf_14Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:09:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15681Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:09:59Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários |
title |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários |
spellingShingle |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos texto publicitário paixão formas de vida. |
title_short |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários |
title_full |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários |
title_fullStr |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários |
title_full_unstemmed |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários |
title_sort |
Paixão, mito e formas de vida em textos publicitários |
author |
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos |
author_facet |
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
texto publicitário paixão formas de vida. |
topic |
texto publicitário paixão formas de vida. |
description |
A paixão, concebida por Aristóteles, como uma contingência que provoca mudança na essência do sujeito, foi objeto de estudo do filósofo grego como uma estratégia retórica utilizada pelo orador para comover seu auditório. A semiótica greimasiana, ampliando o conceito de paixão aristotélica, a concebe como estados de alma de um sujeito que podem ser depreendidos a partir da análise de um texto. Reflexões sobre a discursivização das paixões e sobre seus efeitos de persuasão em textos publicitários, conduzem-nos a estabelecer relações entre paixão, mito e formas de vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa teórico prática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15681 10.5433/2237-4876.2013v16n2p149 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15681 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2013v16n2p149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15681/pdf_14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 16 No. 2 (2013): Volume Atemático; 149-168 Signum: Estudos da Linguagem; v. 16 n. 2 (2013): Volume Atemático; 149-168 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305962932142080 |