“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251946 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil. |
id |
UFRGS-2_f9f89cde3633853f7cc9a5046307f309 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251946 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Adriana Ramos deWeber, Dorcas Janice2022-11-30T04:52:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/251946001153971O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil.The present work aimed to understand how the pedagogical actions carried out in the school context, guided by legal documents, can guarantee children their right to play. For this, authors were sought who helped to understand basic concepts, such as playing and ludic. Information was also sought about the recreational actions present in the legal documents that guide Brazilian education. Finally, it presents a brief account of a personal experience carried out during the teaching internship in Early Childhood Education, in which one can experience how in practice playing is present in the classroom. This study pointed out, in theory and practice, how playful actions can be fundamental for child development.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Educação infantilBrincadeiraEarly childhood educationTo playBNCC“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153971.pdf.txt001153971.pdf.txtExtracted Texttext/plain68406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/2/001153971.pdf.txtc64368e051332c5eef716ac782f300c5MD52ORIGINAL001153971.pdfTexto completoapplication/pdf20142504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/1/001153971.pdf976aa9f4e2050d89886b6a4121075287MD5110183/2519462022-12-01 05:52:03.783725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251946Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:52:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula |
title |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula |
spellingShingle |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula Araújo, Adriana Ramos de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação infantil Brincadeira Early childhood education To play BNCC |
title_short |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula |
title_full |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula |
title_fullStr |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula |
title_full_unstemmed |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula |
title_sort |
“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula |
author |
Araújo, Adriana Ramos de |
author_facet |
Araújo, Adriana Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Adriana Ramos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
contributor_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação infantil Brincadeira |
topic |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação infantil Brincadeira Early childhood education To play BNCC |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education To play BNCC |
description |
O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-30T04:52:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251946 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153971 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251946 |
identifier_str_mv |
001153971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/2/001153971.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/1/001153971.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c64368e051332c5eef716ac782f300c5 976aa9f4e2050d89886b6a4121075287 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447323617001472 |