A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
DOI: | 10.5433/2447-1747.2011v20n3p035 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/8740 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo teorizar a relação entre a formação inicial dos professores de Geografia que atuam no ensino médio da escola “Edite Alcântara Mota” e o ensino ministrado com o propósito de compreender qual o sentido dessa disciplina na Educação Básica. Na tessitura do fazer metodológico foram efetivadas leituras a fim de estabelecer um diálogo entre estudiosos da temática em questão. Convém destacar que o ensino de Geografia observado, possui algumas deficiências, sobretudo devido à formação inicial de parte dos professores pesquisados não ser licenciatura em Geografia. Com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais coerente com a realidade dos alunos propõem-se a construção da aula significativa |
id |
UEL-7_1720ae543a2bc940bf438524ec5d9e55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8740 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
spelling |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕESGeografiaFormação do Professor e EscolaEste estudo tem por objetivo teorizar a relação entre a formação inicial dos professores de Geografia que atuam no ensino médio da escola “Edite Alcântara Mota” e o ensino ministrado com o propósito de compreender qual o sentido dessa disciplina na Educação Básica. Na tessitura do fazer metodológico foram efetivadas leituras a fim de estabelecer um diálogo entre estudiosos da temática em questão. Convém destacar que o ensino de Geografia observado, possui algumas deficiências, sobretudo devido à formação inicial de parte dos professores pesquisados não ser licenciatura em Geografia. Com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais coerente com a realidade dos alunos propõem-se a construção da aula significativaUniversidade Estadual de Londrina2013-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/874010.5433/2447-1747.2011v20n3p035GEOGRAFIA (Londrina); v. 20 n. 3 (2011); 035-0562447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/8740/11923Copyright (c) 2013 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessLandim Neto, Francisco Otávio2013-03-20T16:32:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8740Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2013-03-20T16:32:09Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES |
title |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES Landim Neto, Francisco Otávio Geografia Formação do Professor e Escola Landim Neto, Francisco Otávio Geografia Formação do Professor e Escola |
title_short |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES |
title_full |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES |
title_sort |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTRADO EM ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ: REFLEXÕES |
author |
Landim Neto, Francisco Otávio |
author_facet |
Landim Neto, Francisco Otávio Landim Neto, Francisco Otávio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Landim Neto, Francisco Otávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Formação do Professor e Escola |
topic |
Geografia Formação do Professor e Escola |
description |
Este estudo tem por objetivo teorizar a relação entre a formação inicial dos professores de Geografia que atuam no ensino médio da escola “Edite Alcântara Mota” e o ensino ministrado com o propósito de compreender qual o sentido dessa disciplina na Educação Básica. Na tessitura do fazer metodológico foram efetivadas leituras a fim de estabelecer um diálogo entre estudiosos da temática em questão. Convém destacar que o ensino de Geografia observado, possui algumas deficiências, sobretudo devido à formação inicial de parte dos professores pesquisados não ser licenciatura em Geografia. Com o intuito de tornar o ensino-aprendizagem mais coerente com a realidade dos alunos propõem-se a construção da aula significativa |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/8740 10.5433/2447-1747.2011v20n3p035 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/8740 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2011v20n3p035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/8740/11923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 GEOGRAFIA (Londrina) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 GEOGRAFIA (Londrina) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 20 n. 3 (2011); 035-056 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1822182895867920384 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/2447-1747.2011v20n3p035 |