“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adriana Ramos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251946
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil.
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spelling Araújo, Adriana Ramos deWeber, Dorcas Janice2022-11-30T04:52:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/251946001153971O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil.The present work aimed to understand how the pedagogical actions carried out in the school context, guided by legal documents, can guarantee children their right to play. For this, authors were sought who helped to understand basic concepts, such as playing and ludic. Information was also sought about the recreational actions present in the legal documents that guide Brazilian education. Finally, it presents a brief account of a personal experience carried out during the teaching internship in Early Childhood Education, in which one can experience how in practice playing is present in the classroom. This study pointed out, in theory and practice, how playful actions can be fundamental for child development.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Educação infantilBrincadeiraEarly childhood educationTo playBNCC“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153971.pdf.txt001153971.pdf.txtExtracted Texttext/plain68406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/2/001153971.pdf.txtc64368e051332c5eef716ac782f300c5MD52ORIGINAL001153971.pdfTexto completoapplication/pdf20142504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/1/001153971.pdf976aa9f4e2050d89886b6a4121075287MD5110183/2519462022-12-01 05:52:03.783725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251946Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-12-01T07:52:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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