A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217 |
Resumo: | Este artigo discute sobre a formação literária na escola, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2019) que convergem para a formação de leitores não apenas do ponto de vista de saberes de natureza pragmática, mas, sobretudo, de ordem estética e sensível. Para isso, discorre sobre a leitura subjetiva, o desenvolvimento da capacidade de fruição, práticas pedagógicas e políticas de acesso às dimensões da arte. Analisa, ainda, o modo como a Base Nacional Comum Curricular, a despeito de destinar um campo para a literatura, deixa de conferir uma reflexão mais consistente sobre as especificidades que cercam a leitura do texto literário e o que pode ser desenvolvido na prática para a formação de leitores e leitoras de literatura. Mobilizamos estudos que tematizam a formação do leitor, o ensino de literatura e a semiótica greimasiana considerando categorias da sociossemiótica. Ao final, analisa-se um conto de Guimarães Rosa, considerando possibilidades de mediação para o ensino de leitura literária. |
id |
UEL-3_fe21c216df59eca49a728ceb13d9d4bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43217 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Ensino de literaturaFormação de leitoreseducaçãoensino de leituraBNCCEste artigo discute sobre a formação literária na escola, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2019) que convergem para a formação de leitores não apenas do ponto de vista de saberes de natureza pragmática, mas, sobretudo, de ordem estética e sensível. Para isso, discorre sobre a leitura subjetiva, o desenvolvimento da capacidade de fruição, práticas pedagógicas e políticas de acesso às dimensões da arte. Analisa, ainda, o modo como a Base Nacional Comum Curricular, a despeito de destinar um campo para a literatura, deixa de conferir uma reflexão mais consistente sobre as especificidades que cercam a leitura do texto literário e o que pode ser desenvolvido na prática para a formação de leitores e leitoras de literatura. Mobilizamos estudos que tematizam a formação do leitor, o ensino de literatura e a semiótica greimasiana considerando categorias da sociossemiótica. Ao final, analisa-se um conto de Guimarães Rosa, considerando possibilidades de mediação para o ensino de leitura literária.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4321710.5433/2237-4876.2021v24n2p98Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-111Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-1112237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30706https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30717Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Rodrigues, Érica de Cássia MaiaReis, Naiane Vieira dos2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43217Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" |
title |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" |
spellingShingle |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino de literatura Formação de leitores educação ensino de leitura BNCC |
title_short |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" |
title_full |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" |
title_fullStr |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" |
title_full_unstemmed |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" |
title_sort |
A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá" |
author |
Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia |
author_facet |
Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia Reis, Naiane Vieira dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Naiane Vieira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Rodrigues, Érica de Cássia Maia Reis, Naiane Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino de literatura Formação de leitores educação ensino de leitura BNCC |
topic |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino de literatura Formação de leitores educação ensino de leitura BNCC |
description |
Este artigo discute sobre a formação literária na escola, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2019) que convergem para a formação de leitores não apenas do ponto de vista de saberes de natureza pragmática, mas, sobretudo, de ordem estética e sensível. Para isso, discorre sobre a leitura subjetiva, o desenvolvimento da capacidade de fruição, práticas pedagógicas e políticas de acesso às dimensões da arte. Analisa, ainda, o modo como a Base Nacional Comum Curricular, a despeito de destinar um campo para a literatura, deixa de conferir uma reflexão mais consistente sobre as especificidades que cercam a leitura do texto literário e o que pode ser desenvolvido na prática para a formação de leitores e leitoras de literatura. Mobilizamos estudos que tematizam a formação do leitor, o ensino de literatura e a semiótica greimasiana considerando categorias da sociossemiótica. Ao final, analisa-se um conto de Guimarães Rosa, considerando possibilidades de mediação para o ensino de leitura literária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217 10.5433/2237-4876.2021v24n2p98 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n2p98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30706 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217/30717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-111 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 98-111 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964373934080 |