Verbetes oral, oralidade e discurso: análise crítica de dois dicionários didáticos de ensino de línguas estrangeiras / oral
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13057 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa queEste artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo GPTT (Grupo de Pesquisa em Terminologia e Tradução) e que se propõe a realizar uma análise crítico-comparativa de dois dicionários Coste & Galisson (1976) e Cuq (2003). Neste trabalho, especificamente, abordamos o verbete “oral”. Para a realização da análise serão usadas como fundamentação teórica outras obras dos autores em questão Cuq (2005) e Galisson (1999) e de autores que se debruçaram sobre a questão da subjetividade (Coracini, 1999, 2005 e 2011), do discurso (Bakhtin, 1929/2010 e 1979/2010) e (Schneuwly & Doz, 2010) e da oralidade (Meschonnic, 1982 e 1999 e Marcuschi, 2008 e 2010). Observa-se, através deste trabalho, como a questão da oralidade, essencial nas discussões sobre ensino de línguas na atualidade, precisa ainda ser explorada tanto no domínio da Didática de Línguas e Culturas, de linha francesa, quanto no domínio da Linguística Aplicada, no Brasil, levando em conta seus aspectos subjetivos e discursivos. |
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Verbetes oral, oralidade e discurso: análise crítica de dois dicionários didáticos de ensino de línguas estrangeiras / oralOral. Dicionário. Ensino de Língua Estrangeira.Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa queEste artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo GPTT (Grupo de Pesquisa em Terminologia e Tradução) e que se propõe a realizar uma análise crítico-comparativa de dois dicionários Coste & Galisson (1976) e Cuq (2003). Neste trabalho, especificamente, abordamos o verbete “oral”. Para a realização da análise serão usadas como fundamentação teórica outras obras dos autores em questão Cuq (2005) e Galisson (1999) e de autores que se debruçaram sobre a questão da subjetividade (Coracini, 1999, 2005 e 2011), do discurso (Bakhtin, 1929/2010 e 1979/2010) e (Schneuwly & Doz, 2010) e da oralidade (Meschonnic, 1982 e 1999 e Marcuschi, 2008 e 2010). Observa-se, através deste trabalho, como a questão da oralidade, essencial nas discussões sobre ensino de línguas na atualidade, precisa ainda ser explorada tanto no domínio da Didática de Línguas e Culturas, de linha francesa, quanto no domínio da Linguística Aplicada, no Brasil, levando em conta seus aspectos subjetivos e discursivos. UEL2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1305710.5433/2237-4876.2012v15n2p357Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 15 No. 2 (2012): Número Especial; 357-372Signum: Estudos da Linguagem; v. 15 n. 2 (2012): Número Especial; 357-3722237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/13057/12095Reis, Maria da Glória Magalhães dosFerreira, Alice Maria de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13057Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:08:56Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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