Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6797 |
Resumo: | Discutir o ensino de geografia hoje pressupõe discutir a elaboração do discurso científico e a própria idéia de ciência, principalmente as humanas. A crise do conhecimento científico leva a busca de novas linguagens produtoras de conhecimento, como a artística, a cotidiana, a mística entre outras, permitindo um diálogo entre esses saberes. Neste texto, o uso das metáforas analisadas por meio do ritual do casamento e do papel do Messias na construção da idéia de tempo e de ações alternativas, metáforas registradas por diversas expressões artísticas, como a literatura e a pintura, permitem uma ampliação do sentido de espaço para a geografia, aproximando esse conhecimento da realidade vivida por cada indivíduo na sociedade atual. O objetivo não é atingir uma verdade definitiva sobre o que é ensino de geografia nem o que é espaço e paisagem para a geografia, mas enriquecer os atuais sentidos destes termos e palavras, permitindo um conhecimento mais próximo da vida ao invés de imposto a esta. Saber dos limites das palavras e da lógica do discurso, ampliando o olhar geográfico com a leitura de imagens e outras formas de representações, é uma necessidade para a linguagem científica da geografia e para a humanidade, que necessita de análises geográficas voltadas para a vida humana e não para a exclusividade do poder. |
id |
UEL-7_6500dd5773cb0ed189e02df595bcf393 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6797 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentosGeografiaEnsinoFormaçãoArteCiênciaDiscutir o ensino de geografia hoje pressupõe discutir a elaboração do discurso científico e a própria idéia de ciência, principalmente as humanas. A crise do conhecimento científico leva a busca de novas linguagens produtoras de conhecimento, como a artística, a cotidiana, a mística entre outras, permitindo um diálogo entre esses saberes. Neste texto, o uso das metáforas analisadas por meio do ritual do casamento e do papel do Messias na construção da idéia de tempo e de ações alternativas, metáforas registradas por diversas expressões artísticas, como a literatura e a pintura, permitem uma ampliação do sentido de espaço para a geografia, aproximando esse conhecimento da realidade vivida por cada indivíduo na sociedade atual. O objetivo não é atingir uma verdade definitiva sobre o que é ensino de geografia nem o que é espaço e paisagem para a geografia, mas enriquecer os atuais sentidos destes termos e palavras, permitindo um conhecimento mais próximo da vida ao invés de imposto a esta. Saber dos limites das palavras e da lógica do discurso, ampliando o olhar geográfico com a leitura de imagens e outras formas de representações, é uma necessidade para a linguagem científica da geografia e para a humanidade, que necessita de análises geográficas voltadas para a vida humana e não para a exclusividade do poder.Universidade Estadual de Londrina2010-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/679710.5433/2447-1747.2004v13n1p163GEOGRAFIA (Londrina); v. 13 n. 1 (2004); 163-1902447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6797/6119Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Cláudio Benito O.2015-07-13T11:26:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6797Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:29Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos |
title |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos |
spellingShingle |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos Ferraz, Cláudio Benito O. Geografia Ensino Formação Arte Ciência |
title_short |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos |
title_full |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos |
title_fullStr |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos |
title_full_unstemmed |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos |
title_sort |
Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos |
author |
Ferraz, Cláudio Benito O. |
author_facet |
Ferraz, Cláudio Benito O. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Cláudio Benito O. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino Formação Arte Ciência |
topic |
Geografia Ensino Formação Arte Ciência |
description |
Discutir o ensino de geografia hoje pressupõe discutir a elaboração do discurso científico e a própria idéia de ciência, principalmente as humanas. A crise do conhecimento científico leva a busca de novas linguagens produtoras de conhecimento, como a artística, a cotidiana, a mística entre outras, permitindo um diálogo entre esses saberes. Neste texto, o uso das metáforas analisadas por meio do ritual do casamento e do papel do Messias na construção da idéia de tempo e de ações alternativas, metáforas registradas por diversas expressões artísticas, como a literatura e a pintura, permitem uma ampliação do sentido de espaço para a geografia, aproximando esse conhecimento da realidade vivida por cada indivíduo na sociedade atual. O objetivo não é atingir uma verdade definitiva sobre o que é ensino de geografia nem o que é espaço e paisagem para a geografia, mas enriquecer os atuais sentidos destes termos e palavras, permitindo um conhecimento mais próximo da vida ao invés de imposto a esta. Saber dos limites das palavras e da lógica do discurso, ampliando o olhar geográfico com a leitura de imagens e outras formas de representações, é uma necessidade para a linguagem científica da geografia e para a humanidade, que necessita de análises geográficas voltadas para a vida humana e não para a exclusividade do poder. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6797 10.5433/2447-1747.2004v13n1p163 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6797 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2004v13n1p163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6797/6119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 13 n. 1 (2004); 163-190 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1799315430278430720 |