O Ensino de Língua Portuguesa e a Prova Brasil: reflexões sobre uma parceria entre universidade e educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruno Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Marcelo Medeiros da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40932
Resumo: Este trabalho, que focaliza um conjunto de ações desenvolvidas por seus autores, professores de uma universidade pública estadual em um campus no interior da Paraíba, em parceria com a secretaria de educação de um município da região atendida por essa instituição de ensino superior, foi guiado por duas questões: I) que parcerias têm sido estabelecidas entre a universidade e a Educação Básica em torno da Prova Brasil de Língua Portuguesa?; e II) que reflexões acerca do ensino dessa disciplina e da formação de professores têm sido possibilitadas por essa parceria? Na revisão teórica, partindo de estudos que focalizam a constituição da disciplina Português na Educação Básica (BUNZEN, 2011; PIETRI, 2003; SOARES, 2002), buscamos evidenciar a relação da Prova Brasil com o discurso da mudança no ensino dessa disciplina, surgido na década de 70 do século XX. As análises apresentadas evidenciam a importância das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela universidade na diminuição dos impactos que a política neoliberal de avaliação exercida pelo instrumento Prova Brasil pode ter no ensino de Língua Portuguesa e na formação de professores.
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