O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LANDIM, Francisco Otávio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BARBOSA, Maria Edivani Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44
Resumo:  A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina. 
id UFC-8_ba3858dee67b6690c3c3d3ec8ec05030
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/44
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolarGeografia; Educação; ProfessorEnsino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina. Universidade Federal do Ceará2011-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-1792178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44/68LANDIM, Francisco OtávioBARBOSA, Maria Edivani Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/44Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
title O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
spellingShingle O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
LANDIM, Francisco Otávio
Geografia; Educação; Professor
Ensino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar
title_short O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
title_full O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
title_fullStr O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
title_full_unstemmed O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
title_sort O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
author LANDIM, Francisco Otávio
author_facet LANDIM, Francisco Otávio
BARBOSA, Maria Edivani Silva
author_role author
author2 BARBOSA, Maria Edivani Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LANDIM, Francisco Otávio
BARBOSA, Maria Edivani Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Professor
Ensino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar
topic Geografia; Educação; Professor
Ensino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar
description  A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44/68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643172888576