A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Naiane Vieira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217
Resumo: Este artigo discute sobre a formação literária na escola, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2019) que convergem para a formação de leitores não apenas do ponto de vista de saberes de natureza pragmática, mas, sobretudo, de ordem estética e sensível. Para isso, discorre sobre a leitura subjetiva, o desenvolvimento da capacidade de fruição, práticas pedagógicas e políticas de acesso às dimensões da arte. Analisa, ainda, o modo como a Base Nacional Comum Curricular, a despeito de destinar um campo para a literatura, deixa de conferir uma reflexão mais consistente sobre as especificidades que cercam a leitura do texto literário e o que pode ser desenvolvido na prática para a formação de leitores e leitoras de literatura. Mobilizamos estudos que tematizam a formação do leitor, o ensino de literatura e a semiótica greimasiana considerando categorias da sociossemiótica. Ao final, analisa-se um conto de Guimarães Rosa, considerando possibilidades de mediação para o ensino de leitura literária.
id UEL-3_fe21c216df59eca49a728ceb13d9d4bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43217
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Ensino de literaturaFormação de leitoreseducaçãoensino de leituraBNCCEste artigo discute sobre a formação literária na escola, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2019) que convergem para a formação de leitores não apenas do ponto de vista de saberes de natureza pragmática, mas, sobretudo, de ordem estética e sensível. Para isso, discorre sobre a leitura subjetiva, o desenvolvimento da capacidade de fruição, práticas pedagógicas e políticas de acesso às dimensões da arte. Analisa, ainda, o modo como a Base Nacional Comum Curricular, a despeito de destinar um campo para a literatura, deixa de conferir uma reflexão mais consistente sobre as especificidades que cercam a leitura do texto literário e o que pode ser desenvolvido na prática para a formação de leitores e leitoras de literatura. Mobilizamos estudos que tematizam a formação do leitor, o ensino de literatura e a semiótica greimasiana considerando categorias da sociossemiótica. Ao final, analisa-se um conto de Guimarães Rosa, considerando possibilidades de mediação para o ensino de leitura literária.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4321710.5433/2237-4876.2021v24n2p98Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-111Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-1112237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30706https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30717Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Rodrigues, Érica de Cássia MaiaReis, Naiane Vieira dos2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43217Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
title A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
spellingShingle A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino de literatura
Formação de leitores
educação
ensino de leitura
BNCC
title_short A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
title_full A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
title_fullStr A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
title_full_unstemmed A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
title_sort A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
author Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia
author_facet Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia
Reis, Naiane Vieira dos
author_role author
author2 Reis, Naiane Vieira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia
Reis, Naiane Vieira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino de literatura
Formação de leitores
educação
ensino de leitura
BNCC
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino de literatura
Formação de leitores
educação
ensino de leitura
BNCC
description Este artigo discute sobre a formação literária na escola, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2019) que convergem para a formação de leitores não apenas do ponto de vista de saberes de natureza pragmática, mas, sobretudo, de ordem estética e sensível. Para isso, discorre sobre a leitura subjetiva, o desenvolvimento da capacidade de fruição, práticas pedagógicas e políticas de acesso às dimensões da arte. Analisa, ainda, o modo como a Base Nacional Comum Curricular, a despeito de destinar um campo para a literatura, deixa de conferir uma reflexão mais consistente sobre as especificidades que cercam a leitura do texto literário e o que pode ser desenvolvido na prática para a formação de leitores e leitoras de literatura. Mobilizamos estudos que tematizam a formação do leitor, o ensino de literatura e a semiótica greimasiana considerando categorias da sociossemiótica. Ao final, analisa-se um conto de Guimarães Rosa, considerando possibilidades de mediação para o ensino de leitura literária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217
10.5433/2237-4876.2021v24n2p98
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n2p98
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30706
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-111
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-111
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964373934080