Formação inicial de professores de geografia no Ceará, Brasil e em Portugal : a relação entre a universidade e a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Anezilany Gomes do
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37939
Resumo: Essa investigação visa abordar a relação entre a universidade e a escola na formação inicial de professores de geografia, com um olhar sobre o Ceará, no Brasil, e em Portugal. Definiram-se como eixos empírico-analíticos: 1. o currículo na construção do raciocínio geográfico e da profissionalização docente, sobre o qual se assentou o segundo capítulo, tratando as orientações internacionais e nacionais e os marcos reguladores das concepções e políticas curriculares dessa formação; 2. a prática supervisionada na formação docente em geografia, que constitui o terceiro capítulo, versando sobre o desenvolvimento dessa componente curricular nas licenciaturas em Geografia, em universidades do Ceará e nos mestrados em Ensino de Geografia em Lisboa, onde mais precisamente se expressa o convívio entre a formação e a profissão em exercício e se registram os processos de observação, experimentação o e participação na ação docente; 3. o Programa Brasileiro de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, que fundamentou o quarto capítulo, sobre o contexto das escalas geográficas que constituem esse Programa, até sua atuação no âmbito da iniciação à docência nas licenciaturas cearenses em geografia investigadas e seus impactos nas relações com a escola e com a geografia, como disciplina escolar; na construção da identidade profissional para o magistério e no exercício da racionalidade prática, em relação aos desafios da docência. Procurou-se ainda, num breve último capítulo sobre duas experiências internacionais de aproximação entre a universidade e a escola, pela via da educação geográfica, conferir um olhar mais panorâmico para as potencialidades em relação à iniciação à docência em Geografia, nos terrenos favoráveis de cooperação institucional já consolidada. Concluímos, que as revisões legislativas e curriculares são imprescindíveis, mas as mudanças paradigmáticas que elas preconizam dependem de uma agenda concreta na qual Estado, Universidade, Escola e o conjunto de atores sociais comprometidos com essa mudança redefinam prioridades, papeis e lugares rumo à pretensa racionalidade prática, constitutiva de uma identidade profissional docente nessa formação inicial.
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Definiram-se como eixos empírico-analíticos: 1. o currículo na construção do raciocínio geográfico e da profissionalização docente, sobre o qual se assentou o segundo capítulo, tratando as orientações internacionais e nacionais e os marcos reguladores das concepções e políticas curriculares dessa formação; 2. a prática supervisionada na formação docente em geografia, que constitui o terceiro capítulo, versando sobre o desenvolvimento dessa componente curricular nas licenciaturas em Geografia, em universidades do Ceará e nos mestrados em Ensino de Geografia em Lisboa, onde mais precisamente se expressa o convívio entre a formação e a profissão em exercício e se registram os processos de observação, experimentação o e participação na ação docente; 3. o Programa Brasileiro de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, que fundamentou o quarto capítulo, sobre o contexto das escalas geográficas que constituem esse Programa, até sua atuação no âmbito da iniciação à docência nas licenciaturas cearenses em geografia investigadas e seus impactos nas relações com a escola e com a geografia, como disciplina escolar; na construção da identidade profissional para o magistério e no exercício da racionalidade prática, em relação aos desafios da docência. Procurou-se ainda, num breve último capítulo sobre duas experiências internacionais de aproximação entre a universidade e a escola, pela via da educação geográfica, conferir um olhar mais panorâmico para as potencialidades em relação à iniciação à docência em Geografia, nos terrenos favoráveis de cooperação institucional já consolidada. Concluímos, que as revisões legislativas e curriculares são imprescindíveis, mas as mudanças paradigmáticas que elas preconizam dependem de uma agenda concreta na qual Estado, Universidade, Escola e o conjunto de atores sociais comprometidos com essa mudança redefinam prioridades, papeis e lugares rumo à pretensa racionalidade prática, constitutiva de uma identidade profissional docente nessa formação inicial.This study aimed the relationship between university and school in the initial teacher training of geography, based on Ceará, Brazil and Portugal. Empirical-analytical axes were defined as: 1. the curriculum in the construction of thinking geographically and teacher professionalization, on which the second chapter was based, addressing the national and international guidelines and the regulatory frameworks of the curricular conceptions and policies of this formation; 2. supervised practicum in teacher training in geography, which is the third chapter, dealing with the development of this component in the degrees in Geography of Ceará and in the master's degrees in Geography Teaching in Lisbon, where it is more precisely expressed the interaction between training and the profession; 3. The Institutional Program of Scholarship for the Introduction to Teaching (PIBID), which built the fourth chapter, on the context of the geographical scales that constitute this Program, to its action in the scope of teaching initiation on the undergraduate degrees in geography investigated and its impacts on the relations with school and with geography, as a school discipline; on the construction of professional identity for the teaching profession and on the exercise of practical rationality, in relation to the challenges of teaching. In a brief final chapter on two international experiences of approaching the university and the school, through geography education, we tried to give a more panoramic view of the potentialities in relation to the initiation of teaching in geography in the favorable fields of institutional cooperation already consolidated. We conclude from the empirical-analytical axes presented that legislative and curricular revisions are essential, but the paradigmatic changes they profess depend on a concrete agenda in which State, University, School and the set of social actors committed to this change redefine priorities, roles and places towards the pretended practical rationality constitutive of a professional teacher identity in this initial formation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério da Educação, BrasilNunes, Sérgio Claudino LoureiroAlbuquerque, Maria Adailza Martins deRepositório da Universidade de LisboaNascimento, Maria Anezilany Gomes do2019-04-18T13:50:03Z2019-01-0920192019-01-09T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37939TID:101522282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:49:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:49:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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