Proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo pela teoria dos blocos semânticos
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18389 |
Resumo: | Este trabalho propõe-se explicitar uma proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo, com base em conceitos e princípios da teoria da Argumentação na Língua (ADL), de Ducrot (1990; 2009), e, sobretudo, em ferramentas postas à disposição pela Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), de Carel (1995; 2005), e Carel e Ducrot (2005). Para tanto, analisa-se, primeiramente, a proposta de redação do Enem 2012, com vistas a encontrar as unidades semânticas básicas de seus textos motivadores, as quais, ao serem associadas a aspectos argumentativos de blocos semânticos que as originam, podem, a partir das relações semânticas existentes dentro de um mesmo bloco, orientar percursos argumentativos eficazes a serem realizados no texto dissertativo-argumentativo. Verifica-se, ademais, em que medida os encadeamentos argumentativos transgressivos apresentam-se, em redações argumentativas, como mais convincentes do que os encadeamentos argumentativos normativos. Em vista disso, este trabalho poderá fornecer subsídios teórico-metodológicos aos professores que trabalham diretamente com o ensino de leitura e produção de textos, tanto na educação básica como na superior. |
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Proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo pela teoria dos blocos semânticosProposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo pela Teoria dos Blocos SemânticosBloco semânticoEnsinoTexto dissertativo-argumentativo.Bloco semânticoEnsinoTexto dissertativo-argumentativo. Este trabalho propõe-se explicitar uma proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo, com base em conceitos e princípios da teoria da Argumentação na Língua (ADL), de Ducrot (1990; 2009), e, sobretudo, em ferramentas postas à disposição pela Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), de Carel (1995; 2005), e Carel e Ducrot (2005). Para tanto, analisa-se, primeiramente, a proposta de redação do Enem 2012, com vistas a encontrar as unidades semânticas básicas de seus textos motivadores, as quais, ao serem associadas a aspectos argumentativos de blocos semânticos que as originam, podem, a partir das relações semânticas existentes dentro de um mesmo bloco, orientar percursos argumentativos eficazes a serem realizados no texto dissertativo-argumentativo. Verifica-se, ademais, em que medida os encadeamentos argumentativos transgressivos apresentam-se, em redações argumentativas, como mais convincentes do que os encadeamentos argumentativos normativos. Em vista disso, este trabalho poderá fornecer subsídios teórico-metodológicos aos professores que trabalham diretamente com o ensino de leitura e produção de textos, tanto na educação básica como na superior. Este trabalho propõe-se a explicitar uma proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo, com base em conceitos e princípios da teoria da Argumentação na Língua (ADL), de Ducrot (1990; 2009), e, sobretudo, em ferramentas postas à disposição pela Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), de Carel (1995; 2005), e Carel e Ducrot (2005). Para tanto, analisa-se, primeiramente, a proposta de redação do Enem 2012, com vistas a encontrar as unidades semânticas básicas de seus textos motivadores, as quais, ao serem associadas a aspectos argumentativos de blocos semânticos que as originam, podem, a partir das relações semânticas existentes dentro de um mesmo bloco, orientar percursos argumentativos eficazes a serem realizados no texto dissertativo-argumentativo. Verifica-se, ademais, em que medida os encadeamentos argumentativos transgressivos apresentam-se, em redações argumentativas, como mais convincentes do que os encadeamentos argumentativos normativos. Em vista disso, este trabalho poderá fornecer subsídios teórico-metodológicos aos professores que trabalham diretamente com o ensino de leitura e produção de textos, tanto na educação básica como na superior. UEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1838910.5433/2237-4876.2015v18n2p167Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 167--188Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 167--1882237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18389/17780http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelanoy, Cláudio PrimoGomes, Lauro2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18389Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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