O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44 |
Resumo: | A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina. |
id |
UFC-8_ba3858dee67b6690c3c3d3ec8ec05030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/44 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolarGeografia; Educação; ProfessorEnsino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina. Universidade Federal do Ceará2011-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-1792178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44/68LANDIM, Francisco OtávioBARBOSA, Maria Edivani Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/44Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar |
title |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar |
spellingShingle |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar LANDIM, Francisco Otávio Geografia; Educação; Professor Ensino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar |
title_short |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar |
title_full |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar |
title_fullStr |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar |
title_sort |
O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar |
author |
LANDIM, Francisco Otávio |
author_facet |
LANDIM, Francisco Otávio BARBOSA, Maria Edivani Silva |
author_role |
author |
author2 |
BARBOSA, Maria Edivani Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LANDIM, Francisco Otávio BARBOSA, Maria Edivani Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Professor Ensino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar |
topic |
Geografia; Educação; Professor Ensino de Geografia; Formação de Professor; Geografia Escolar |
description |
A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/44/68 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 160-179 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643172888576 |