Avaliações em larga escala no Rio Grande do Sul : reflexões acerca da difícil captura (e melhoria) da qualidade da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigon, Rafaela Camila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115747
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma análise documental, acerca da temática Avaliações em Larga Escala. A pesquisa é de cunho qualitativo e tinha como objetivo inicial descrever como se deu a efetivação da Prova Brasil no Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, no decorrer do percurso e a partir das leituras realizadas, foi se mostrando profícua a análise de artigos e documentos oficiais que permitem compreender a realização das avaliações – Prova Brasil, SAEB e SAERS – e discutir de que forma essas avaliações podem mudar, ou não, a qualidade da educação escolar. Os documentos selecionados foram separados em duas categorias: (a) artigos acadêmicos e dissertações e (b) documentos oficiais, localizados nos sites do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa insere-se no campo dos estudos culturais e assume como ferramentas metodológicas e para análise dos dados os conceitos de governamentalidade (Michel Foucault), avaliação, qualidade e neoliberalismo. A análise permitiu classificar os documentos examinados em três eixos: institucionalização da Prova Brasil; busca pela qualidade educacional a partir dos resultados da Prova Brasil; e descrição da organização da Prova Brasil nas escolas. Pude concluir que a qualidade educacional não pode ser assumida como um conceito, pois é percebida de diferentes formas pelas pessoas que se referem a ela. Além disso, foi possível observar que os governos, ao realizarem as avaliações em Larga Escala, exigem determinada conduta das escolas. Por fim, cabe destacar que não pude descrever como se deu a implementação da Prova Brasil no Estado do Rio Grande do Sul pela escassez de documentação escrita. A consecução de tal objetivo demandaria a busca de outras fontes.
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